terça-feira, 17 de novembro de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 35ª RODADA - SÉRIE A

Palmeiras 2 x 2 Sport
Cruzeiro 1 x 1 Grêmio
São Paulo 2 x 0 Vitória
Coritiba 2 x 1 Atlético Mineiro
Barueri 3 x 0 Botafogo
Náutico 0 x 2 Flamengo
Avaí 3 x 1 Corinthians
Fluminense 2 x 1 Atlético Paranaense
Goiás 3 x 1 Santo André
Internacional 3 x 1 Santos

Olá amigos do FUTEBOLA!

Na 35ª rodada do Brasileirão, os três melhores times brasileiros do momento venceram seus jogos. O líder São Paulo bateu o Vitória sem se esforçar muito. O agora vice-líder Flamengo venceu o Náutico, fora de casa, e está coladinho no Tricolor Paulista. O 17º colocado Fluminense conseguiu importantes três pontos ao superar o Atlético Paranaense no Maraca. A cada rodada que passa o Campeonato se torna mais empolgante. Nunca pensei falar isso e até posso mudar de opinião mais tarde, porém, nesse momento, devo ser sincero: Viva o Brasileiro por pontos corridos! Vamos aos comentários dessa rodada.

Náutico 0 x 2 Flamengo – Estádio dos Aflitos, Recife (PE)

Com grandes atuações do “Imperador” Adriano e do goleirão Bruno, o Flamengo conquistou importantíssimos 3 pontos, em um lotado Estádio dos Aflitos, e assumiu a vice-liderança do Brasileirão.

Como tanto o Flamengo quanto o Náutico precisavam muito da vitória, a partida se mostrou muito agitada. Ambas as equipes já começaram o jogo correndo contra o relógio, pois o empate era péssimo resultado, e o Náutico até se mostrou melhor nesse início, tendo assustado o Bruno em um chute longo do Bruno Mineiro. Porém, nessa altura do Campeonato, é muito complicado atacar o Flamengo e se desguarnecer atrás. Em uma jogada ofensiva iniciada por Léo Moura, Willians cruzou para Adriano que arrumou a pelota, com açucar, para o arremate do mesmo Léo Moura. No rebote da defesa do goleiro Gleyson, Petkovic empurrou para o fundo do gol. 1 a 0 Mengão. Além desses 4 jogadores que participaram da jogada, o Zé Roberto também se encontrava presente na área, ou seja, o Flamengo atacava com meio time. Mesmo sendo bastante superior tecnicamente e quase tendo ampliado o placar com Zé Roberto, após bom passe do Léo Moura, o Flamengo não tinha o jogo nas mãos. A prova foi o quase empate do Náutico, em uma cabeçada do Carlinhos Bala e em um gol marcado pelo zagueiro Cláudio Luiz muito bem anulado pelo bandeira. O Flamengo sentia a falta de Maldonado e Juan. A ausência do primeiro dava uma certa insegurança defensiva ao Rubro-Negro, que era constantemente incomodado pelo Náutico, e o desfalque de Juan fazia a equipe atacar pouco pela esquerda. Para se ter uma idéia, o Zé Roberto, que vem se destacando muito pela esquerda, aparecia bem mais pela direita nessa partida. E foi por esse lado que o Flamengo ampliou o placar. Após mais uma jogada iniciada por Léo Moura, Zé Roberto assitiu Adriano de maneira perfeita e o “Imperador” só precisou escorar a pelota para aumentar a vantagem do Fla. Anteriormente, citei que Bruno e Adriano tiveram grandes atuações e foram os principais nomes do Rubro-Negro. Fazendo justiça, o Léo Moura também merece muitos elogios. Com uma força ofensiva digna da época em que era o melhor lateral-direito do Brasil (será que ainda é?), Léo esteve presente nos melhores lances criados pelo Mengão. Como podemos ver nessa partida, o Flamengo ganha muito com uma boa atuação de seu lateral-direito.

Após o intervalo, o Flamengo mostrou mais ainda a “Maldonado-dependência”. Mesmo sendo constantemente perigoso nos contra-ataques e com o zagueiro Álvaro em grande tarde/noite, o Fla foi mais agredido pelo Náutico do que gostaria o treinador Andrade. Dentre os contra-ataques rubro-negros, o destaque ficou pelo que Zé Roberto iniciou de maneira perfeita e concluiu de maneira horrorosa, depois da ótima participação do Adriano. Já pelo lado do Timbu, um chute do Irênio, de dentro da área, e um outro do Juliano, dessa vez de longa distância, foram as principais chances criadas. Ambos os bons arremates foram defendidos pelo goleirão Bruno e o placar final ficou mesmo no 2 a 0 para o Mengão.

Chegou em um momento do Campeonato que o torcedor rubro-negro não quer só a vaga na Libertadores. O sonho do hexa deixou de ser sonho e passou a ser real. O Mengão tá na cola do São Paulo que, sendo o time mais acostumado com a liderança do Brasileirão, sabe muito bem que não pode bobear.

Fluminense 2 x 1 Atlético Paranaense – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

O incrível Fluminense, com seu ainda mais incrível trio ofensivo, conseguiu outra vitória no Brasileirão e agora se encontra somente dois pontinhos atrás do Botafogo, primeira equipe fora da degola.

Diferentemente das partidas anteriores, principalmente as disputadas pela Copa Sul-Americana, o Fluminense não começou a partida dominando o seu adversário e se mantendo no campo ofensivo, nesse duelo contra o Atlético Paranaense. Não que o Furacão tenha tomado conta do jogo, o que não ocorreu, porém, durante os 15 minutos iniciais, o jogo estava tão pegado que não ocorreu um único chute à gol. Mas como o futebol é absurdamente imprevisível, aos 17 minutos, na primeira jogada bem trabalhada da partida, o Fluzão abriu o placar. Conca lançou Maicon na esquerda e o prata-da-casa Tricolor, após lindo drible no seu marcador, deixou Fred livre livre para sacudir o filó. O primeiro gol do Flu foi o décimo do Fred, nos últimos 10 jogos. Ele é ou não é o terror de qualquer goleiro? O Atlético Paranaense, que veio ao Rio de Janeiro com o intuito do conquistar o empate, quase conseguiu a igualdade, ainda no 1º tempo. Um desvio de letra do lateral Nei e um arremate perigoso do atacante Wallyson, ambos excelentemente defendidos pelo goleiro tricolor Rafael, quase colocaram o 1 a 1 no placar. O Fluminense voltou a assustar após cobrança de falta de Conca e linda bicicleta do Maicon, que o goleiro Galatto defendeu no susto.

Se a 1ª etapa tricolor não havia sido das melhores e a equipe conseguia a vitória parcial escorada na qualidade de seus homens de frente, após o intervalo a situação ficou pior. Nos primeiros 15 minutos do 2º tempo, o Furacão criou três boas chances de empatar a partida, sendo um chute do Alex Mineiro, que passou raspando a trave, a melhor delas. As boas atuações recentes do Fluminense, estão ocorrendo principalmente pela postura ofensiva da equipe que adianta a marcação e passa a maior parte do jogo no campo de ataque. Esses minutos iniciais da 2ª etapa mostraram que esse Fluminense, com essa organização, não é um time armado para segurar resultados apenas se defendendo. Aos 18 minutos, porém, toda a genialidade do argentino Conca, que só o Maradona não quer enxergar, fez o Fluminense ampliar a vantagem. Marcado por três defensores, o “Mago Tricolor” tirou um elefante da cartola e, com um espetacular passe, encontrou Maicon na área, livre para encobrir o goleiro. 2 a 0 Fluzão! O Atlético sentiu o golpe e Fred quase fechou o caixão depois de bobeada do setor defensivo rubro-negro. O jogo ainda pegaria fogo no final, após Marcelo diminuir para o Furacão e se iniciar uma grande pressão, no abafa do Atlético, porém o Flu conseguiu segurar a importantíssima vitória.

A “Guerra Tricolor” continua. A cada jogo que passa, seja ele do Brasileirão ou da Sul-Americana, o torcedor do Fluminense ganha mais confiança no seu time e eu mais admiração pelo trio Maicon/Conca/Fred.

2 comentários:

  1. Pior é que o Maldonado se machucou. Agora é esperar uma boa atuação do Toró (além de um tropeço do São Paulo)!

    Abraços,

    "Aleminho"

    ResponderExcluir
  2. Fala Diano!

    Excelente texto e grande análise da rodada.

    foi mais uma vez emocionante e, particularmente falando de Fla e Flu, sinto que a redenção está cada vez mais perto!!!

    Visite também o Rio Futebol, se puder!

    Grande abraço,

    Leonardo Resende
    Rio Futebol
    http://riofutebol.blogspot.com
    adm.riofutebol@gmail.com

    ResponderExcluir