quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O ATAQUE DA ESPERANÇA


Nas últimas semanas, falar de Fluminense foi falar de tapetão, virada de mesa, STJD, justiça, injustiça, letra fria da lei, interpretação, Mário Bittencourt... Pois vamos fugir deste ambiente desagradável e falar um pouco sobre o jogo jogado na grama, sobre o Ataque da Esperança tricolor.

Chamo de Ataque da Esperança e já explico, amigos. Com Conca, Walter e Fred, o Fluminense tem um trio capaz de um futebol ao mesmo tempo mágico e potente, empolgante e cruel, lúdico e produtivo. Porém, motivos diferentes geram dúvidas sobre até onde eles podem chegar e criam uma grande expectativa e sentimento de esperança nos tricolores.

Sem entrar em campo desde o início de setembro do ano passado, Fred sofre constantemente com sérias contusões e vive a polêmica sobre se estaria ou não se poupando para a Copa do Mundo, após ter sua convocação para a Seleção garantida por Felipão. Em campos tupiniquins ou europeus, não temos um brazuca que entenda melhor o papel de um centroavante do que Fred, mas se ele conseguirá repetir em 2014 os seus melhores desempenhos é uma dúvida que assola os tricolores.

Conca, maior ídolo recente do Flu, retorna às Laranjeiras após dois anos e meio no futebol chinês. Em dezembro passado, no Mundial de Clubes, o argentino mostrou, contra o Al Ahly e Atlético Mineiro, categoria, dinâmica, passes precisos e por pouco não levou seu Guangzhou Evergrande a uma histórica terceira colocação. A pergunta que fica é: será que o pequenino meia ainda tem pique para uma temporada tal qual a do inesquecível título do Brasileirão de 2010, quando disputou todos os 38 jogos?

Os trocadilhos que a mídia insiste em fazer com Walter e o seu sobrepeso são a prova de que, não importa o estupendo futebol jogado com a camisa do Goiás no último Brasileiro, sempre existirá uma pulga atrás da orelha em relação a sua forma física. Tal qual a idade avançada, uma forma mais arredondada sempre causa suspeitas. E para apresentar no Fluminense o seu jogo peculiar que mistura técnica refinada e rusticidade, Walter terá que superar outra barreira: a transição para um clube de maior porte, que já foi o cemitério do futebol de muitos goleadores.


As respostas sobre o que Fred, Conca e Walter poderão render, individualmente e em trio, com a camisa branca, verde e grená neste recém-iniciado 2014 virão apenas nas próximas semanas. E, amigos, confesso estar ansioso para acompanhar se o Ataque da Esperança se transformará em Ataque da Realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário