quinta-feira, 9 de agosto de 2012

CAMPEONATO BRASILEIRO 2012 - 15ª RODADA - FIGUEIRENSE X FLAMENGO


Figueirense 0 x 2 Flamengo – Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)

Em jogo surreal, que teve até beijo do Loco Abreu no escudo do Botafogo, Flamengo mostra evolução após 10 dias de treino sob o comando de Dorival Júnior e, com dois gols do libertado Vagner Love, afunda ainda mais o lanterna Figueirense.  

Repleto de modificações em relação aos onzes escalados pelo Joel Santana e às próprias últimas partidas, o Flamengo foi para o duelo esquematizado pelo Dorival Júnior no 4-3-3 com: Felipe; Léo Moura, Thiago Medeiros, González e Ramón; Cáceres, Luiz Antônio e Renato; Negueba, Thomás e Vagner Love. Sem apertar a mão da vitória desde a primeira rodada, o Figueirense escutou o apito inicial organizado pelo Hélio dos Anjos no 4-3-3 com: Wilson; Léo, Fred, Anderson Conceição e Marquinho; João Paulo, Jackson e Claudinei; Ronny, Caio e Loco Abreu.

Em tempos olímpicos, vale a comparação do 1º tempo com uma corrida de 100 metros rasos, de tão eletrizante. Expulsões foram duas, uma para cada lado: Anderson Conceição recebeu o segundo amarelo aos 34 e Léo Moura o vermelho, direto, aos 47. Vale aqui uma observação: a maioria dos jogadores não consegue identificar, com o jogo em andamento, o critério de um juiz, e repetem, seguidamente, faltas merecedoras de cartão. No assunto oportunidades de gols, o Fla, com o Negueba em noite de “Capeta em Forma de Guri” e boa estreia de Cáceres, criou mais, porém Love e o próprio Negueba não conseguiram passar pelo goleiro Wilson e um arremate do Luiz Antônio beijou a trave. Já o Figueira, mesmo sem ter sido capaz de colocar sequer uma pelotinha na cabeça do Loco Abreu, assustou o Felipe em chutes longos e em uma tabelinha entre o uruguaio e o Ronny que este desperdiçou.

A 2ª etapa iniciou com uma certa cautela, mas o ritmo de corrida de fundo acabaria aos 17 minutos, quando Adryan cobrou córner na cabeça de Vagner Love e o “Artilheiro do Amor” colocou fim ao jejum de oito jogos sem sacudir o barbante. Aí, como já era de se esperar devido ao menor número de homens nas quatro-linhas, ao consequente esvaziamento dos setores de meio-campo, e à busca do Figueirense por, pelo menos, um empate, os espaços vazios se proliferaram. Os catarinenses chutaram de tudo quanto foi canto. De dentro e de fora da área, da esquerda e da direita, além de um potente “chute” de cabeça do Loco Abreu que explodiu no poste. Porém, foi o Flamengo que alterou o placar, novamente através dos pés do agora sem uma bigorna nas costas Vagner Love, aos 42 minutos.

Quando as cortinas já começavam a se fechar, Loco Abreu protagonizou uma cena que nunca mais será esquecida e terá seu lugar em todos os livros do futebol carioca. Vaiado, apupado e buzinado pela torcida flamenguista, o uruguaio foi até a linha de fundo, levantou seu uniforme, beijou um escudo do Botafogo que carregava na camisa de baixo e, com as mãos, imitou histórica cavadinha que deu o Cariocão de 2010 ao “Glorioso”. Coisa de “Loco”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário