domingo, 14 de agosto de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO 2011 - 16ª RODADA - GRÊMIO X FLUMINENSE






RESULTADOS
São Paulo 2 x 2 Atlético Paranaense
Cruzeiro 5 x 0 Avaí
Atlético Goianiense 2 x 0 Santos
Botafogo 4 x 2 América Mineiro
Corinthians 2 x 2 Ceará
Vasco 1 x 0 Palmeiras
Figueirense 2 x 2 Flamengo
Coritiba 3 x 0 Atlético Mineiro
Grêmio 2 x 1 Fluminense
Bahia 1 x 1 Internacional

ARTILHARIA
9 Gols –
Ronaldinho (Flamengo)
8 Gols – Borges (Santos) e Deivid (Flamengo)
7 Gols – Alessandro (América-MG) e Montillo (Cruzeiro)

Grêmio 2 x 1 Fluminense – Olímpico, Porto Alegre (RS)

Vestindo um lindo uniforme aurigrená, o Fluminense perdeu de virada para o Grêmio e se afastou ainda mais da zona de classificação para a Libertadores.

Na reestréia do treinador Celso Roth, o Grêmio não podia perder de maneira alguma, para não terminar a rodada na famigerada zona de rebaixamento, e foi para o jogo arquitetado no 4-3-2-1 com: Victor; Adílson, Vílson, Simon e Collaço; Fábio Rochemback, Gilberto Silva e Lúcio; Leandro e Marquinhos; André Lima. Pelo lado do outro Tricolor, o Carioca, o objetivo era se recuperar da derrota para o lanterna América Mineiro na última rodada. Assim, o técnico Abel Braga organizou a equipe no 4-2-2-2 com: Diego Cavalieri; Mariano, Digão, Márcio Rosário e Carlinhos; Valencia e Fernando Bob; Souza e Marquinho; Rafael Sóbis e Fred.

Durante a primeira metade do 1º tempo, foi difícil saber qual das equipes encontrou mais dificuldades para organizar alguma jogada ofensiva de qualidade. Enquanto no Fluminense Souza e Marquinho não apareciam para o jogo, no Grêmio era a dupla Marquinhos/Leandro que nada produzia. O jogo corria nesta infertilidade total quando Carlinhos chegou à linha de fundo e cruzou para Fred, de cabeça, aproveitar falha do goleiro Victor, abrir o placar e iniciar a reconciliação com a torcida do Flu após o “caso caipisaquê”. No entanto, a alegria do Fluminense não durou muito, pois o meia Marquinhos – que já havia cobrado uma falta perigosa – chamou a responsabilidade e com um gol após assistência do Lúcio e outro em maravilhosa cobrança de falta virou o jogo para os gaúchos antes do intervalo.

Para a 2ª etapa, Abel Braga sacou o Souza e promoveu a estréia do Martinuccio, destaque do Peñarol na campanha vice-campeã da Libertadores deste ano. Porém, escalado como meia ao invés de segundo atacante, posição na qual se destacou, o argentino não rendeu e o Flu continuou com enormes dificuldades ofensivas, sendo a melhor chance do início do 2º tempo gremista, em arremate do atacante Brandão. Aos 23 minutos, Araújo entrou no lugar do Marquinho e o Fluminense ficou com quatro atacantes de origem e nenhum meia-armador em campo. Assim, a última metade da 2ª etapa ficou clara: enquanto o Fluminense avançava sem organização, o Grêmio esperava o erro do rival para contra-atacar. Chances até surgiram, com Araújo em chute longo e Digão de cabeça pelos cariocas e um forte arremate do Miralles pelos gaúchos, mas o placar final ficou mesmo no 2 x 1 para os gremistas. Vale destacar aqui a força de vontade do Grêmio, que apesar das limitações técnicas e falta de criatividade não parou de correr sequer um minutinho, e a atuação sólida e segura do volante Gilberto Silva, destaque da partida ao lado do decisivo Marquinhos.

Com a derrota, a oitava em 15 jogos, o Fluminense já perdeu mais nesta competição do que em toda a campanha campeã do ano passado. Será que o Conca realmente faz tanta falta assim?

TRÊS TOQUES!

- E parece que a “Locomotiva do Fogão” engrenou de vez. Depois de dar um show de bola contra o Vasco e vencer o Atlético Mineiro pela Copa Sul-Americana, fora de casa, o Glorioso conseguiu uma ótima virada diante do América Mineiro. A cada rodada que passa o Bota comprova que vai brigar na parte de cima da tabela.

- Se existe um time que tem muito o que comemorar ao final desta 16ª rodada do Brasileirão este é o Vasco. Além de conquistar importantíssimos 3 pontos ao vencer o Palmeiras com um golaço de falta do Bernardo, o Cruzmaltino viu Corinthians, Flamengo e São Paulo – rivais na briga pelo caneco – empatarem seus jogos e agora está a somente 4 pontos da liderança. O Corinthians perdeu preciosos pontos contra o Ceará, em pleno Pacaembu, e o São Paulo, também em casa, no Morumbi, não conseguiu superar o Atlético Paranaense. Já o Flamengo abriu 2 x 0 contra o Figueirense, gols do já injustamente criticado Deivid, mas não conseguiu segurar o bom time do técnico Jorginho.

- E o Santos, amigos? Desde o retorno da dupla Neymar/Ganso da Copa América, o “Peixe” perdeu quatro dos seus seis jogos, justamente os que o Neymar esteve em campo. Desta vez, a derrota foi para o Atlético Goianiense, que, com o resultado, conseguiu escapar da zona da degola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário