quinta-feira, 29 de abril de 2010

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2010 - OITAVAS-DE-FINAL

Olá amigos do FUTEBOLA!

Flamengo 1 x 0 Corinthians – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Muita raça, garra, vontade, superação... Foi amarrando a chuteira com as veias e colocando o coração em campo que o Flamengo bateu o Corinthians em um Maraca entupido de rubro-negros.

O jogo teve inicio em uma verdadeira piscina. Chovendo bastante e com o gramado totalmente alagado, Flamengo e Corinthians fizeram um 1º tempo de futebol “bumba meu boi”. Alguns jogadores, como o lateral flamenguista Juan e o meia corintiano Danilo, até teimavam e tentavam conduzir a pelota, mas a situação estava mesmo crítica. Na proposta de jogo mais adequada, que era a de longos passes, o Flamengo se saiu melhor e conseguiu criar boas oportunidades de abrir o placar. Um arremate perigoso do Léo Moura, aos 11 minutos, após boa jogada de Juan, e uma arrancada do Vágner Love que o zagueiro Chicão bloqueou, logo depois, mostraram como o Flamengo buscava mais o ataque. Aos 31 minutos, em uma falta distante cobrada pelo Juan, a bola enganou o goleiro Júlio César e explodiu na trave, com Adriano finalizando, de voleio, o rebote para fora. Se o estado do campo não permitia ao Flamengo trocar passes, a marcação pressão fazia a equipe assutar o Timão. Porém, aos 36 minutos, após uma entrada infantil no Dentinho, o meia Michael recebeu merecidamente o segundo cartão amarelo e foi expulso. Quase simultaneamente a chuva começou a diminuir. Ou seja, o Corinthians teria um homem a mais na 2ª etapa e o campo mais seco para poder rodar a redonda e abrir espaços.

Logo aos 4 minutinhos do 2º tempo, Dentinho e Moacir fizeram linda jogada pelo lado direito e o último finalizou para defesa salvadora de Bruno. Parecia mesmo que o Corinthians faria valer a vantagem númerica. E foi a partir daí que o Flamengo mostrou aquela vibração que estava tanto em falta nos últimos jogos. A bola virou um prato de comida e os rubro-negros pareciam uns verdadeiros esfomeados. Vágner Love, como sempre ocorre quando o Fla tem um jogador expulso, fazia perfeitamente o papel de “volante”. O surpreendente Rômulo correspondia integralmente a confiança do estreante treinador Rogério e era imbatível nas coberturas. Willians, se é que é possível, corria o dobro do normal e não perdia uma única dividida. E por falar em não perder divididas, Ronaldo não ganhou sequer uma jogada do zagueiro David. Para não ser exagerado, segundos antes de ser substituído, já no fim do jogo, o “Fenômeno” fez sua única boa jogada, que terminou com um cruzamento que não foi alcançado. Realmente foi uma grande atuação de David, que em 2010 vem fazendo por merecer a vaga de Álvaro, mais até por incopetência do último.

Então, voltando ao jogo, a raça rubro-negra foi responsável por acabar com a vantagem númerica corintiana. Com exceção aos 4 primeiros minutos da 2ª etapa, em mais nenhum momento do jogo o Flamengo pareceu ter um jogador a menos. Aos 19 minutos, Juan recebeu passe de Léo Moura, foi para cima de Moacir e sofreu falta dentro da área. Duas ressalvas sobre este lance. A primeira é que eu realmente não me recordo da última atuação de tão alto nível do Juan. Fazia muito tempo que o lateral-esquerdo da Gávea não jogava tanta bola e era a principal arma ofensiva do Fla. E segundo é que, mesmo com um homem a menos, o Flamengo em nenhum momento desistiu de atacar e de jogar bola. A prova disso? O pênalti surgiu de um passe do Léo Moura para o Juan, ou seja, mesmo com dez joadores os dois laterais estavam presentes no campo de ataque. Na cobrança da penalidade, Adriano bateu com tranquilidade, sacudiu o barbante e comemorou com mais tranquilidade ainda.

Nem mesmo as entradas de Iarley e Jorge Henrique fizeram o Timão ser mais produtivo ofensivamente. Exceto a citada jogada que Ronaldo realizou antes de sair, a equipe paulista nada fez. O Flamengo, pelo contrário, e até de maneira surpreendente, ainda teve mais duas excelentes chances de aumentar a vantaagem. A primeira foi em uma cabeçada do Adriano que Júlio César e a trave impediram o gol e, na segunda, Vinícius Pacheco recebeu linda bola de Juan e bateu cruzado, raspando o poste.

Pelo fato de ter atuado com dez jogadores por aproximadamente uma hora de jogo e pelo estado pesado do campo, que era ideal para um empate sem gols, o Flamengo conseguiu um grande resultado. Se levarmos em consideração que quarta que vem, no Pacaembu, o Corinthians terá que sair para o jogo, deixará espaços em sua retaguarda e o Flamengo só não marcou gol em um jogo do ano, a vantagem rubro-negra é maior do que parece. Porém, a partida está longe, muito longe, de estar terminada. A atitude do Flamengo em São Paulo deve ser a mesma: muita garra e não abandonar o ataque.

JOGADA RÁPIDA!

Também com um homem a menos (Thiago Mota fora expulso aos 27 minutos da 1ª etapa), a Internazionale, com um ferrolho defensivo digno de entrar para a história, conseguiu segurar o Barcelona, perder por apenas 1 x 0 e garantir sua vaga na final da UEFA Champions League. Agora, na final, o Santiago Bernabéu vai assistir Inter x Bayern, Sneijder x Robben, dois cracaços holandeses dispensados pelo Real Madrid. Vai ter falta de visão assim lá na...

Um comentário:

  1. Flamengo jogou um bolão né cara! Eu, que nem pensei em ir ao Maraca porque estava decepcionado com a falta de garra e desempenho da equipe, fiquei surpresíssimo e até arrependito de ter faltado a uma partida dessas!
    E a Inter?! Nooossa! Eles podiam dar um workshop de como se defender para o mengão, eu ficaria bem feliz! hahahha
    Fora a brincadeira, a defesa da Inter conseguiu para o melhor ataque do mundo! Impressionante! Me corrija se eu estiver errado!
    Adorei os comentários, e, por mais singelo que seja o meu conhecimento por futebol, achei extremamente coerente com os jogos!
    Abração!

    ResponderExcluir