sexta-feira, 1 de maio de 2009

TERCEIRA RODADA DA COPA DO BRASIL - PARTE 1

Flamengo 0 x 0 Fortaleza – Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Vasco 1 x 1 Icasa – São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Goiás 2 x 2 Fluminense – Serra Dourada, Goiânia (GO)

Olá amigos do FUTEBOLA!

Meio de semana recheado de jogos pela terceira fase da Copa do Brasil. Todos os 16 clubes que ainda buscam o título entraram em campo, incluindo, claro, as 4 equipes do Rio de Janeiro. Antes de comentar sobre os 3 jogos que consegui assistir, falarei sobre alguns resultados.

- O Americano não conseguiu furar a muralha que foi o goleiro da Ponte Preta, Aranha, e se complicou um pouco na competição ao empatar em 0 a 0, em Campos. Porém, não podemos esquecer que o Americano é bem organizado nos contra-ataques e deverá explorar esta tática no jogo de volta, em Campinas.

- Parece que o Atlético Mineiro desandou. O ano que se desenhava de maneira positiva para o Galo, tornou-se um pesadelo em 1 semana. A goleada sofrida pelo Cruzeiro por 5 a 0, na final do Campeonato Mineiro, foi seguida de uma outra sapatada. Ao perder por 3 a 0 para o Vitória, o time mineiro se complicou muito na Copa do Brasil.

- O Internacional segue sua caminhada para se tornar o melhor time do país. Com uma vitória excelente sobre o Náutico por 3 a 0, fora de casa, o Colorado está com a vaga nas mãos para a próxima fase. Se existe um motivo para eu torcer para o Brasileirão começar logo, é poder assistir ao argentino D´Alessandro jogar. Olho nele Maradona!

- Se o Corinthians ainda não havia perdido um jogo no ano, escolheu uma péssima hora para ser derrotado. Entretanto, um réves que parecia desesperador, pois o Atlético Paranaense vencia por 3 a 0, acabou se tornando uma derrota tranquila. Com os dois gols marcados no 2º tempo, deixando o placar final em 3 a 2, o Timão precisa apenas vencer por 1 a 0, ou 2 a 1, no jogo de volta, em casa, para se classificar.

- O Coritiba goleou o CSA fora de casa por 4 a 0 e só perde a vaga se ocorrer uma catástrofe. Parece que o atacante Marcelinho Paraíba resolveu jogar no Coxa tudo aquilo que não mostrou no Flamengo. Será que o dirigente flamenguista, Kléber Leite, está percebendo que com o salário em dia tudo rende mais facilmente?

Vamos agora às opiniões dos jogos que eu consegui assistir.

MANDOU BEM!

- O Fluminense apresentou, ao longo do 1º tempo da partida contra o Goiás, um futebol muito consciente. Sem deixar muitos espaços defensivos, o Goiás, com a bola rolando, assustou apenas em dois contra-ataques mal elaborados. Já o Flu, soube controlar o jogo e explorar as inúmeras faltas cometidas pelo adversário. Diga-se de passagem que o Goiás foi muito ingênuo ao cometer tantas faltas contra um time que possui o Thiago Neves. O Tricolor criou durante esta etapa, 4 claras oportunidades de gols. Nas duas primeiras, Thiago Neves encontrou a cabeça de Luiz Alberto e nas outras, Fred e, novamente, Thiago Neves, se entenderam muito bem. Os frutos deste domínio do Fluzão foi sair para o intervalo vencendo por 2 a 1, gols de Luiz Alberto e Fred. Não tem como não elogiar o Thiago Neves. Mesmo sem ter feito uma espetacular partida, o camisa 10 tricolor é realmente diferenciado. Em minhas contas, o Fluminense possuiu ao longo de todo o jogo, 6 chances de gols e em todas elas Thiago Neves esteve presente. O torcedor do Flu pode começar a rezar para sua punição, por ter agredido um gandula no jogo contra o Águia, não ser grande.

- Após a expulsão do tricolor Maicon, logo no início do 2º tempo, o Goiás iniciou um período de pressão sobre o Fluminense. Mesmo que a equipe carioca tenha conseguido respirar um pouco, na metade da etapa, o domínio dos últimos 45 minutos foi do Goiás. Se antes do intervalo Thiago Neves era o melhor homem em campo, após o apito final ganhou a companhia do atacante goiano Felipe. Durante toda a 2ª etapa, Felipe se movimentou pelos dois lados e deixou a defesa do Fluminense completamente perdida. Mesmo depois de o Goiás empatar o jogo, aos 22 minutos, Felipe não parou em campo. Um exemplo disso foi a linda jogada que realizou, já aos 48 minutos, deixando seu companheiro Iarley livre para decretar a vitória goiana. Iarley desperdiçou a chance, quase na linha do gol, e o placar terminou empatado em 2 a 2.

MANDOU MAL!

- Em minha opinião, acredito que falta coerência ao técnico Cuca em algumas de suas decisões no comando técnico do Flamengo. É fato que os jogadores que levantaram o moral do Flamengo, após a derrota na semi-final da Taça Guanabara para o Resende, foram Erick Flores e Josiel. Quando todos, inclusive os torcedores, estavam cabisbaixos, foram a impetuosidade de Erick e os gols de Josiel que fizeram o Flamengo voltar ao eixo. Foi quando Cuca decidiu barrar os dois para as entradas de Kléberson e Emerson. Mesmo que eu acredite que neste primeiro momento já tenha havido uma certa dose de incoerência, para o jogo contra o Fortaleza a situação foi mais escancarada. Se o treinador rubro-negro queria poupar alguns jogadores, uma atitude que já contraria meus princípios, por que não escalar novamente os entrosados Erick e Josiel no ataque? A preferência de Cuca foi por Emerson e Obina, que nunca na vida jogaram juntos, com Erick mais recuado. Nesta mesma partida também foi possível presenciar o volante Willians fazendo papel de zagueiro pela direita e Aírton pela esquerda, posições onde claramente estão improvisados. O resultado de todas estas novidades preparadas por Cuca foi um time completamente desorganizado em campo, com Juan e Léo Moura novamente confundindo liberdade para atacar com atacar de qualquer maneira e Íbson e Erick parecendo dois desconhecidos, tamanha a falta de afinidade. Diante de um adversário muito fraco tecnicamente, como mostrou ser o Fortaleza, o Flamengo ainda conseguiu, mesmo com toda esta desorganização citada, criar algumas chances de perigo. Porém, quando estas oportunidades apareciam, Obina e Emerson tratavam de mostrar que sacar Josiel da equipe, quando ele era o artilheiro do Campeonato Carioca, cada dia mais mostra ter sido um erro. Toda a confiança que Josiel possuía em si foi para o espaço após sua ida para o banco de reservas. Os jogadores e comissão técnica do Flamengo acreditarem que terão vida fácil em Fortaleza, é tudo que a equipe cearense quer. Em minha opinião, o Flamengo vai ter que suar muito para vencer um fraco, porém empolgadíssimo adversário.

- Vocês já escutaram infinitas vezes a frase “O futebol é uma caixinha de surpresas”, porém, com todo respeito ao Icasa, o Vasco não pode empatar, em São Januário, com um time que foi rebaixado no Campeonato Cearense. Na sexta rodada da Taça Guanabara, o Vascou empatou com o Cabofriense, em São Januário, por 0 a 0. Naquela partida, o cruzmaltino criou muitas oportunidades de gols, mas a era realmente um dia em que a pelota não queria entrar. Neste último jogo, entretanto, o Vasco mostrou alguma qualidade ofensiva por apenas 15 minutos. Mais uma vez, Rodrigo Pimpão se apresentava para o jogo, assim como os laterais Ramon e Paulo Sérgio. A equipe carioca pressionava o Icasa e conseguiu abrir o placar através de um gol contra do goleiro Ari. A partir daí, o Vasco tornou-se nulo ofensivamente. Tão nulo, que o Icasa percebeu que poderia voltar para o Ceará com um resultado melhor do que uma derrota por 1 a 0 na bagagem. O atacante cearense Leozinho ganhou confiança para mostrar suas qualidades ofensivas e levou sua equipe ao empate. Foi através de seus dribles e passes que o Icasa levou perigo à defesa vascaína, até Marciano balançar as redes e dar números finais ao jogo. Vasco 1 x 1 Icasa. Impressionante a falta que faz o Carlos Alberto.

- Como são inconstantes os jovens jogadores, né? O tricolor Maicon, tão elogiado por mim na semana passada, não fez um ruim 1º tempo contra o Goiás. Ajudando sua equipe a manter um leve predomínio ofensivo, ele também mostrava vontade na marcação. Como não possui atributos defensivos, era notável que estava cometendo seguidas faltas. Logo no início do 2º tempo, após mais uma infração cometida, Maicon, de 19 anos, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. O resultado foi o Goiás poder buscar o empate com muito mais liberdade, sem precisar se preocupar com a velocidade do Fluminense. Pelo lado da equipe goiana, tivemos uma situação parecida. O zagueiro Rafael Tolói, também de 19 anos, fazia uma excelente partida. Além de ter marcado o primeiro gol da equipe verde, Tolói mostrava ser um zagueiro seguro e de boa qualidade na saída de bola. Nos minutos finais da partida, porém, chegou atrasado em uma disputa de bola com Alan e cometeu uma falta dura. Como já havia recebido o cartão amarelo, foi expulso de campo e está fora do jogo de volta.

ENQUANTO ISSO NA ESPANHA…

Existem algumas equipes do mundo, que exigem que o adversário mude completamente seu estilo de jogo. O Barcelona é uma delas. O Chelsea pode não ser um time que prime pela ofensividade, porém aquele ferrolho que foi armado para visitar o Barcelona no Camp Nou era necessário. Tudo bem que a equipe inglesa até exagerou em somente se defender, mas não tem como enfrentar o Barcelona de peito aberto. Muitos podem achar que o time catalão é apenas Messi, o que discordo em gênero, número e grau. Daniel Alves é o lateral mais ponta que existe no futebol atual, exigindo sempre uma marcação e a atenção da cobertura. A velocidade e capacidade de finalização de Eto´o não permitem um minuto de cochilo. A dupla de meias formada por Xavi e Iniesta consegue fazer com que nenhuma posse de bola do Barcelona seja desperdiçada inultilmente. A capacidade que possuem de rodar o jogo é tão grande quanto a de abrir espaços na defesa adversária. Ainda tem a técnica e versatilidade ofensiva de Henry, que atua de centroavante isolado e ponta-esquerda com a mesma facilidade. Resumo da ópera: Além do monstruso Lionel Messi, o Barcelona possui um arsenal ofensivo como poucos. Por estes motivos que o primeiro jogo semi-final da Champions League foi um verdeiro ataque x defesa. Com Xavi muito bem na organização das jogadas e Daniel Alves só tendo que se preocupar em atacar, o que ele faz muito bem, a vitória do Barça não chegou por pouco. A equipe espanhola atacou durante todos os 90 minutos e criou algumas ótimas oportunidades de gols, mesmo com o Chelsea se defendendo com alguma qualidade e muita vontade. Para se ter uma idéia do número de chances criadas pelo Barcelona, o goleirão Peter Cech foi um dos melhores homens em campo. A defesa realizada cara a cara com Eto´o e a saída do gol para arrancar a bola dos pés de Hleb, esta aos 47 minutos do 2º tempo, foram sensacionais. No momento, tenho uma grande dúvida. Após sofrer o que sofreu para não levar nenhum gol, mesmo estando completamente retrancado, o Chelsea vai sair para o jogo no Stamford Bridge?

JOGADA RÁPIDA!

Pelas oitavas-de-final da Taça Libertadores, Sport e Palmeiras vão medir forças novamente. O torcedor brasileiro está perdendo muito com essa partida, pois um destes ótimos times será eliminado do torneio. Porém, poderemos assitir duas partidas sensacionais. Será que o Palmeiras vence novamente na Ilha do Retiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário