domingo, 12 de agosto de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO - 16ª RODADA - ATLÉTICO MINEIRO X VASCO









RESULTADOS
Santos 2 x 2 Atlético Goianiense
Sport 0 x 1 Figueirense
Bahia 0 x 1 Cruzeiro
Flamengo 2 x 0 Náutico
São Paulo 1 x 2 Grêmio
Internacional 2 x 1 Ponte Preta
Atlético Mineiro 1 x 0 Vasco
Coritiba 1 x 2 Corinthians
Fluminense 1 x 0 Palmeiras
Portuguesa 1 x 1 Botafogo

ARTILHARIA
8 Gols
Vagner Love (Flamengo)
Fred (Fluminense)
Alecsandro (Vasco)
7 Gols
Luís Fabiano (São Paulo)
Roger (Ponte Preta)
6 Gols
Marcelo Moreno (Grêmio)
Wellington Paulista (Cruzeiro)


Atlético Mineiro 1 x 0 Vasco – Independência, Belo Horizonte (MG)

Em duelo de primeiros colocados, Ronaldinho Gaúcho joga uma barbaridade, Atlético Mineiro vence Vasco e abre três pontos – com um jogo a menos – na liderança.

Para chegar a assustadora marca de 12 vitórias em 15 jogos e espantar qualquer possibilidade de crise devido a problemas extra-campo, o Atlético Mineiro foi para o jogo organizado pelo Cuca no 4-2-3-1 com: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Junior César; Pierre e Leandro Donizete; Guilherme, Ronaldinho e Bernard; Jô. O Vasco escutou o apito inicial ostentando uma marca de sete jogos sem buscar a bola nas próprias redes, a uma vitória do topo da tabela e esquematizado pelo Cristóvão Borges no 4-3-3 com: Fernando Prass; Auremir, Dedé, Douglas e William Matheus; Nilton, Juninho Pernambucano e Wendel; Eder Luís, Carlos Alberto e Alecsandro..

Cheio de energia pelo apoio da pulsante torcida, o Atlético Mineiro até tentou a velha estrategia presente no manual dos mandantes: pressionar o adversário nos primeiros minutos. Contudo, o Vasco soube como escapar do ímpeto inicial atleticano e não deixar a partida se tornar um ataque versus defesa. Com o caminhar do relógio, o “Galo” ganhou força e passou a incomodar mais o arqueiro Fernando Prass, que precisou mostrar muita atenção para manter seu filó intocável. Ronaldinho alçou pelotas perigosas na área – na melhor delas Leonardo Silva obrigou Prass a realizar dificílima defesa – Bernard foi um perigo constante e Marcos Rocha aparecia em tudo quanto era canto, não só no flanco direito. Esta dinâmica ofensiva mineira e um certo “sumiço” do Juninho Pernambucano deixaram o Cruz-Maltino encurralado em boa parte da 1ª etapa.

A entrada de Tenório no intervalo quase deu resultado imediato quando o equatoriano deixou Réver na saudade em belíssima jogada, mas era só fogo de palha. O Atlético descobriu que o caminho para o pote de ouro era o seu lado esquerdo de ataque e com Ronaldinho jogando demais foi com tudo em busca do triunfo. O Gaúcho partiu para cima dos zagueiros como não se via há tempos, exalou categoria, sofreu faltas próximas à área rival, deu passes de ilusionista, infernizou a retaguarda vascaína... Foi justamente dos pés de Ronaldinho que nasceu o decisivo gol de Jô, aos 24 minutos. O Independência quase veio a baixo. A empolgação era tanta que o próprio time atleticano ficou um pouco extasiado e deixou o Vasco viver seu momento mais ofensivo na partida, cujo o resultado, contudo, foi só uma perigosa cobrança de falta do Juninho.

No duelo entre os dois melhores jogadores do Brasileirão até o momento, Bernard apareceu bem no ataque e na defesa e foi superior a um Juninho Pernambucano que só se destacou em um chute longo. Mas o dono do jogo foi outro nome. Um craque acostumado a sair de campo com os mais efusivos aplausos: Ronaldinho Gaúcho.


CURTINHAS PELO BRASILEIRÃO!

- O Flamengo conquistou duas vitórias em sequência – Figueirense e Náutico – mais pela volta de Vagner Love a sua letal normalidade do que pela visível, porém ainda pequena, evolução tática. O 2º tempo contra o “Timbu” mostrou uma equipe rubro-negra que ainda necessita de muitos reparos.

- Algumas vozes dizem que o Fluminense vence mas não encanta. No entanto, exigir vitórias brilhantes de uma equipe que vem desfalcada de nomes do quilate de Wellington Nem e Deco chega a ser incoerência. O fato de o Flu alcançar a vice-liderança sem dois dos melhores jogadores do país deve ser valorizado.

- O sábado foi tenebroso para o futebol nordestino, com derrotas de Bahia, Sport e Náutico. Já o domingo foi dos sonhos para gaúchos e mineiros, que fecharam a rodada com 100% de aproveitamento e quatro dos seis primeiros colocados.

- Romarinho e Paulinho. A dupla corintiana tem nome no diminutivo, mas um futebol maiúsculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário