domingo, 4 de março de 2012

CAMPEONATO CARIOCA 2012 - TAÇA RIO- 2ª RODADA - DUQUE DE CAXIAS X FLAMENGO




RESULTADOS

Friburguense 0 x 0 Resende

Olaria 0 x 2 Vasco

Fluminense 3 x 0 Nova Iguaçu

Bonsucesso 1 x 1 Bangu

Botafogo 3 x 1 Volta Redonda

Madureira 2 x 1 Americano

Boavista 2 x 3 Macaé

Duque de Caxias 1 x 2 Flamengo


ARTILHARIA

9 Gols – Alecsandro (Vasco)

7 Gols – Herrera (Botafogo), Rômulo (Friburguense) e Somália (Boavista)


Duque de Caxias 1 x 2 Flamengo – Moacyrzão, Macaé (RJ)


Flamengo sua litros e mais litros e só garante os três pontos contra o Duque de Caxias, em cobrança de pênalti de Ronaldinho, quando, pela expulsão de Bottinelli, contava com apenas 10 homens em campo.

Depois de uma campanha dentro de seus limites na Taça Guanabara e de uma derrota na estreia da Taça Rio, o Duque de Caxias foi para o duelo contra o Flamengo organizado pelo Eduardo Allax no 4-3-3 com: Fernando; Arílson, Paulão, Jorge Fellipe e Rodrigues; Romário, Juninho e Raphael Augusto; Jefinho, Whatthimen e Gilcimar. Sem poder contar com três de seus homens de confiança – Aírton, Willians e Renato, todos volantes – Joel Santana apostou nos garotos e mandou o Flamengo a campo esquematizado no 4-3-3 com: Felipe; Galhardo, Marcos González, David Braz e Junior Cesar; Luiz Antônio, Muralha e Camacho; Deivid, Ronaldinho e Vagner Love.

Pelo terceiro jogo seguido do Cariocão, o Flamengo conseguiu balançar as redes antes de o relógio do juiz apontar o minuto 15. O autor do gol? Assim como nas outras duas vezes, Vagner Love, que poderia ter ampliado a vantagem para o Rubro-Negro aos 16, em rápido e certeiro contra-golpe iniciado pelos pés do Camacho. Falando em Camacho, sempre que entra em campo o garoto mostra um capricho no passe que poucos – pouquíssimos – no elenco do Fla possuem. Merece ser olhado com mais atenção. Mas se Camacho deu mais qualidade nos passes do Fla, a ausência dos cães de guarda tão valorizados por Joel Santana diminuiu a pegada da equipe. Assim, o Duque de Caxias conseguiu trocar mais a bola no campo de ataque do que o Flamengo poderia permitir e chegou a assustar o goleiro Felipe, enquanto este esteve em campo, já que seria substituído pelo Paulo Victor aos 20 minutos, após um preocupante choque com o atacante Gilcimar.

Pela boa 1ª etapa e pelo fato de perceber que o Flamengo estava longe de ser um bicho de sete cabeças, o Duque voltou do intervalo confiante ofensivamente e o não tardou a ser recompensado. Rodrigues cobrou falta à la Ronaldinho contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 2002 e, para a tristeza dos flamenguistas, Paulo Victor interpretou David Seaman com perfeição. Resultado: empate no placar. Empate este que por pouco não se transformou em virada em finalização do Gilcimar. Amigos, a verdade é que desde a volta dos vestiários o Duque dominava o jogo com certa facilidade. Com esta percepção, Joel Santana apostou na entrada do Bottinelli, mas, com menos de 10 minutos em campo, o argentino deu uma entrada criminosa e foi expulso. Tudo indicava que a vaca rubro-negra estava a caminho do brejo, até que Ronaldinho, então em mais uma atuação furreca, cobrou uma falta que obrigou o goleiro Eduardo a mandar a pelota para escanteio, cobrou o escanteio que resultou em pênalti no Love e cobrou o pênalti para dar números finais ao jogo. Que não terminaria antes de o Duque chegar perto da igualdade por mais duas vezes.

Vale a pena utilizar estas últimas linhas para comentar a estreia do zagueiro Marcos Gonzalez. Um pouco estabanado nos primeiros minutos, o chileno não precisou de muito tempo para mostrar que entende mais do assunto do que seus companheiros de defesa no Flamengo. Hoje – nunca se sabe o amanhã, principalmente no futebol – é titular absoluto e indiscutível.


JOGADA RÁPIDA!

- Muito diferente da rodada de abertura da Taça Rio, onde só o Botafogo sentiu o gostinho dos três pontos, o fim de semana contou com triunfo de todos os “grandes”. Porém, e apesar de Boavista e Resende, os mais perigosos dos times de menor investimento, não terem vencido seus jogos, ainda é muito cedo para afirmar que as semi finais do 2º turno contarão com Bota, Fla, Flu e Vasco.


PELO BRASIL AFORA!

- O Santos não só venceu o então invicto Corinthians, mas venceu sua sétima partida seguida, totalizando 22 gols marcados. Arouca, Henrique, Íbson, Ganso, Neymar... Do meio para frente o Santos tem muita gente que sabe tratar a redonda com carinho e não será nenhuma surpresa se, pelo segundo ano consecutivo – não seria exagero dizer terceiro –, o “Peixe” for o grande protagonista do futebol brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário