terça-feira, 4 de agosto de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 16ª RODADA - SÉRIE A

SÉRIE A

Sport 0 x 1 Palmeiras
Botafogo 2 x 1 Barueri
Corinthians 0 x 0 Avaí
Atlético Paranaense 1 x 0 Fluminense
Vitória 0 x 1 São Paulo
Flamengo 1 x 1 Náutico
Santo André 1 x 2 Goiás
Grêmio 4 x 1 Cruzeiro
Atlético Mineiro 3 x 2 Coritiba

Olá amigos do FUTEBOLA!

A 16ª rodada do Brasileirão marcou a arrancada de um gigante. Dos últimos 5 jogos do São Paulo, a equipe venceu 4 e empatou com o Internacional, lá no Beira-Rio. O Sampa, com o 1 a 0 sobre o Vitória, já está a 3 pontos da zona da Libertadores. Já um outro Tricolor, o carioca, terminou a rodada na lanterna, após ser derrotado pelo Atlético Paranaense. Já passou da hora do Fluminense tomar um choque, colocar a cabeça no Campeonato e lutar por uma posição digna. Vamos aos comentários sobre os jogos que eu assisti desta rodada do Brasileirão.

Botafogo 2 x 1 Barueri – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Flamengo 1 x 1 Náutico – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Grêmio 4 x 1 Cruzeiro – Olímpico, Porto Alegre (RS)

MANDOU BEM!

- Após muitos pontos perdidos no fim das partidas, o Botafogo conseguiu conquistar a vitória, contra o Barueri, com um gol nos acréscimos. Os três pontos conquistados pelo Botafogo possuem a assinatura do centroavante André Lima. Mesmo que a equipe do Barueri tenha apresentado um volume de jogo bem maior que o Glorioso, principalmente na metade final do 2º tempo, ela não contava com a eficiência de André Lima. Mostrando seu bom posicionamento dentro da área, o centroavante alvi-negro conseguiu balançar as redes em duas jogadas de oportunismo. Contra o Internacional, duas rodadas atrás, André Lima havia sido um dos melhores homens em campo, mostrando sua qualidade para jogadas de pivô. Já agora, com dois gols, ele decidiu a partida. No embalo de André Lima o Fogão está cada vez mais longe da temível zona de rebaixamento.

- Se Leonardo Moura deveria ter desabafado de maneira exagerada, após marcar o suado gol de empate do Flamengo, contra o Náutico, é um assunto que comentarei mais tarde. O fato, porém, é que Léo Moura não era merecedor das vaias que estava recebendo. O lateral rubro-negro até estava falhando tecnicamente na partida, errando passes e demorando uma eternidade para recompor o setor defensivo, entretanto não se omitiu em momento algum do jogo. Nesse Flamengo, onde a falta de criatividade faz o antes ex-jogador em atividade Petkovic se tornar importante, Léo Moura não desistia de levar o time para a frente e jogava, repito, apesar dos erros, com muita objetividade. Assim como ocorria com o lateral-esquerdo Juan, antes da séria contusão que sofreu, que a cada bola recebida ganhava uma sonora vaia, Léo Moura não podia pegar na pelota que escutava-se o “Uhhhhhhhhhhh”. Então, após bela jogada de Pet, Léo colocou a bola no fundo da rede e explodiu. O gol marcado foi um prêmio ao jogador que em nenhum momento desistiu de dar a vitória ao Flamengo.

- Foi uma enormidade o trabalho que Gilmar, atacante do Náutico, deu ao sistema defensivo do Flamengo. Tudo bem que do modo que anda a defesa rubro-negra, qualquer lance se torna um verdadeiro pandemônio, mas mesmo assim Gilmar jogou um bolão. Durante os 90 minutos, o centroavante pernambucano correu, driblou, chutou, brigou pela bola, armou contra-ataques e ainda marcou um belo gol.

- Na importante vitória do Grêmio sobre o Cruzeiro, por 4 a 1, dois fatores foram determinantes. Em primeiro lugar, as expulsões dos cruzeirense Jonathan, aos 17 do 1º tempo, e Thiago Ribeiro, aos 5 do 2º tempo e, em minha opinião de maneira equivocada. Em segundo, a coerência de Paulo Autuori nas substituições. A entrada do habilidoso Douglas Costa, no lugar do defensivo lateral-direito Thiego, e do lateral-esquerdo Jadílson, no lugar de Fábio Santos, foram determinantes para a goleada tricolor. Durante o período em que estava com um homem a mais em campo, o Grêmio pressionou bastante, esbarrando na muralha chamada Fábio. As jogadas criadas por Douglas Costa pela esquerda e Tcheco, pelo outro lado, faziam crer que o gol gremista era questão de tempo. Porém, em um daqueles momentos que faz o futebol ser o esporte mais apaixonante do mundo, o Cruzeiro abriu o placar com um gol de pênalti, no fim da 1ª etapa. Após o intervalo, o Cruzeiro teve que abdicar mais ainda do ataque, com a segunda expulsão. Faltando pé-de-obra para segurar o resultado, o Cruzeiro sucumbiu ao poder ofensivo gremista. Souza e Máxi López apareceram mais, os defensores podiam buscar a bola aérea ofensiva, sem se preocuparem com possíveis contra-ataques, Jádilson não era lateral, mas sim ponta-esquerda... No fim, o Grêmio conquistou importantes três pontos.

MANDOU MAL!

- Como citei anteriormente, o Botafogo teve um volume de jogo bem menor que o Barueri, na partida do Engenhão. Resumindo, o Fogão teve uma atuação ruim tanto defensiva quanto ofensivamente. Com uma marcação deficiente, principalmente sobre o veloz e habilidoso Fernandinho, por várias vezes o Bota permitiu ao Barueri organizar jogadas de ataque. Já ofensivamente, o Ney Franco até tentou melhorar a equipe com as entradas de Jônatas, Thiaguinho e Reinaldo, mas foi exatamente com os 3 em campo que o Barueri teve maior domínio da partida. Ao final, uma bela trama de Jônatas e Reinaldo resultou no gol da vitória, porém isto, apesar de ter sido o suficiente, é muito pouco para jogadores com esta qualidade. Mais uma rápida crítica: Não pode uma equipe que possui Lúcio Flávio e Jônatas, jogadores com excelente qualidade no passe e que sabem cadenciar uma partida, sofrer tanto sufoco e não conseguir manter a posse de bola. Trabalha isso Ney Franco!

- Depois de uma vitória histórica contra o Santos, na Vila Belmiro, e de vencer o líder Atlético Mineiro, o Flamengo não conseguiu embalar no Brasileirão ao empatar com o lanterna Náutico. O goleiro Bruno bobeou no gol marcado pelo Gilmar, o sistema defensivo estava muito fragilizado pelo lento retorno de Léo Moura e Éverton, Kléberson novamente não criou nada de útil ofensivamente, Léo Moura, apesar de não desistir, errou muito, Adriano sentiu uma falta absurda da companhia de Emerson e Zé Roberto,a cada dia que passa, parece ter mesmo esquecido como se joga bola. O Flamengo não precisava fazer muito para vencer o Náutico no Maraca, porém conseguiu fazer menos ainda.

- O lateral-direito cruzeirense Jonathan merece bem mais que um puxão de orelhas. Ao cometer duas faltas duríssimas, em 17 minutos, o jogador foi expulso e prejudicou muito, mas muito mesmo, a sua equipe. Desta vez, nem o Fábio, melhor goleiro do Brasil na ausência de Rogério Ceni (opinião minha), conseguiu salvar o Cruzeiro.

JOGADA RÁPIDA!

- Após aplicar uma sonora goleada de 4 a 1 sobre o Fluminense, no Maracanã, elogiei bastante a dupla de ataque formada por Iarley e Felipe. Porém, os jogos seguintes mostraram que o Goiás é muito mais que só uma dupla. As vitórias seguidas sobre Palmeiras, Atlético Mineiro, Atlético Paranaense e Santo André, colocaram o time verde em 3º lugar na tabela. E tem mais! Para elevar, e muito, a qualidade do Goiás, vem aí ninguém menos que Fernandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário