domingo, 4 de abril de 2010

TAÇA RIO - 8ª RODADA

Olaria 1x2 Madureira
Fluminense 3x1 Macaé
Duque de Caxias 3x4 Vasco
Americano 2x0 Resende
Botafogo 2x2 Bangu
América 2x0 Volta Redonda
Tigres 1x3 Boavista
Friburguense 0x3 Flamengo

Olá amigos do FUTEBOLA!

A última rodada da fase de grupos da Taça Rio foi empolgante. O motivo? A disputa pela classificação para a próxima fase, que foi protagonizada por América e Vasco, e a briga para escapar da Segundona. O Vasco bateu o Duque de Caxias em um excelente jogo e conquistou a vaga para as semi-finais, onde enfrentará o Flamengo. No outro braço semi-final, Botafogo e Fluminense brigarão por uma vaga na decisão. Já no fundo da tabela, o Tigres foi rebaixado para a Série B e um triangular, disputado por Duque de Caxias, Resende e Friburguense, decidirá o outro degolado. Vamos aos comentários do jogo que classificou o Vasco.

Duque de Caxias 3 x 4 Vasco – Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)

Para aqueles que achavam que a última rodada da Taça Rio seria chata e previsível, Vasco e Duque de Caxias fizeram um grande jogo e o “Gigante da Colina” só conquistou sua classificação na parte final do duelo.

No quentíssimo jogo de Volta Redonda, os gols não tardaram a sair. Com 21 minutos de bola rolando, o Vasco já havia levado um grande susto, quando o veterano Maurinho abriu o placar para o Caxias após falha feia de Fernando Prass, empatado a partida, em um golaçoaçoaço do bom lateral-direito Fágner, e virado o marcador em belo gol de Élton concluindo mais bela ainda jogada de Léo Gago. Para deixar o embate ainda mais aberto, o vascaíno Nílton e o caxiense Tinoco se engalfinharam na área e o juizão mandou os dois mais cedo para o chuveiro. O jogo então perdeu um pouco de energia e apenas duas chances criadas e desperdiçadas pelo Vasco, uma com Márcio Careca e outra com Philippe Coutinho, merecem destaque.

Se os últimos minutos do 1º tempo não foram de tirar o torcedor da cadeira, após o intervalo o jogo voltou pegando fogo. Logo aos 5 minutos, Márcio Careca e Élton fizeram linda jogada que terminou nos pés de Dodô e no fundo do gol. Parecia que com dois tentos de vantagem no marcador, o Vasco havia acabado com as esperanças do América, que mesmo vencendo o Volta Redonda necessitava de um tropeço do Cruzmaltino. Porém, o inesperado resolveu dar as caras... Primeiro, Júnior cobrou uma falta daquelas que nem dois goleiros debaixo do pau seriam capazes de impedir o gol. Logo depois, Marcelo “Mariola” arrancou em velocidade desde o meio-campo, driblou Fernando Prass com tranquilidade e empatou o jogo. Para aqueles que não lembram do Marcelo “Mariola”, ele é aquele atacante que está ao lado de Pelé e Puskas como os únicos jogadores que marcaram 4 gols contra o Flamengo em uma mesma partida. Marcelo conseguiu este feito em 2007, quando atuava pelo Madureira e foi, ao lado de Dodô, então no Botafogo, artilheiro do Carioca.

Voltando ao jogo, é impossível não criticar a postura adotada pela equipe vascaína após colocar 3 x 1 no placar. Diante de um Duque de Caxias que necessitava sair para o jogo, pois lutava contra o rebaixamento, bastava ao Vasco apenas rodar a pelota e explorar os contra-ataques. Porém, o que se viu foi um Vasco saindo para o jogo como sem nenhuma organização e parecendo precisar marcar mais gols. Resultado: levou o empate em um contra-golpe que não poderia ter sofrido de maneira alguma. Com o 3 x 3 no marcador e o América vencendo seu jogo, aí sim o Vasco precisaria partir com tudo para o ataque. E partiu. Em 5 minutos, entre os 23 e 28, o “Gigante da Colina” criou 4 oportunidades de sacudir as redes. Dodô, Élton, Márcio Careca e Gean desperdiçaram chances em sequência e o desespero começava a atingir os torcedores vascaínos. Mas aos 33 minutos, novamente a dupla Élton/Dodô entrou em ação. Um sensacinal passe de calcanhar de Élton encontrou Dodô na entrada da área e o “Artilheiro dos Gols Bonitos” deu a vitória e a classificação ao Vasco. Sobre a dupla, vale ressaltar mais uma ótima atuação do Élton, que assim como no meio da semana contra o Asa, pela Copa do Brasil, foi o principal responsável pela classificação vascaína, e o poder de decisão de Dodô, que apesar de ter desperdiçado duas boas chances de sacudir o filó, marcou duas vezes e foi importantíssimo novamente.

Continuo com a opinião de que com Carlos Alberto em campo o Vasco tem totais chances de conquistar o título, porém, sem seu capitão, precisará jogar um futebol melhor para bater o Flamengo. Já o Duque de Caxias, precisa apenas repetir a vontade mostrada neste duelo para se salvar da Segundona.


JOGADA RÁPIDA!


Apesar de ter vencido o Ituano por 2 x 0, o Corinthians não depende apenas de suas forças para se classificar no Paulistão. Para um elenco que vem apresentando Tcheco, Iarley e Jorge Henrique como reservas, não vale a desculpa de dar prioridade à Copa Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário