segunda-feira, 11 de maio de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 1ª RODADA

SÉRIE A
Sport 1x1 Barueri
Palmeiras 2x1 Coritiba
Avaí 2x2 Atlético Mineiro
Corinthians 0x1 Internacional
Fluminense 1x0 São Paulo
Cruzeiro 2x0 Flamengo
Atlético Paranaense 0x2 Vitória
Grêmio 1x1 Santos
Santo André 1x1 Botafogo
Goiás 3x3 Náutico

SÉRIE B
Bragantino 2x0 São Caetano
Campinense 1x2 Duque de Caxias
Ponte Preta 2x0 ABC
Figueirense 3x0 Ipatinga
Fortaleza 2x4 Guarani
Vila Nova 0x0 Portuguesa
Bahia 2x0 Paraná
Vasco 1x0 Brasiliense
Juventude 2x2 Ceará
América 1x2 Atlético Goianiense

Olá amigos do FUTEBOLA!

O Brasileirão 2009 começou com chave de ouro. Estádios lotados (não todos, claro), duelos emocionantes e gols antológicos, ou seja, tudo que o povo gosta. Ainda não possuo a impressionante capacidade do comentarista Paulo Vinícius Coelho, da ESPN Brasil, de analisar duas partidas simultaneamente e, como gosto de comentar apenas os jogos que assisti na íntegra, fica impossível opinar sobre todos os duelos. Vamos então aos destaques das partidas que acompanhei nesta 1ª rodada. São elas:

Vasco 1x0 Brasiliense
Cruzeiro 2x0 Flamengo
Grêmio 1x1 Santos

MANDOU BEM!

- O Vasco precisou de apenas 20 minutos de pressão sobre o Brasiliense para garantir a primeira vitória rumo à Série A. Após um 1º tempo relativamente equilibrado, onde o Brasiliense assustou bastante a defesa vascaína, inclusive com uma bola na trave, o treinador cruzmaltino Dorival Júnior deve ter pedido mais espírito de grandeza para sua equipe. Muitos dizem que uma equipe de tradição, que irá atuar na Série B, precisa se portar como uma equipe “pequena”. Concordo com esta opinião apenas em partes. Quando relacionada ao fato de o Vasco ter que mostrar garra, dedicação, esforços a mais nos treinamentos e humildade para saber que está em uma situação complicada, concordo com a opinião. Porém, acredito que em São Januário e com a torcida cantando durante todos os segundos, o Vasco não pode ser cauteloso. E foi o que ocorreu nos citados primeiros 20 minutos do 2º tempo. O Vasco engoliu o Brasiliense, adiantando seus jogadores, sempre rodeando o gol defendido pelo goleiro Guto e não permitindo ao adversário sair para o jogo. Com os laterais aparecendo, mesmo que Ramón só tenha aparecido por pouco tempo, Carlos Alberto e Léo Lima sendo incisivos, o primeiro nos dribles e o segundo nos passes, e Rodrigo Pimpão mostrando a raça e movimentação costumeira, o Vasco chegou ao gol. Aos 16 minutos, logo depois de o Brasiliense conseguir escapulir pela primeira vez após o intervalo, em um lindo chute de Fábio Júnior, o Vasco rodou a bola na entrada da área rival com perfeição, até encontrar o arremate certeiro de Pimpão. Com a vantagem no placar o Vasco diminuiu o ritmo e chegou a levar um sufoco nos minutos finais. Pelo lado do Brasiliense, fiquei muito feliz em ver que o meia Iranildo e o atacante Fábio Júnior ainda sabem bem o que fazer com a bola nos pés. Placar final: Vasco 1 x 0 Brasiliense e Torcida Vascaína 10 x 0 Desconfiança.

- Antes de elogiar o Cruzeiro, pela vitória com um homem a menos, e criticar o Flamengo, pela derrota com um homem a mais, queria comentar sobre dois jogadores que, em minha opinião, deveriam ser jogadores de Seleção Brasileira. Como jogam bola o meia rubro-negro Íbson e o centroavante azul Kléber. Tudo bem que Íbson passou por um período onde seu futebol não estava brilhando, mas qual grande jogador não passou por uma fase assim? Entretanto, desde o jogo contra o Fluminense, pela semi-final da Taça Rio, que o meia vem mostrando toda sua qualidade. Na verdade, está mostrando até mais qualidades. Além das belíssimas e imparáveis arrancadas, que sempre foram sua principal arma, Íbson está excelente nas bolas alçadas sobre área. Com 25 anos e muito tempo de futebol pela frente, Íbson está se tornando um jogador cada vez mais completo. Já o Kléber, realmente merece o apelido de “Gladiador”. Cada bola disputada pelo atacante cruzeirense é como se fosse, para ele, uma batalha contra leões. Junte esta vontade, que o tornaria ídolo de qualquer equipe no mundo, com uma impressionante capacidade de marcar gols e vocês entenderão o motivo de eu admirar tanto o futebol de Kléber. Mesmo que o técnico Dunga não olhe com bons olhos para os que atuam em nossos gramados, Íbson e Kléber são sim jogadores de nível de Seleção Brasileira.

- Em minha opinião, o árbitro Paulo César de Oliveira foi muito rigoroso ao expulsar o lateral cruzeirense Jancarlos, no lance que resultou no pênalti desperdiçado por Juan. Com um jogador a menos, o treinador Adílson Batista teve que trocar o atacante Thiago Ribeiro pelo volante Fabrício e o Cruzeiro teve que ser cauteloso em suas ações ofensivas. Mesmo assim, uma equipe que conta com a qualidade de Ramires, Wagner e Kléber, é forte até com um jogador a menos. Enquanto o Flamengo passou a partida inteira pressionando e rodeando a área do goleiro Fábio, sem sucesso nas finalizações, o Cruzeiro foi letal. Primeiro tempo, contra-ataque, bola no Kléber que abre no Wagner. Resultado: pênalti no Wagner e gol de Kléber. Final do 2º tempo, bola longa no Ramires que a domina de maneira magistral, supera dois zagueiros do Flamengo como se fossem juvenis e fecha o placar. Como ajuda quando um treinador conhece bem o seu o time, né? Com a saída de Kléber, por cansaço, o Ramires foi adiantado para ser a referência nos contra-ataques e, depois de passar o jogo quase inteiro somente defendendo, o camisa 8 cruzeirense ainda teve tempo de mostrar por que é um dos melhores jogadores do país.

- Jogão de bola no Olímpico, em Porto Alegre. O Grêmio, com jogadores de boa qualidade, mostrou que é sim um dos candidatos ao título, ainda mais depois que Paulo Autuori chegar para dar mais organização à equipe. Já o Santos provou que não chegou na final do Paulistão por acaso. A 1ª etapa mostrou um daqueles jogos que o 0 x 0 no placar é o de menos. O Grêmio criava claras oportunidades de balançar a rede, contando com o ímpeto do meia do meia Souza, os avanços do ala-esquerda Fábio Santos e o mais que participativo Máxi López. Impressionante o que corre o atacante argentino Máxi López, esteja o Grêmio com a bola ou não. Porém, o que deixou o jogo emocionante foi a atitude do Santos de sempre procurar agredir a defesa do Grêmio, mostrando que estava ali não somente para se defender. Apesar de Neymar não ter atuado bem e Kléber Pereira estar em uma fase péssima, o veloz Mádson aberto pela direita e o garoto Paulo Henrique, muito bem nos passes, deram muito trabalho ao goleiro gremista Vítor.

Após o intervalo, o jogo diminuiu um pouco de ritmo, até pelas substituições realizadas pelo Marcelo Rospide. O treinador gremista trocou os atacantes Jonas e Máxi López por, respectivamente, o volante Túlio e o centroavante Alex Mineiro, diminuindo um pouco a mobilidade ofensiva da equipe gaúcha. Até os 30 minutos da etapa final, somente uma cabeçada de Réver, após lindo cruzamento de Tcheco e uma bomba do meia Molina, que havia entrado no lugar de Neymar, fizeram a torcida mandar o famoso “Uhhhhhh”. Mas aí, mesmo com o jogo mais frio, os gols resolveram sair. Após bela trama envolvendo o meio-campo gremista, Réver passou voando pela esquerda e acertou um belo chute para abrir o placar. Sobre o zagueiro Réver, queria dizer que acho seu futebol excelente, tendo inclusive o escalado na minha Seleção do Brasileiro de 2008. Neste jogo ele apresentou, novamente, toda sua solidez defensiva e ainda arrumou um tempinho para marcar o gol da sua equipe. Faltando 5 minutos para o fim do jogo, o meia colombiano Molina decidiu mostrar que o suposto interesse do Grêmio em sua contratação, pode ser um tiro certeiro. Assim como foi certeira sua cobrança de falta, sem chances de defesa para o goleiro Vítor. Pelo que fez, principalmente no 1º tempo, o Santos realmente não merecia sair perdendo.

MANDOU MAL!

- Duas opções do treinador gremista Marcelo Rospide não me agradaram. A primeira delas é a liberdade dada ao meia Souza. Tudo bem que o ex-são paulino está jogando uma bola redondinha, porém com a liberdade ofensiva que está tendo, o Tcheco não está aparecendo muito para o jogo para não o Adílson, que é o primeiro volante tricolor. A precisão nos passes que o Tcheco possui, é uma arma que não deve ser só explorada nas bolas paradas. Outra escolha do Rospide que não me agradou, foram as já citadas substituições realizadas na 2ª etapa. Após o belo 1º tempo da equipe, qual a lógica de tirar o Máxi López, em minha opinião o mais perigoso da equipe, e trocar o atacante Jonas pelo volante Túlio?

- O Flamengo conseguiu mostrar, em sua partida de estréia no Brasileirão, todos seus problemas ofensivos e defensivos. Sei que a torcida rubro-negra admira jogadores raçudos, mas o Willians está prejudicando muito a equipe com sua deficiência na marcação. Já falei várias vezes aqui no blog sobre o banho de bola que o volante levou, quando foi designado para marcar o vascaíno Carlos Alberto (cometeu 6 faltas em 15 minutos e foi expulso) e o botafoguense Maicosuel, durante o Cariocão. Contra o Cruzeiro, com menos de 5 minutos de jogo, Willians já havia cometido dura falta em Ramires e recebido cartão amarelo, fazendo o treinador Cuca substituí-lo ainda no primeiro tempo. Já o zagueiro Wellinton mostrou que a torcida rubro-negra sentirá muitas saudades de Fábio Luciano. Foram muitos erros os cometidos pelo jovem zagueiro, entre eles o pênalti cometido no Wagner, uma bola invertida erradamente, que deixou o cruzeirense Athirson na cara do goleiro Bruno, e o drible que levou do Ramires no gol que acabou com as chances do Flamengo de conseguir um pontinho. Já ofensivamente, os problemas também foram os de sempre. Emerson e Josiel não conseguem acertar uma finalização, seja ela de cabeça ou com os pés, e Léo Moura não realiza uma boa jogada de linha de fundo faz tempos. O mais impressionante é que o lateral-esquerdo cruzeirense era o Gérson Magrão, que está longe de ser um bom marcador e, mesmo assim, Léo Moura não tentou duelar contra ele em nenhum momento do jogo.

JOGADA RÁPIDA!

- O gol marcado pelo Nilmar sobre o Corinthians é daqueles que merece uma pintura no museu do Internacional. Prefiro acreditar que todos os movimentos realizados pelo Nilmar foram por instinto, pois seria assustador se ele conseguisse pensar naquela velocidade e com um exército corinthiano sedento por tomar-lhe a pelota. Se Nilmar queria deixar o torcedor do Flamengo com a pulga atrás da orelha, para o confronto pela Copa do Brasil, ele teve muito sucesso.


ENQUANTO ISSO NA ALEMANHA...

Simplesmente espetacular a vitória do Stuttgart sobre o Wolfsburg por 4 a 1. Logo com 30 segundos de jogo, o Stuttgart mostrou seu cartão de visitas, com uma linda jogada. O brasileiro Cacau fez boa abertura para o meia-direita Hilbert, que em um lindo tique de calcanhar, deixou a pelota para o lateral Trasch cruzar na cabeça do centroavante Mário Gómez. Golaço! Menos de um minuto depois, um longo lançamento vindo da defesa encontrou novamente Mário Gómez, que desta vez chutou em cima do goleiro Benaglio. Pelo andar da carruagem, o jogo estava se tornando um verdadeiro massacre do Stuttgart sobre o líder Wolfsburg, entretanto a pressão inicial diminuiu de ritmo e o duelo tornou-se equilibrado até o fim da 1ª etapa. Jogada pela direita do Wolfsburg e Dzeco completa de primeira, em um belo chute, que o goleirão Lehmann defende. Sensacional tabela entre Hitzspelger e Cacau, que termina no fundo das redes após conclusão de Mário Gómez. Mais uma jogada aérea do Wolfsburg e Dzeco ajeita a pelota para Grafite, na pequena área, não conseguir mandar para as redes. Um raro avanço do lateral-esquerdo do Stuttgart, Magnin, resulta em belo cruzamento para Cacau, que tem três oportunidades para marcar, mas Benaglio salva o líder da Bundesliga. Aos 36 minutos, após cobrança de escanteio, enfim o Wolfsburg acerta uma conclusão. A bola alçada na área é desviada e cai nos pés de Dzeco, que diminui a vantagem do Stuttgart. Antes de chegarmos ao intervalo, ainda deu tempo de o Wolfsburg sofrer um problema digno do Botafogo. Num intervalo de menos de 2 minutos, o treinador Félix Magath é obrigado a tirar o volante Riether e o craque do time, Misimovic, por contusões. Que primeiro tempo!

Após o intervalo, o jogo não diminuiu de ritmo. Aos 10 e aos 12 minutos, o italiano Zaccardo perdeu duas chances de empatar o placar para o Wolfsburg, sendo a primeira delas sozinho e dentro da pequena área. Parece que esses gols perdidos foram sentidos pela equipe do Wolfsburg, pois o Stuttgart conseguiu dominar a partida pelos 20 minutos seguintes, criando quatro excelentes oportunidades ofensivas, com o iluminado Mário Gómez balançando as redes mais duas vezes. Isso mesmo, quatro gols de Mário Gómez, agora artilheiro da Bundesliga ao lado de Grafite, com 23 gols marcados. Com a goleada no placar, ainda restou tempo de o Wolfsburg tentar diminuir a derrota (o saldo de gols será importantíssimo na reta final do torneio) e o Stuttgart colocar uma bola na trave, porém, a esta altura, os torcedores só queriam saber de cerveja e de que estão a somente dois pontos da liderança.

Esta não foi a melhor atuação do Stuttgart que eu vi na temporada, mas a versatilidade ofensiva da equipe sempre me enche os olhos. Avanços de Hilbert pela direita, chutes certeiros e passes milimétricos de Hitzspelger, movimentação de Cacau por todo o ataque, Khedira sabendo a hora exata de defender e de dar assistências e, claro, Super Mário Gómez, que quando está no seu dia, sabe muito bem balançar as redes. Aliando estas muitas qualidades ofensivas, com uma defesa que disputa cada bola como se estivesse em uma Copa do Mundo, o Stuttgart se tornou um time muito forte. Só me resta parabenizar o jovem treinador Markus Babell, por conseguir fazer funcionar esta bela equipe. Placar Final: Stuttgart 4 x 1 Wolfsburg. Conselho de amigo: não ousem perder as últimas três rodadas da Bundesliga.

- Vamos acompanhar quais foram os resultados envolvendo os 6 primeiros colocados, como estão na classificação e seus próximos duelos.

Resultados
Energie Cottbus 1 x 3 Bayern Munique
Stuttgart 4 x 1 Wolfsburg
Hertha Berlim 2 x 0 Bochum
Werder Bremen 2 x 0 Hamburgo
Borussia Dortmund 4 x 0 Karlsruher

Classificação
1 – Wolfsburg 60 pontos
2 – Bayern de Munique 60 pontos
3 – Hertha Berlim 59 pontos
4 – Stuttgart 58 pontos
5 – Borussia Dortmund 55 pontos
6 – Hamburgo 55 pontos

Próximos duelos
Bayern Munique x Bayer Leverkusen
Colônia x Hertha Berlim
Wolfsburg x Borussia Dortmund
Schalke 04 x Stuttgart
Hamburgo x Bochum

Um comentário:

  1. Bacana o blog. Muitas informações!

    O trabalho é árduo, mas é preciso seguir em frente.

    Abraços!

    ResponderExcluir