segunda-feira, 26 de abril de 2010

PRÊMIO FUTEBOLA CARIOCÃO 2010

Olá amigos do FUTEBOLA!

Terminado o Campeonato Carioca de 2010 está na hora de escalar a Seleção e escolher o craque do torneio. Provavelmente minhas escolhas serão diferentes das dos diversos meios de comunicação, da da Federação Carioca e da de todos vocês. Espero que vocês utilizem este espaço para opinar bastante, pois esta é toda a graça do futebol. Vamos à Seleção escolhida pelo FUTEBOLA!

GOLEIRO – Jefferson (Botafogo)
Confesso que já assisti o goleiro Jefferson em fases melhores do que neste Campeonato Carioca. Até mesmo no Brasileirão do ano passado ele apresentou atuações mais empolgantes. Porém, o que o goleirão alvi-negro fez na decisão da Taça Rio contra o Flamengo foi inesquecível. Pegar uma cobrança de pênalti do Adriano aos 33 minutos do 2º tempo e garantir o caneco para o Fogão fez de Jefferson o melhor goleiro do Carioca.

LATERAL-DIREITO – Mariano (Fluminense)
Como cresceu o lateral-direito do Fluminense desde os últimos meses de 2009. Se o Fluminense não fez uma campanha no Carioca para orgulhar seus torcedores, Mariano é o menos culpado. Com a decepção que foi o contratado Júlio César no lado esquerdo tricolor, Mariano foi a melhor opção ofensiva da equipe.

ZAGUEIRO-CENTRAL – Antônio Carlos (Botafogo)
Depois de entrar para a história do Campeonato Carioca por ter marcado o gol do título conquistado pelo Fluminense em 2005, nos acréscimos da final contra o Volta Redonda, Antônio Carlos escreveu seu nome nas páginas do Cariocão com a camisa gloriosa. Na proposta de jogo adotada pelo treinador alvi-negro Joel Santana um sistema defensivo seguro era imprescindível e Antônio Carlos foi essencial para a obtenção desta segurança.

QUARTO-ZAGUEIRO – Fábio Ferreira (Botafogo)
Se não foi tão seguro defensivamente quanto seu parceiro Antônio Carlos durante o Carioca, Fábio Ferreira apresentou boas atuações. Seus melhores momentos no torneio foram justamente nas duas finais, o que já justifica sua presença na Seleção do Cariocão. Na final da Taça Guanabara foi ele quem abriu o placar na vitória de 2 x 0 sobre o Vasco. Já na decisão da Taça Rio, contra o Flamengo, ele sofreu um pênalti e salvou um chute de Vágner Love que tinha endereço certo.

LATERAL-ESQUERDO – Marcelo Cordeiro (Botafogo)
O lateral-esquerdo do Bota está presente na Seleção do Cariocão pela Taça Guanabara que realizou. Se o Fogão se propos a apresentar um futebol apoiado nas bolas aéreas, Marcelo Cordeiro foi uma peça muito importante. Seus cruzamentos precisos foram a principal fonte para abastecer Loco Abreu e cia. Além do mais, ele também marcou um importantíssimo gol na semi-final da Taça GB no duelo contra o Flamengo.

VOLANTE – Leandro Guerreiro (Botafogo)
Tá aí um jogador que eu aprendi a admirar. Desde seus primeiros jogos com a camisa do Fogão, seu futebol e seu amor pelo clube só cresceram. Sua qualidade na marcação e excelente posicionamente o fazem ser um dos melhores volantes do país. Todos os botafoguenses se esforçaram muito para levar o caneco para General Severiano, mas algo me diz que Leandro Guerreiro sempre se esforçou um pouquinho mais. Como curiosidade, Leandro Guerreiro é o único jogador presente nas edições do PRÊMIO FUTEBOLA CARIOCÃO de 2009 e 2010.

VOLANTE – Souza (Vasco)
Se o Leandro Guerreiro foi disparado o melhor volante do Cariocão, escolher seu companheiro é tarefa difícil. Alguns volantes tiveram pingadas boas atuações, como o Fernando (Flamengo) e o Éverton (Fluminense), principalmente na Taça Guanabara. Porém, como é preciso escolher um, escolho o jovem vascaíno Souza. O ponto chave para colocar Souza nesta Seleção foi sua atuação na goleada por 6 x 0 sobre o Botafogo, quando fez, em minha opinião, sua melhor atuação com a camisa cruzmaltina. Souza é um jogador que possui, na mesma proporção, poder de marcação e qualidade ofensiva, tendo tudo para se tornar um dos ótimos volantes do nosso futebol. O garoto ainda vai evoluir bastante.

MEIA-OFENSIVO – Caio (Botafogo)
Desde a fase de grupos da Taça Guanabara que o garoto Caio foi se consolidando como o talismã do Botafogo. Só para citar um exemplo, na difícil vitória do Fogão sobre o América por 2 x 1, na 5ª rodada da Taça Guanabara, foi Caio quem marcou o gol decisivo aos 42 do 2º tempo. Porém o apelido de talismã se consolidou mesmo com suas atuações nos clássicos. Nos duelos contra Fla (2 x 1) e Flu (3 x 2), respectivamente as semi-finais da Taça Guanabara e da Taça Rio, foi Caio quem marcou os gols das viradas. Um garoto iluminado como Caio só poderia mesmo surgir no clube mais supersticioso do futebol brasileiro.

ATACANTE – Vágner Love (Flamengo)
Se durante praticamente todo o torneio o Flamengo não foi sombra da equipe que conquistou o Brasileirão 2009, pelo menos a contratação de Vágner Love se mostrou um acerto. O melhor jogador do Rubro-Negro na competição, muito superior a seus companheiros, além de se sagrar artilheiro do Carioca mostrou muita garra e disposição. Se realmente deixar o Flamengo, o que já é até admitido dentro do clube, fará muita falta.

ATACANTE – Herrera (Botafogo)
Antes de chegar ao Botafogo, Herrera era conhecido como um atacante de muita raça e péssima finalização. Pois foi só iniciar o Cariocão para vermos em Herrera muito mais raça do que se imaginava e uma grande capacidade de sacudir o filó. Durante toda a competição foram litros e mais litros de suor derramado e 9 gols que lhe tornaram, em minha opinião, no melhor jogador da competição. Se a torcida botafoguense reclamava com muita intensidade que algumas equipes recentes, apesar do bom futebol mostrado, não “vestia” a camisa, o Herrera deve ser idolatrado por estes torcedores com a mesma intensidade, pois transformou o manto alvi-negro em sua segunda pele.

ATACANTE – Loco Abreu (Botafogo)
A chegada de Loco Abreu ao Botafogo mostrou que algo diferente estava para acontecer. Ao desembarcar no Rio de Janeiro, o atacante uruguaio foi recebido como salvador pelos torcedores alvi-negros, mesmo que a maioria destes sequer conhecesse seu futebol. Apenas seu carisma fez com que Loco Abreu chegasse ao Fogão como ídolo. Porém, dentro das quatro linhas, ele correspondeu. Sua excepcional qualidade nas bolas aéreas fez com que o Botafogo jogasse em sua função. Falta na entrada da área adversária era perigo a vista para os adversários do Glorioso. Nas vésperas de confronto contra o Fogão, os treinadores rivais passavam horas treinando a defesa contra bolas aéreas e, na hora do jogo, de nada adiantava. A dupla Herrera/Loco Abreu ficará marcada um bom tempo na memória dos botafoguenses. E tomara que eles ainda façam muito mais.

TÉCNICO – Joel Santana (Botafogo)
Joel Santana chegou ao Botafogo logo após a equipe sofrer um histórica sapatada de 6 x 0 contra o Vasco. Acredito que ninguém, nem um indivíduo, seria capaz de afirmar ali que o Botafogo tinha time para pelo menos brigar pelo caneco. Corrigindo o que eu disse, só Joel acreditava. E com o tempo ele foi passando essa confiança para seus comandados, organizando o sistema defensivo e, principalmente, descobrindo o grande potencial de sua equipe nas bolas aéreas. Contrariando os que o chamam de retranqueiro (não sou um deles, apenas acredito que Joel sabe organizar um sistema defensivo), “Papai” Joel lançou em diversas partidas o quarteto Edno/Caio/Herrera/Loco Abreu. Sem dúvida alguma o Botafogo foi o clube que mais quis vencer o Cariocão. E em minha opinião essa vontade veio com Joel Santana.

MELHOR JOGADOR

1º Herrera (Botafogo)
2º Loco Abreu (Botafogo)
3º Vágner Love (Flamengo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário