sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO


Um dos grandes destaques do Campeonato Brasileiro de 2013 foi a organização e o crescimento do movimento Bom Senso Futebol Clube, criado pelos jogadores, os artistas do espetáculo. A cada início de partida, times inteiros se sentavam no gramado, cruzavam os braços, se abraçavam intercaladamente ou trocavam passes amistosamente, em protestos originais e que chamavam atenção. A principal discussão levantada pelo movimento era a do árduo e inchado calendário. Parecia a chegada de novos e bons ares, mas eis que começa 2014...

Amigos, não temos nem 10 dias de temporada e dois casos já dimensionam o quanto as federações estaduais e a CBF estão pouco se lixando para os clubes e os jogadores do nosso país. Creio que não exista apenas relaxamento por parte da cartolagem, mas também uma boa dose de incompetência. O cenário é assustador.

Entre o último sábado, 18 de janeiro, e domingo próximo, 26, o Botafogo totalizará quatro partidas pelo Campeonato Carioca. Isso mesmo, quatro partidas em oito dias, uma a cada 48h. Nenhuma delas contra um adversário que em 2013 tenha disputado sequer a Série B do Brasileiro.

Mas o amadorismo não é exclusividade do Rio de Janeiro. A Federação Paulista de Futebol, organizadora do Campeonato Paulista e da Copa São Paulo de Futebol Júnior, fez o time principal do Santos entrar em campo para enfrentar o Audax pelo Estadual às 19:30h da última terça-feira, apenas 30 minutos após os santistas da sub-20 terem iniciado o duelo com o Atlético Mineiro pela semifinal da Copinha. Ou seja, o torcedor do Santos precisou escolher se acompanhava o presente ou o futuro do clube, pois a FPF foi incapaz de separar os jogos.

Se não vivemos (será?) mais o ano de 1994, quando o Grêmio disputou três rodadas do Campeonato Gaúcho em um mesmo dia (11 de dezembro) e o São Paulo enfrentou o mesmo Grêmio, pelo Brasileiro, e o Sporting Cristal, pela Copa Conmebol, no dia 16 de novembro, os nossos cartolas mostram, 20 anos depois, que o nível administrativo ainda é precário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário