quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PRIMEIRA RODADA DA COPA DO BRASIL - PARTE 1

Olá amigos!

Foi realizada nesta quarta-feira a primeira rodada da Copa do Brasil 2009. Todas as equipes do Rio de Janeiro que entraram em campo conseguiram vencer seus respectivos jogos. Consegui assistir aos jogos Flamengo (PI) x Vasco e Nacional ( PB ) x Fluminense, que serã analisados logo abaixo. Alguns resultados desta rodada, porém, não podem passar despercebidos. Vamos a eles:

- O Americano conseguiu vencer sua partida diante do Santa Cruz, em Campos, por 2 a 0. Os gols foram marcados pelo bom Éberson. Se souber explorar os contra-ataques no Nordeste, assim como fez contra o Vasco na estréia do Campeonato Carioca, o time campista tem tudo para passar de fase.

- O Atlético Mineiro passou facilmente pelo Itabaiana no Sergipe. Com uma goleada de 5 a 0, uma vez mais com a marca de Diego Tardelli, o Galo passou de fase. A maior importância do resultado é que o time se recupera rapidamente da derrota diante o Cruzeiro no domingo, pelo Campeonato Mineiro.

- Inacreditável. Será que já vai pintar a primeira zebrinha da Copa do Brasil 2009? O Internacional, favoritíssimo ao título do torneio, foi derrotado, por 1 a 0, pelo União Rondonópolis, no Mato Grosso. O colorado podia começar a temporada sem essa.

Vamos então aos comentários sobre os jogos:
Flamengo (PI) 1 x 4 Vasco – Teresina
Nacional (PB) 0 x 1 Fluminense – João Pessoa

MANDOU BEM!

-O Fluminense iniciou o jogo um pouco assustado com a correria imposta pelo time do Nacional, porém, com aproximadamente 15 minutos de jogo passou a ter o domínio das ações ofensivas. Thiago Neves e Everton Santos fizeram uma boa 1ª etapa e foram os principais contribuidores para o ataque tricolor funcionar. Everton, além de marcar o gol que deu a vitória ao Fluminense, correu muito durante os primeiros 45 minutos. Já o meia Thiago Neves está voltando a se soltar mais em campo. Todos os lances de perigo do ataque tricolor, no primeiro tempo, passaram por seus pés. Repetindo um comentário que eu havia feito a cerca de uma semana, o que mais impressiona em Thiago Neves é a vontade que tem demonstrado para atuar. Realmente estou boquiaberto com o jogador que a cerca de 20 dias estava encostado em Hamburgo, na Alemanha, e exigiu que o treinador o escalasse para atuar na Paraíba.

- O Flamengo (PI) mostrou na partida contra o Vasco ser uma equipe de baixíssimo nível técnico. Com exceção de um gol marcado, uma vez mais por falha da defesa vascaína, o time da casa nada fez. A equipe carioca fez o suficiente para conseguir seu objetivo de vencer por mais de um gol de diferença e descartar o jogo de volta. Dois jogadores podem ser citados como destaques do Vasco. Uma vez mais o lateral-direito Paulo Sérgio teve excelente atuação. Nesta partida, como o lateral-esquerdo Ramón estava tímido ofensivamente, Paulo Sérgio foi muito utilizado. Sua presença constante no ataque lhe rendeu mais uma assistência ( para o gol de Élton, o segundo do Vasco ) e um golaço de falta no momento em que a equipe mais precisava, quando o placar apontava 2 a 1 e o time buscava a diferença para evitar o segundo jogo. A novidade nos destaques positivos foi a boa atuação do centroavante Élton. Com dois belíssimos gols ele vem mostrando ser o melhor finalizador dentre os atacantes presentes no elenco e parece estar perto de conseguir sua vaga na equipe.

MANDOU MAL!

- Uma vez mais o Fluminense sai para o intervalo do jogo vencendo e volta para segurar o resultado. A equipe já havia utilizado esta estratégia em partidas do Campeonato Carioca, na derrota para o Duque de Caxias e no jogo contra o Americano, quando conseguiu a vitória nos acréscimos. Podemos falar que desta vez a tática deu certo pois a equipe conseguiu segurar o placar? Não. O objetivo do time era conseguir uma vitória por mais de um gol de diferença, porém, a equipe não demonstrou ofensividade para realizar tal tarefa em nenhum momento da segunda etapa. Faltando 15 minutos para o final do jogo, o Nacional teve um jogador expulso. Mesmo com um homem a mais em campo o Fluminense não criou uma única chance clara para marcar o segundo gol. Sei que existem problemas físicos, principalmente com os já citados Thiago Neves e Everton Santos, que não atuam desde o início da temporada, porém, não acredito que este seja o motivo para os recuos do tricolor.

- Muito estranho a queda de rendimento do Conca após o retorno do Thiago Neves. Durante todo o primeiro semestre de 2008 a parceria entre eles era um dos principais motivos da força do tricolor. Os dois sabiam a hora de trocar de lado, a hora em que um avançava mais e o outro recuava, qual cobrança de bola parada era de um e qual era do outro, além de outras afinidades. Desde o retorno de Thiago, porém, Conca não aparece mais nas partidas. Alguns podem dizer que ele está mais recuado para qualificar a saída de bola da equipe, algo semelhante ao que Ibson as vezes realiza no Flamengo, mas nem isso estamos vendo da parte do argentino. Acho até que estou exagerando um pouco ao critíca-lo, pois qualquer jogador pode ter o seu mês de má fase. Como dizem por aí: “Mais se espera de quem mais tem qualidade”.

- Rodrigo Pimpão tem se mostrado um jogador muito determinado em campo. Ele corre, marca, briga pela bola e briga com a bola. Dorival Junior precisa utilizar esta determinação de Rodrigo, nos treinamentos. O atacante vascaíno está perdendo, quase sempre, dois gols claros por partida. Não pode um jogador de frente desperdiçar tantas oportunidades. O que fazer para melhorar? Simples. Quem vai nos contar é o lendário Dadá Maravilha, em entrevista realizada para o livro “Dadá Maravilha”, do autor Lúcio Flávio Machado: “...não dava menos de 150 cabeçadas e 200 chutes por dia. Não tinha goleiro para me acompanhar. Sozinho, eu colocava uma camisa no travessão, um palmo da trave do lado direito e um palmo do lado esquerdo e chutava até a exaustão, procurando acertar a camisa.”. Será que valeu a pena? Bom, acredito que sim. Dadá marcou mais de 900 gols na carreira.

2 comentários:

  1. Paulo Sérgio realmente tá jogando muito, raro é o jogo em que ele não dá uma assistência ou faz um gol...

    como vc msm disse o pimpão é determinado, mas eu acho ele meio afobado, na hr de chutar pro gol ele já deve estar pensando em como q vai comemorar...

    abraços dianão

    ResponderExcluir
  2. pow mlk.. soube disso aqui por aluminho..
    achei foda.. mt bom o blog..
    abraço, lex..

    ResponderExcluir