quinta-feira, 10 de setembro de 2009

ELIMINATÓRIAS SUL-AMERICANAS PARA A COPA DO MUNDO DE 2010

Brasil 4 x 2 Chile - Pituaçu, Salvador (BA)

Existem fregueses e fregueses. Atualmente, o Chile é, disparado, o principal freguês da Seleção Brasileira. Não tem como não se assustar com os dados das últimas cinco partidas. Fosse um jogo só, de 450 minutos, o Brasil teria vencido por 20 a 3. O mais impressionante fica por conta do bom momento vivido pela Seleção Chilena, do treinador Marcelo Bielsa, que está a um passo de garantir lugar na Copa de 2010.

Nesta última goleada em particular, o Brasil fez o melhor que pôde, se levarmos em consideração a ausência de 5 titulares absolutos. Não é pequena a falta que faz um quinteto formado por Lúcio, Juan, Kaká, Robinho e Luís Fabiano. E além da qualidade técnica que sofre um baque com estas ausências, o entrosamento de time que entra em campo também sofre um duro golpe. Por este motivo que, apesar das horrorosas atuações do Felipe Melo – onde ele esqueceu a cabeça dele? – e do André Santos, que esteve completamente perdido defensivamente e nada produziu ofensivamente, o Brasil realizou uma boa partida.

A cada dia que passa respeito mais as decisões do técnico Dunga. O fato de ele começar a partida com Daniel Alves no meio e, mais tarde, colocá-lo na lateral-esquerdo no lugar do desnorteado André Santos, mostrou-se uma escolha acertadíssima. O Daniel Alves realizou uma excelente partida em termos ofensivos, tendo participado diretamente dos dois primeiros gols brasileiros e de tantas outras boas jogadas, porém, após o empate chileno, a Seleção, já com o Felipe Melo tendo sido expulso, necessitava de sustentação no meio-de-campo. Esta solidez na meiúca, que convenhamos não é a especialidade do dinâmico Daniel Alves, foi conseguida com as entradas de Elano e Sandro. Méritos do Dunga. O Brasil que tinha perdido o controle do setor, e também da partida, recuperou as rédeas do jogo e com a excelente participação de Elano, conseguiu garantir a vitória.

E chegou a hora de falar sobre o dono da noite. A atuação de Nilmar, nesta nova goleada sobre o Chile, sem dúvida alguma é notícia para rodar o mundo com a mesma velocidade com que o craque consegue raciocinar. Nilmar mostrou o que é ser um atacante completo. No primeiro gol brasileiro, esteve presente toda sua inteligência para pressentir que Adriano não alcançaria a pelota cruzada por Daniel Alves. Já o segundo tento, marcado por Júlio Baptista, surgiu após a raça de Nilmar roubar a bola no campo ofensivo. Quando o jogo já estava empatado, foi a qualidade técnica do melhor homem em campo que, em uma cabeçada perfeita, colocou novamente o Brasil na frente. Para finalizar, o posicionamento e oportunismo que deve estar presente em todo bom centroavante foi mostrado por Nilmar ao marcar o gol que fechou o caixão chileno.

Se tudo ocorrer normalmente durante esta temporada européia, e tomara que ocorra, Nilmar foi mais um a carimbar seu passaporte para a Copa de 2010. Ah! Me corrigindo a tempo. Lembram quando eu disse que cinco titulares absolutos desfalcaram o Brasil nesta partida? Pois me retifico mandando um recado. Abre o olho Robinho!

Um comentário:

  1. Cara a seleção do Dunga não joga um futebol brilhante e nem poderia com o técnico que tem.

    Dunga preza pela objetividade e pelo jogo simples, mais ou menos como as seleções de 94 e 98, das quais ele era capitão.

    A seleção não enche os olhos, mas temos que admitir que o futebol jogado por ela é competitivo e que há chances dessa equipe vencer a Copa, por mais difícil que seja.

    Visite também o Rio Futebol, se puder!

    Grande abraço,

    Leonardo Resende
    Rio Futebol
    http://riofutebol.blogspot.com
    adm.riofutebol@gmail.com

    ResponderExcluir