quinta-feira, 29 de março de 2012

COPA LIBERTADORES 2012 - 1ª FASE - OLIMPIA X FLAMENGO





Olimpia (PAR) 3 x 2 Flamengo – Defensores del Chaco, Assunción (PAR)


Flamengo perde para o Olimpia no vibrante Defensores del Chaco e termina a rodada fora da zona de classificação para a fase de mata-mata.

Para fazer valer o apoio dos torcedores que lotavam o pulsante Defensores Del Chaco, o suspenso Gerardo Peluso esquematizou o Tricampeão da Libertadores Olimpia no 4-4-2 com: Silva; Najera, Romero, Meza e Ariosa; Aranda, Orteman, Fabio Caballero e Marín; Zeballos e Luis Caballero. A uma vitória de assumir a liderança isolada do grupo e dar um grande passo rumo à classificação, o Flamengo foi organizado pelo Joel Santana no 4-3-1-2 e adentrou o gramado com o seguinte onze inicial: Felipe; Léo Moura, Marcos González, David Braz e Junior Cesar; Luiz Antônio, Willians e Muralha; Bottinelli; Ronaldinho e Vagner Love.

O que de pior pode acontecer a um visitante de um estádio que joga junto numa Libertadores? Sofrer um gol no início da partida. E foi justamente o que aconteceu com o Flamengo, quando, aos 6 minutos, Zeballos alçou a pelota na área e o veterano Orteman se adiantou a Luiz Antônio para estufar as redes. O Rubro-Negro sentiu o gol e o nervosismo com os adversários e com a arbitragem dificultou o seu jogo durante uns giros do relógio. A partir do minuto 20, o duelo adquiriu um panorama facilmente identificado: o Olimpia recuado, com duas linhas de quatro bem postadas e jogando todas suas fichas nos contra-ataques e o Flamengo com a posse de bola e com seus volantes no campo de ataque. Porém, com Ronaldinho engessado no flanco esquerdo, Bottinelli pouco participativo e volantes que não primam pela qualidade nos passes, o Fla conseguiu apenas uma finalização, com Vagner Love, enquanto os paraguaios, em dois arremates do bom meia-esquerda Marín, foi mais perigoso.

Logo aos três minutos da 2ª etapa sorrisos surgiram nos rostos flamenguistas, após o sempre letal Vagner Love concluir com perfeição assistência de Ronaldinho. Os sorrisos, entretanto, não tardaram a desaparecer, pois, aos 6 minutos, Gonzalez errou uma rebatida e Zeballos devolveu a vantagem no placar para o Olimpia. Assim como ocorrera em boa parte do 1º tempo, o duelo entre a posse de bola rubro-negra e os esporádicos ataques alvinegros voltou a tona. Com Ronaldinho e Bottinelli mais vivos na cancha, Vagner Love passou a receber mais bolas e o Flamengo a ser mais contundente em suas ações ofensivas. Isso até Aranda acertar um chutaço de fora da área e assinalar o terceiro gol paraguaio, aos 25 minutos. Pouco depois, também com um chutaço de longa distância, Bottinelli recolocou o Fla no jogo, mas os comandados de Joel Santana não tiveram forças e qualidade para conquistar um feito semelhante ao do Olimpia, no Engenhão, e empatar o escore em três gols.

Na busca pela classificação, o Flamengo terá o Emelec, que saiu de campo derrotado em três de seus quatro jogos no torneio, e o Lanús, atualmente na 17ª colocação do Clausura Argentino, pela frente. Vamos e venhamos, apesar deste revés diante do Olimpia, o Clube da Gávea tem totais condições de seguir na Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário