sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

OS PONTOS CORRIDOS PODEM SER MAIS EMOCIONANTES


O regulamento do campeonato com mata-mata praticamente obriga a uma crescente de emoção com o caminhar das fases, sendo o ápice atingido na grande decisão. Já o regulamento por pontos corridos não apresenta nenhuma garantia de que suas últimas rodadas serão de arrancar os cabelos. Convido os amigos a acompanharem, nas próximas linhas, uma sugestão de um campeonato que mantenha a essência principal dos pontos corridos (todos contra todos com ida e volta) e forneça maiores possibilidades (não a certeza) de um final com confrontos mais diretos, decisivos e, consequentemente, empolgantes.

Vamos supor que as tapeçarias Brasil afora mantenham o campeonato nacional com 20 clubes e por pontos corridos. O primeiro turno transcorreria como de costume, ou seja, com 19 rodadas não padronizadas. A tabela do segundo turno, porém, viria com uma padronização. Ela seria montada de forma que os últimos jogos do torneio fossem confrontos diretos tanto entre os melhores colocados ao final do primeiro turno quanto entre os piores.

Vejamos como ficaria o recém-terminado campeonato de 2013. Na parte superior da tabela, o final do segundo turno contaria com confrontos diretos entre Cruzeiro, Botafogo, Atlético Paranaense, Grêmio, Corinthians e Internacional, os seis primeiros colocados ao fim do primeiro turno. Já na parte menos nobre, Fluminense, Flamengo, Portuguesa, São Paulo, Ponte Preta e Náutico, os seis últimos na virada, se enfrentariam. Estas rodadas derradeiras se tornariam ainda mais eletrizantes ao serem recheadas com os clássicos locais, uma ideia incompreensivelmente abandonada.


É claro, lógico e evidente que nem todos os duelos finais seriam diretos, pois arrancadas e derrocadas acontecem ao longo do torneio. No entanto, este formato dificultaria (não impediria) que títulos fossem conquistados de forma muito antecipada e aumentaria o caráter decisivo das últimas rodadas, mesmo sem mata-mata. E aí, amigos, o que acham?

Um comentário:

  1. É uma ideia a ser pensada sim! Em termos de probabilidade faz sentido sim, aumenta as chances de mais confrontos diretos ao fim do campeonato.

    ResponderExcluir