quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

BATENDO BAFO - ROMÊNIA 1990



 


A chamada Era de Ouro da Seleção Romena se deu nos anos 90, quando, liderada pelo cracaço Gheorghe Hagi, ela participou de todas as três edições da Copa do Mundo desta década. Não só participou como sempre conseguiu avançar até a fase mata-mata. No “BATENDO BAFO” de hoje, os amigos podem ver as figurinhas da Romênia no Mundial de 1990, que marcou o início desta fase áurea.

Como não poderia deixar de ser, os grandes protagonistas da equipe – Hagi, Lacatus, Balint, Iovan, Lung – jogavam pelo Steaua Bucareste, equipe que na segunda metade dos anos 80 se colocou como uma das mais poderosas do Velho Continente, tendo um retrospecto glorioso na Taça dos Campeões da Europa: Campeão em 1986, Semifinalista em 1988 e Vice em 1989. Nos torneios nacionais, o Steaua venceu cinco vezes o Campeonato Romeno e três vezes a Copa da Romênia entre 1984 e 1989.


Na Copa do Mundo de 1990, a Romênia caiu naquele que se mostrou um grupo dificílimo, com o surpreendente Camarões de Roger Milla, a Argentina de Maradona, então detentora do título Mundial, e a sempre forte União Soviética. Com uma vitória sobre os soviéticos, uma derrota diante dos camaroneses e um empate com os argentinos, os romenos avançaram para as oitavas de final, quando acabaram eliminados pela Irlanda na disputa por pênaltis.

Um comentário: