quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PARABÉNS PELO CENTENÁRIO E MUITO OBRIGADO, NELSON RODRIGUES!


Existem momentos no qual o futebol transcende, e seus ramos brotam por outras áreas de nossa vida, não como algo secundário, mas como protagonista. Muitas destas vezes devido à política e outras tantas à guerras, mas houve um homem que precisou apenas de palavras para tornar o futebol um universo sem fim. O que os seus olhos enxergavam dentro e ao redor das quatro linhas nenhum outro alcançou, e, muito provavelmente, jamais alcançará. Este homem, este patrimônio nacional, esta lenda, Nelson Rodrigues, comemoraria, hoje, 100 anos, caso ainda tivéssemos o imensurável prazer de tê-lo entre nós.

O futebol era muito mais futebol nas crônicas de Nelson Rodrigues. O “complexo de vira-latas”, que, até Pelé, Garrincha e brilhante companhia, na Suécia, em 1958, não deixava nós, brasileiros, nos sentirmos em pé de igualdade com os europeus, é de uma grandeza sociológica que só os especiais são capazes de criar. Assim como o “Sobrenatural de Almeida”, uma obra-prima da relação entre misticismo e esporte, que faz até o mais cético dos céticos pensar duas vezes antes de desprezar sua existência.

Por sorte do futebol brasileiro, Nelson Rodrigues amava este esporte e lhe emprestava toda sua genialidade. Sem suas palavras, nossos craques e clubes, a Seleção Brasileira e até mesmo nós, os torcedores, seriam menores. Sabe quando algum inconveniente surge do nada, em um momento onde sua empolgação está no ápice, e diz: “Mas porque você gosta disso? São apenas homens correndo atrás da bola”. Pois, bem, amigos, graças a Nelson Rodrigues, o futebol se tornou muito – mas muito! – maior do que isso.

Muito obrigado, Nelson Rodrigues, e Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário