sexta-feira, 22 de maio de 2009

QUARTA RODADA DA COPA DO BRASIL - PARTE 2

Vitória 1 x 1 Vasco – Barradão, Salvador (BA)
Internacional 2 x 1 Flamengo – Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Fluminense 2 x 2 Corinthians – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Olá amigos do FUTEBOLA!

Neste meado de semana foram conhecidos os semi-finalistas da Copa do Brasil. Com exceção do Vasco, que havia praticamente conquistado a vaga na goleada aplicada em São Januário, Flamengo e Fluminense não fizeram a alegria da torcida carioca. Em dois grandes clássicos do nosso futebol, o Internacional eliminou, de maneira dramática, o rubro-negro, enquanto o Corinthians, com dois gols em 16 minutos, acabou com o sonho do tricolor. Agora, se o Internacional parece ter um adversário mais fraco, apesar de o Coritiba e Marcelinho Paraíba estarem embalados, Vasco e Corinthians prometem fazer um dos melhores duelos do ano. Vamos aos destaques dos jogos em que os times do Rio foram eliminados.

MANDOU BEM!

- Como é bom ver um jogo de alto nível. Melhor ainda sendo ele em gramados brasileiros. Em um Beira-Rio lotado, o Flamengo mostrou o grande time que possui, jogando de igual para igual contra o Internacional. Apesar da falta boba que cometeu e que resultou no gol da classificação colorada, o Íbson merece ser aplaudido pela bola que vem jogando. Desde o Fla-Flu, válido pela semi-final da Taça Rio, que Íbson vem mostrando todo futebol que o fez ser um dos melhores jogadores do país. Com a má fase que vivem Léo Moura e Juan, que sempre foram as principais armas rubro-negras, Íbson vem sendo o responsável por organizar as jogadas da equipe. Contra o Inter, tanto o gol como as principais jogadas da equipe iniciaram-se em seus pés. Se o Flamengo merece, por enquanto, elogios por sempre atuar de maneira ofensiva, como mostrou contra o Cruzeiro, no Mineirão, e desta vez contra o Internacional, no Beira Rio, muito se deve ao futebol de Íbson.

- Já o Internacional realmente é um caso a parte. Bons jogadores, o Colorado já possui faz um tempo, mas agora esses jogadores formam um timaço. É impressionante a solidez defensiva da equipe gaúcha. São muitos os fatores para o excelente desempenho defensivo do Inter: bons zagueiros, bons volantes, colaboração dos atacantes na marcação, inteligência tática e, o principal deles, o argentino Guiñazu. Já faz um tempinho que sou grande fã do Guiñazu. Para ser mais exato, desde que o Internacional conquistou o Torneio de Dubai no início de 2008, quando ele, em minha opinião, foi o melhor da competição. Junte esta capacidade da equipe para defender com a qualidade do trio D´Alessandro/Taison/Nilmar, e está explicado o motivo de o Internacional ser o favorito para conquistar a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Neste último duelo, os três homens de frente colorados infernizaram a defesa do Flamengo. A velocidade de Taison (sensacional o contra-ataque que ele puxou sozinho no início do 2º tempo tempo, que quase resultou em gol), os passes de Nilmar, mostrando estar cada dia mais completo e a inteligência de D´Alessandro, que organiza jogadas ofensivas em qualquer lugar do campo em que se encontre, faz eu não ter dúvida em dizer que, hoje em dia (sai pra lá janela de transferências), o Inter é um dos melhores times do mundo.

- Notícias sobre uma proposta do Benfica para levar o zagueiro do Corinthians Chicão, por 1,5 milhão de euros, circularam por jornais e tv essa semana. Sinceridade, só pode ser piada. Atualmente Chicão é um dos melhores, senão o melhor, zagueiro do futebol brasileiro e se for vendido por esta merreca, será muita incopetência da diretoria do Timão. Na partida contra o Fluminense, quando o tricolor começou com tudo, empolgado pela sensacional festa da sua torcida, coube à Chicão marcar um belo gol de falta e esfriar o jogo. Além da capacidade de balançar as redes, já marcou 11 gols no ano, Chicão também tem se mostrado muito seguro no seu papel de defender a meta de Felipe. Contando com a ajuda do organizado sistema defensivo armado por Mano Menezes, são raros os lances onde se pode ver o zagueirão corintiano ser batido em um drible ou em uma bola aérea.

- Ótimas atuações tiveram os dois baixinhos no Maracanã. Pelo lado do Corinthians, Jorge Henrique foi essencial para a classificação, sofrendo a falta que resultou no gol do Chicão e marcando um golaço de coxa, encobrindo Fernando Henrique. Além destas jogadas decisivas, Jorge Henrique ajudou muito na marcação e ainda incomodava a defesa tricolor quando conseguia utilizar sua velocidade. Já pelo lado tricolor, o argentino Conca mostrou, principalmente no 2º tempo, aquele futebol que sempre encheu os olhos dos torcedores cariocas. Assumindo completamente a responsabilidade de organizar a equipe, vide que quando Thiago Neves tentava um passe mais incisivo errava, Conca foi o responsável pelas jogadas que resultaram nos dois gols do Fluzão. Primeiro ele deu um bom chute longo que o goleiro Felipe soltou na cabeça de Alan. Pouco tempo depois, o argentino acertou um passe como se possuísse uma régua amarrada na chuteira, deixando Thiago Neves de cara pro gol. Se no Flamengo, a saída de Íbson parece que vai desestruturar a equipe ofensivamente, acredito que a breve e provável saída de Thiago Neves do Fluminense será amenizada pela qualidade do Conca.

MANDOU MAL!

- Sou grande fã do futebol do Juan, porém não deixarei de criticá-lo quando ele merecer. E, desta vez, ele merece muito. O passe errado que gerou o primeiro gol do Internacional foi um erro típico de quem não está com a cabeça focada no jogo, assim como a reclamação, durante a semana, em relação aos treinos na parte da tarde, de quem não está disposto a dar um algo a mais para o time. Acredito que se ele for embora do Flamengo, será uma peça muito difícil de se substituir, porém a comissão técnica e a diretoria rubro-negras devem deixar claro que quem não quiser ficar pode, e deve, sair.

- Infelizmente, para o torcedor tricolor, o centroavante Fred não está conseguindo mostrar seu valoroso futebol. Após seu início arrasador, quando fez importantes gols na Taça Rio, Fred não manteve o ritmo e, uma vez mais, esteve apagado em campo. Durante praticamente todo o jogo, a defesa do Corinthians pouco se incomodou com sua presença em campo e Fred foi facilmente anulado. É claro que acredito no potencial do atacante tricolor, e também que ele vai ser um dos melhores atacantes do Brasileirão, mas também acredito que Fred ficou devendo, e muito, neste decisivo duelo contra o Corinthians.

JOGADA RÁPIDA!

- Ainda nem chegamos no meio do ano e, sem contar com os clássicos válidos pelos Campeonatos Estaduais, já tivemos: Internacional x Flamengo, Corinthians x Fluminense, Palmeiras x Sport e, semana que vem começa o duelo Cruzeiro x São Paulo. Todos jogos decisivos. Viva o futebol brasileiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário