sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

QUARTA RODADA DA TAÇA GUANABARA 2009

Cabofriense 1 x 1 Americano – Cabo Frio
Tigres 2 x 0 Madureira – Xerém
Boavista 1 x 1 Macaé – Saquarema
Flamengo 4 x 1 Mesquita – Maracanã
Resende 1 x 3 Vasco – Volta Redonda
Bangu 3 x 3 Friburguense – Moça Bonita
Duque de Caxias 3 x 2 Fluminese – Xerém
Botafogo 1 x 2 Volta Redonda - Engenhão

Olá amigos do FUTEBOLA. Como é bom presenciar a história acontecendo. Quando iríamos imaginar que em uma mesma rodada do Campeonato Carioca, em um mesmo dia, Flamengo e Vasco venceriam com gols de goleiro? Mas se a quarta-feira foi dos sonhos para os times “grandes”, a quinta-feira foi de pesadelos para Botafogo e Fluminense. Foram de encher os olhos as demostrações de garra de Volta Redonda e Duque de Caxias. Vamos então aos fatos marcantes desta quarta rodada do Campeonato Carioca de 2009.

MANDOU BEM!

- Impossível não começar os destaques positivos da rodada com eles: Bruno e Tiago. Se existe uma coisa diferente de se ver em um jogo de futebol, esta é gol de goleiro. Talvez só a torcida do São Paulo esteja acostumada já que Rogério Ceni tem quase uma centena de gols. Estava no Maracanã quando Bruno marcou seu primeiro gol de falta com a camisa rubro-negra, contra o Coronel Bolognesi ( Per ), pela Copa Libertadores. É realmente empolgante ver o goleiro correndo o campo todo com a torcida gritando seu nome. Ele sabe que o estádio inteiro está olhando ele, afinal, a bola está parada na sua frente e não tem mais para onde se olhar. Não é como um camisa 10 cobrando, é diferente. Existem dez jogadores no seu time que passam a semana inteira com a bola nos pés enquanto ele trabalha com as mãos e, de repente, lá está ele para fazer o que tem obrigação de evitar. Alguns jornalista dizem não existir golaço de falta. Discordo completamente. Contra o Mesquita, quarta-feira, Bruno fez um golaço com todas as letras. Se existe uma definição para “tapa na bola”, ela está a mostra no gol do camisa 1 rubro-negro. O gol de Tiago, goleiro do Vasco, contra o Resende, pode não ter sido tão mágico quanto o do rival flamenguista. Lembremos porém o seguinte, neste mesmo torneio os atacantes Obina ( Flamengo ) e Reinaldo ( Botafogo ) já disperdiçaram cobranças de pênaltis. Quando Rodrigo Pimpão foi derrubado na área pelo defensor do Resende e a torcida vascaína começou a gritar “Ti-a-go...Ti-a-go...Ti-a-go...” o goleiro não fugiu da responsabilidade e com muita categoria cobrou a penalidade máxima.

- Flamengo x Mesquita. Uma vez mais o rubro-negro estava tendo dificuldades para vencer a partida, já que, no intervalo, o placar apontava 1 a 1. Uma vez mais Ibson voltou para decidir. Não sei se é por motivos físicos, já que a temporada acabou de começar, que o meia fica acanhado nos primeiros 45 minutos e volta voando para a etapa final. O fato é que em todos os jogos do Flamengo até o momento, suas atuações após o intervalo dos jogos são destacadas. Concordo que Cuca esteve perfeito nas substituições e Éverton e Jônatas entraram muito bem, assim como a atuação de Léo Moura foi digna do melhor lateral-direito do país, porém, o ritmo do time inteiro muda junto com a evolução de Ibson. Suas arrancadas são impagáveis e imparáveis. Quando ele pega a bola no seu próprio campo e começa a correr podem ter certeza que, ou sairá um jogada boa, ou ele receberá a falta. Seu chute no travessão, neste último jogo, mostra como ele está ligado e com vontade de jogar. Ibson está se tornando cada vez mais essencial para o Flamengo e, novamente escrevo isto, é bom a diretoria se mexer para ele não ir embora em abril.

- Assim como o Flamengo que só conseguiu decidir sua partida na segunda etapa, o Vasco só garantiu os três pontos, contra o Resende, pela atuação na metade final da partida. O time vascaíno realizou um fraco primeiro tempo sentindo muito a falta de Carlos Alberto, já que seu substituto Fernandinho não ajudava em nada na criação. De útil apenas o gol de Nílton de cabeça, novamente em cruzamento de Paulo Sérgio, que empatou o jogo, no fim da primeira etapa, e deu tranquilidade para o time voltar do intervalo com uma atitude completamente diferente. A entrada de Élton no lugar de Fernandinho melhorou muito o time que ganhou um jogador mais participativo. Cresceram em campo também Alex Teixeira e Rodrigo Pimpão. Com boa movimentação ofensiva a equipe cruzmaltina conquistou a vitória, manteve o posto de melhor ataque da competição e Rodrigo Pimpão está nos braços da galera. Com a torcida cantando que quem tem Pimpão não precisa de Leandro Amaral, o garoto vai entrar voando domingo no Maracanã, pois algo que não falta para ele é raça. Ex-estudante de odontologia, sua comemoração fingindo que cuidava dos dentes de Ramón foi hilária.

- Desta vez o destaque dos times “pequenos” não serão individuais. Toda equipe do Duque de Caxias e do Volta Redonda estão de parabéns. Contra o Fluminense, o Duque de Caxias que saiu para o intervalo perdendo por 2 a 0 tinha tudo para desistir da partida. Era o lanterninha do campeonato, perdia por 2 gols para um Fluminense que precisava da vitória e o principal, tinha uma péssima atuação. Eis então que o time volta com tudo para o 2º tempo. Com raça e velocidade, pressionou durante quase toda a etapa e conquistou, com a ajuda da péssima atuação do sistema defensivo tricolor, uma histórica virada. E que estrela tem o autor do gol da vitória Deni. A vitória do Volta Redonda sobre o Botafogo foi uma outra história. Quando o time da “cidade do aço” colocou 2 a 1 no placar aos 10 minutos do segundo tempo, não tardou a recuar e armar uma muralha defensiva. Foi mais de meia hora de ataque botafoguense. O trio defensivo do Volta Redonda teve atuação para ficar na história do clube. Se Dedé e Arlindo estavam excelentes, o zagueiro da sobra era ninguém menos que Júnior Baiano. Não me lembro de tê-lo visto perder uma bola aérea todo o jogo e teve uma atuação merecedora de muitos aplausos.

MANDOU MAL!

- Da atuação do Fluminense no segundo tempo da partida contra o Duque de Caxias não se salva ninguém. A começar pelo técnico René Simões que decidiu poupar o Conca achando que a vitória estava decidida. Fernando Henrique cometeu o pênalti que originou o primeiro gol do adversário de maneira completamente precipitada. Se o lateral-esquerdo Leandro quase nada fez de útil, Wellington Monteiro mais uma vez apareceu falhando defensivamente. E foi uma falha daquelas. A dupla de zaga estava completamente insegura, com o experiente Luiz Alberto cometendo erros dignos de sub-17. Após mais um erro do técnico René ao tirar Leandro Bonfim, o meio de campo não conseguiu durante um minuto sequer controlar a posse de bola e por consequência o jogo. Se no primeiro tempo Leandro Amaral se movimentou melhor que nas últimas partidas e Roger fez dois gols, no segundo tempo ambos fizeram apenas número em campo. Resumo da ópera: foi a pior etapa do Fluminense em todo o campeonato.

- O Botafogo tentou a vitória até o fim contra o Volta Redonda, porém, esbarrou na defesa adversária e em sua própria desorganização. Se o time taticamente esteve péssimo, tecnicamente pode-se falar o mesmo. Com Fahel e Túlio Souza de volantes, já era provável que a criação do time estivesse debilitada e, como Maicosuel parece não ter entrado em campo a situação foi pior ainda. Victor Simões foi o único que buscou o jogo, tanto na criação quanto na conclusão, sendo o único do time a merecer aplausos. O goleiro Renan falhou grosseiramente no lance do gol da virada do Volta Redonda e mostra, cada vez mais, que está apenas guardando a posição para o Castillo voltar. Voltemos ao Maicosuel. Ele, em minha opinião, é o que merece o maior puxão de orelhas do time alvi-negro. Com a qualidade técnica que possui não pode se esconder do jogo. Após pintar na estréia, contra o Boavista, como um dos prováveis destaques do torneio, ele esteve longe de uma atuação digna de craque do campeonato. Ney Franco tem o trabalho de colocar em sua cabeça que o time depende, e muito, de uma boa atuação sua para render em campo.

3 comentários:

  1. Pra começar, tenho que lamentar o seu entusiasmo pelo vasco de Rodrigo pimpão, dizendo que vai entrar voando no classico, que estava sendo no final do ano passado, considerado classico dos mortos, pelos dois times disputando a "vaga" na primeira divisão, e caindo no dia 2 de novembro.
    Tenho muita pena do Vasco, porque a diretoria está fazendo um trabalho péssimo, onde acredito que deverão sentir falta do Eurico Miranda. Agora acho que o vasco com esse "time", isso mesmo entre "" porque não é justo chamar aquilo de time, tenho certeza que se manter o atual elenco, não subirá para a primeira divisão. Só me responda uma coisa.. Para que re-ultilizar a camisa 11 que estava imortalizada, e dar para o Rodrigo Pimpão, que eu já presenciei comentários de torcedores vascaínos, onde é pior do que o Alan Cardec? Enfim, acredito que seja desrespeito com um dos maiores idolos, se não for o maior, e com o maior matador da história.

    Como meu negócio é Flamengo, vamos lá.. haha
    Assisti o jogo contra o Mesquita. Devo reconhecer que é um time pequeno, bem armado, que joga nos contra-ataques, porém o segundo gol do flamengo destabilizou o esquema tatico do Mesquita. O primeiro tempo foi ruim, o Flamengo não conseguia criar grandes chances e o Mesquita explorando poucos os contra-ataques. Gol do estreante Zé Roberto que nada fez além do gol.
    Já o Segundo tempo, meu amigo, foi a melhor atuação de 45 minutos do carioca de um time esse ano. Flamengo jogando com vontade e mostrando técnica.. Marcelinho mostrando que no meio campo ele é mais jogador que como atacante, Ibson mostrando o futebol que fez o Flamengo prorrogar o contrato dele no ano passado, Leo Moura sendo mais ousado, não sei se com a ausência do Juan, ele fica menos timido de atacar.. mas sei que foi uma atuação muito boa. Devo referenciar da atuação do Jonatas que entrou e no primeiro toque na bola, após uma dominada errada de peito do Obina, fez um golaço. Após o gol, mostrou aquela boa e velha técnica dele, distribuindo passes, uma visão de jogo invejável e rara, e uma marcação razoavel. Agora eu penso. Como o Cuca vai fazer? Que dor de cabeça..
    Voltar com o 4-4-2 e jogar com Airton ou Williams fazendo o papel do Jailton ano passado mais Jonatas, Ibson e Marcelinho?
    Manter o 3-5-2 com Airton na Zaga, Williams como primeiro homem do meio campo, Ibson + Jonatas, barrando o Marcelinho que teve boa atuação também?
    Isso porque temos que ver o Kleberson, Toró que acredito que brigue também por vaga de Titular.
    Eu sinceramente não sei como escalaria.
    Acho que Airton, Willians e Jonatas no mesmo time é muito defensivo.
    Os técnicos dizem que essa é uma dor de cabeça boa, mas eu não acredito muito nisso não..
    Vamos deixar pro Cuca decidir.. Espero que faça um rodizio bom ali no meio campo.
    Eu separaria os meios campos assim:
    Airton e Willians - Primeiro Homem do Meio campo.
    Jonatas, Kleberson, Toró - Segundo Homem de meio campo.
    Kleberson e Ibson - Terceiro Homem de Meio Campo
    Marcelinho e Fierro - Quarto Homem de Meio campo
    Não gosto do Ibson como ultimo homem ou como segundo, ele é um jogador que gosta de liberdade, não tem a obrigação de ser o marcador como também não ser o armador. Está sempre como secundário aparecendo para ajudar tanto na marcação quanto na criação.

    Agora vamos aguardar o sabado para o Mengão entrar em campo novamente e estou doido para voltar ao maraca, pena esse jogo não ser lá..

    ResponderExcluir
  2. O time do Flamengo finalmente fez bons 45 minutos. Com tantos jogadores de meio-campo de qualidade que possui, mais os laterais que ganharam destaque nos últimos dois Campeonatos Brasileiros (ainda que o Juan não tenha participado do último jogo), finalmente conseguiu arrumar um pouco o time ofensivamente, criando jogadas mais trabalhadas. O resultado foram os 3 gols do segundo tempo contra o Mesquita. Léo Moura, se não vinha dando suas arrancadas de costume à linha de fundo, o fez com maestria no lance do segundo gol. O Everton entrou bem no lugar do fraco Egídio, penetrando em diagonal para concluir a jogada de Léo para o fundo das redes, participando também de outras jogadas ofensivas. Ibson como nos outros jogos vem mostrando que é fundamental para a equipe, foi mais uma vez o grande destaque do time. Bruno, apesar da falha coletiva com a zaga no gol do Mesquita, mostrou que se continuar treinando pode ser o cobrador de faltas perto da área da equipe, que tanto vem fazendo falta nos últimos anos. E Jônatas, que entrou fazendo um belo gol logo de cara e dando lindos passes. Como o técnico Cuca bem disse hoje no jornal, só lhe falta mais mobilidade em campo. Aliás, tenho que elogiar suas substituições, que melhoraram decisivamente a equipe. O time já não estava tão bagunçado como nos jogos anteriores, se mostrou mais organizado.

    Quanto aos outros jogos, apenas vi gols ou melhores momentos. O goleiro do Botafogo realmente falhou no gol de falta do Voltaço. O Fluminense tomou 3 gols no segundo tempo merecidamente, foram vários os lances de ataque do Duque de Caxias, que precisava da vitória, pois era o lanterna do campeonato. Imaginem se, após o histórico acesso à série B do Brasileirão, o time fosse rebaixado do Campeonato Carioca. Seria mais lamentável do que a atuação do Fluminense na partida. E o Vasco, com esse time de desconhecidos, me parece que ao menos vem mostrando raça. Acho que esse é um fator que muitas vezes faz com que equipes fracas tecnicamente consigam se superar e subir para a Primeira Divisão.

    ResponderExcluir
  3. Esclarecendo:
    (ainda que o Juan não tenha participado desse jogo contra o Mesquita)

    ResponderExcluir