domingo, 26 de abril de 2015

CAMPEONATO CARIOCA 2015 – FINAL – VASCO X BOTAFOGO


Vasco 1 x 0 Botafogo – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Rafael Silva marca nos acréscimos, Vasco vence Botafogo e fica a um empate de reconquistar o Carioca após 12 anos.

Se a primeira partida decisiva do Carioca tivesse que ser definida em uma única palavra, esta seria alternância. Sim, amigos, alternância, pois o equilibrado e agitado clássico apresentou uma troca constante de controle das ações ofensivas, que ora eram criadas por pés vascaínos, ora por pés botafoguenses.

Assim como fizera diante do Fluminense, na volta das semifinais, o Botafogo começou a partida cheio de ímpeto, e, logo na sua primeira ação, com menos de um minuto, viu Bill acertar o travessão. Porém, se contra o Flu a pressão botafoguense durou meia hora, o Vasco precisou de menos tempo para se organizar e encaixar a marcação.

Comandado por um participativo Julio dos Santos, que quase marcou um belo gol aos 18, e com Dagoberto e Madson confiantes, o Cruz-Maltino se fez mais presente no campo de ataque a partir do minuto 15 e pode-se dizer que terminou a etapa inicial como o time mais ousado, mesmo sem ter dado muito trabalho ao arqueiro Renan.

O intervalo fez um bem enorme ao Botafogo, que voltou mais ligado e por pouco não foi às redes aos 7, novamente em finalização de Bill. Percebendo a queda vascaína, Doriva lançou mão de Bernardo e Rafael Silva. E acertou em cheio. Aos 15, Bernardo cruzou e Julio dos Santos, de cuca, tirou tinta do poste. No minuto seguinte, Rafael Silva fez o mesmo em arremate longo.

Depois de retomar as rédeas do clássico, o Vasco viveu bons 15 minutos, até Doriva sacar Julio dos Santos, colocar Thalles e abrir o meio-campo cruz-maltino. Rápido no gatilho, o Bota logo se aproveitou da desorganização do rival e cresceu. Cresceu tanto que criou chances de gol com Pimpão, Gilberto e Willian Arão, que, aos 41, acertou o travessão.

Ainda havia tempo, porém, para mais uma alternância no clássico. Já nos acréscimos, aos 46, depois de o Bota viver seu melhor momento na partida, Bernardo cobrou falta na área, ninguém de General Severiano cortou, e Rafael Silva, de primeira, fez um a zero para o Vasco, que, agora, joga por um empate para ser campeão.

Vasco: Martín Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Christiano; Serginho e Guiñazu; Julio dos Santos (Thalles), Marcinho (Rafael Silva) e Dagoberto (Bernardo); Gilberto. Técnico: Doriva.

Botafogo: Renan; Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Gegê (Tomas Bastos) e Fernandes; Rodrigo Pimpão (Sassá) e Bill. Técnico: René Simões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário