quinta-feira, 23 de agosto de 2012

COPA SUL-AMERICANA 2012 - FASE NACIONAL - BOTAFOGO X PALMEIRAS



Botafogo 3 x 1 Palmeiras – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)


Botafogo luta até o apito final, marca três vezes, mas sofre o temido gol fora de casa e é eliminado da Sul-Americana pelo Palmeiras.

Com a necessidade de levantar o véu da noiva para conseguir a classificação, Oswaldo de Oliveira resolveu apostar no esquema 3-5-2 e escalou o Botafogo com: Jefferson; Brinner, Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Lucas, Andrezinho, Renato, Seedorf e Lima; Elkeson e Rafael Marques. Repleto de desfalques, Valdívia e Marcos Assunção eram dois deles, o Palmeiras foi para o jogo esquematizado pelo Felipão no 3-4-1-2 com: Bruno; Román, Leandro Amaro e Maurício Ramos; Patrick, João Vítor, Henrique e Juninho; Mazinho, Obina e Barcos.


Na maior parte da 1ª etapa, o Botafogo ficou encaixotado no esquema defensivo organizado pelo Felipão e bem desempenhado pelo onze alviverde. O trio de zagueiros palestrino praticamente não trabalhou, pois a linha de quatro, postada exatamente a sua frente, bloqueava qualquer tentativa ofensiva do Fogo, que conseguia apenas trocar passes laterais. E mais, quando o Alvinegro tinha a chance de alçar a pelota parada na área, Barcos e Obina afastavam o perigo. Quando o relógio se aproximava do minuto 30, as tramas criativas deram o ar da graça. Barcos quase marcou um golaço de fora da área, o Fogão abriu o placar com Seedorf, livre, leve e solto, a completar jogada de Andrezinho e de um impedido Lucas, Obina levou perigo de bicicleta e, ainda antes do intervalo, Patrick igualou o escore após receber bola redondinha do categoria pura Barcos.

Não ocorreu nenhuma alteração no intervalo. De jogadores, pois a atitude botafoguense foi totalmente diferente, uma atitude digna de quem precisava de três gols para se classificar. Apesar de a grande maioria de suas ações ofensivas terminarem com a bola cruzada na área rival, o Fogo conseguiu dois gols em jogadas mais bem trabalhadas e que encontraram brechas na então sólida defesa rival. Primeiro com Renato, cheio de classe, depois com Lodeiro, a finalizar contra-ataque de manual. Entre ambos os gols, Elkeson ainda acertaria, de cuca, o poste. Com sua vaca a caminho do brejo, o Palmeiras tentou dar o golpe letal em finalizações de Mazinho e Barcos, porém logo a pressão botafoguense se retomaria a intensidade. De toda e qualquer maneira o “Glorioso” buscava o heroico tento, enquanto dez jogadores alviverdes apontavam o nariz para o “Pirata” Barcos e chutavam a gorducha nesta direção.

Este foi o cenário do embate até o apito final, que chegou para carimbar o passaporte do Palmeiras para a fase internacional da Copa Sul-Americana e dar mais um triunfo em mata-mata para o expert Luiz Felipe Scolari, que entende como poucos do assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário