segunda-feira, 31 de agosto de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 22ª RODADA - SÉRIE A

SÉRIE A

Barueri 2 x 2 Corinthians
Coritiba 2 x 0 Avaí
Flamengo 3 x 0 Santo André
Náutico 3 x 0 Atlético Paranaense
São Paulo 0 x 0 Palmeiras
Santos 2 x 0 Fluminense
Atlético Mineiro 1 x 1 Sport
Internacional 4 x 0 Goiás
Vitória 3 x 3 Cruzeiro
Botafogo 3 x 3 Grêmio

Olá amigos do FUTEBOLA!

A 22ª rodada do Brasileirão foi, novamente, um pesadelo para o Fluminense. Com apenas 3 vitórias em todo o torneio, o Fluzão não poderia estar pior. Ainda dá para reagir, mas as esperanças já estão acabando. Na outra ponta da tabela, a de cima, o Avaí perdeu sua invencibilidade de 11 jogos, ao ser derrotado pelo Coritiba de Marcelinho Paraíba, e o Internacional deu um baile no Goiás. Com o empate no clássico São Paulo x Palmeiras, o Colorado continua firme e forte na briga pelo título. Vamos aos comentários dos jogos que assisti desta rodada do Brasileirão.

Flamengo 3 x 0 Santo André – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
São Paulo 0 x 0 Palmeiras – Morumbi, São Paulo (SP)
Internacional 4 x 0 Goiás – Beira-Rio, Porto Alegre (RS)

MANDOU BEM!

- Queimando a língua de muitos, inclusive a minha, o sérvio Petkovic continua batendo um bolão pelo Flamengo. Sua atuação na vitória sobre o Santo André foi excelente. Os três gols rubro-negros saíram de seus pés, sendo que o último deles após uma arrancada aos 45 minutos do 2º tempo e um chute na trave, que Zé Roberto pegou o rebote. Além dos lances que resultaram em gols, ele foi muito participativo nas trocas de passes no setor de meio-campo. De contratação contestada, Pet se tornou uma peça essencial para as boas apresentações do Flamengo. Gostaria de destacar também o bom retorno de Léo Moura, que fez a torcida perceber que mesmo sem estar no seu auge é disparado a melhor opção para o Flamengo atacar pela direita, e a estréia do zagueiro Álvaro. Recém-contratado junto ao Internacional, Álvaro já deu ao setor defensivo do Flamengo uma maior segurança do que os garotos Wellinton e Fabrício vinham dando. Quem sabe com sua presença, Angelim não volte a mostrar o excelente futebol que possui.

- Nesta 22ª rodada do Brasileirão, dois destacados jogadores de nosso futebol, após muito tempo, realizaram ótimas apresentações. Pelo Flamengo, Zé Roberto finalmente mostrou um grande futebol. Com muita velocidade, movimentação, verticalidade e até chutes longos, Zé fez crescer na torcida rubro-negra uma esperança quanto ao retorno de seu bom jogo. Será de uma ajuda imensa para o Fla, principalmente pela saída do Emerson, se o Zé Roberto jogar sempre neste nível. O outro jogador que resolveu mostrar que ainda sabe tudo de bola foi o ex-lateral da Seleção Brasileira, Kléber. De todas suas atuações com a camisa do Internacional que eu assisti, esta contra o Goiás foi sem dúvida alguma a melhor de todas. Com constantes aparições pelo meio do campo e lançamentos de precisão milimétrica, Kléber provou que ainda está na briga pela vaga na Copa do Mundo. O golaço de cobertura que marcou no fim da partida coroou sua sensacional atuação.

- O grande destaque do morno duelo entre São Paulo e Palmeiras, foi a atuação do atacante Dagoberto. Talvez querendo mostrar para o agora treinador do Verdão, Muricy Ramalho, seu antigo comandante, que tinha bola para ser melhor aproveitado no Tricolor, Dagoberto, principalmente no 1º tempo, voou em campo. Praticamente todas as jogadas do Sampa passaram por seus pés. E não foram jogadas comuns, mas belíssimas jogadas que deixaram o setor defensivo do Palmeiras de cabelo em pé. Infiltrações pelo meio, passes de calcanhar, passes de peito, chutes longos... O atacante tricolor fez de tudo um pouco. Talvez se seu ritmo não tivesse diminuído na 2ª etapa, o São Paulo conseguisse os três pontos.

- Como citei anteriormente, o Kléber teve uma excelente atuação na goleada do Internacional sobre o Goiás. Entretanto, o prêmio de melhor homem em campo deve ser dividido entra a dupla de pratas-da-casa colorada Giuliano/Marquinhos. Os dois jovens simplesmente destroçaram o sistema defensivo goiano, desde o apito inicial da partida. Para se ter uma idéia, com 5 minutos de jogo, Marquinhos já havia inaugurado o placar com um belo gol após assistência de Giuliano. E foi o jogo inteiro assim, com os dois mostrando grande velocidade e qualidade técnica. Queria dar um destaque ligeiramente maior para o Giuliano, que está começando a não sentir o peso de vestir a camisa 10 de um dos gigantes de nosso futebol, comandando as ações ofensivas da equipe com grande autoridade. Ah, como em quase todo jogo Guiñazu esteve impecável e onipresente. E o Maradona insiste em não convocá-lo. Abre o olho Dieguito!

MANDOU MAL!

- O clássico entre Palmeiras e São Paulo ficou devendo. Apesar de estar em campo as duas melhores defesas do Brasileiro, esperava assistir uma partida aberta, pois acredito que ambos já se deram conta de que empatar não é muito bom em um campeonato de pontos corridos. O que se viu em campo, porém, foi um Dagoberto tentando levar o São Paulo ao ataque, com sua conhecida qualidade técnica, e o restante dos jogadores sem nenhuma impetuosidade. Todos os jogadores de meio-de-campo que são responsáveis por organizar as jogadas ofensivas estiveram muito mal. Diego Souza e Cleiton Xavier, este último voltando de contusão, pelo Palmeiras, e os tricolores Jorge Wagner e Hernanes, não mostraram nenhum ímpeto para tentar levar suas equipes para frente. Por este motivo, o jogo ficou muito amarrado na meiúca e o zero a zero só castigou o Dagoberto. Por fim, a análise da atuação da dupla de ataque Obina/Ortigoza faz o torcedor do Verdão ter que agradecer, e muito, a contratação de Vagner Love.

- O duelo entre Internacional e Goiás marcava a volta de Fernandão ao Beira-Rio. Era um momento histórico, afinal Fernandão, agora atuando pelo Goiás, é sem dúvida alguma uma das maiores estrelas da vitoriosa história colorada. Porém, o árbitro Ricardo Marques Ribeiro resolveu estragar o duelo quando, aos 13 minutos da 1ª etapa, expulsou Fernandão por uma falta onde nem cartão amarelo ele merecia receber. O Goiás já perdia por 1 a 0 e, a partir da expulsão, o caminho ficou aberto para o massacre vermelho.

JOGADA RÁPIDA!

Incrível! Dos 15 jogadores que possuem oito ou mais gols no Brasileirão, todos são atacantes. E isso porque Ronaldo e Fred estão contundidos faz tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário