domingo, 5 de maio de 2013

BOTAFOGO CAMPEÃO CARIOCA DE 2013!


Botafogo 1 x 0 Fluminense – Estádio da Cidadania, Volta Redonda (RJ)

Não podes perder, perder pra ninguém! Fogão vence Fluminense, conquista a Taça Rio com 100% de aproveitamento e leva o Cariocão 2013 de maneira incontestável.

Para sua sexta decisão de Taça Rio nos últimos sete anos, o Botafogo, que tinha a vantagem do empate, foi organizado pelo Oswaldo de Oliveira no 4-2-3-1 com: Jefferson; Lucas, Bolívar, Dória e Júlio Cesar; Marcelo Mattos e Gabriel; Fellype Gabriel, Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques. Jogando pelo seu terceiro caneco na história da Taça Rio e para impedir o título carioca botafoguense de forma antecipada, o Fluminense foi escalado pelo Abel Braga no 4-3-3 com: Diego Cavalieri; Bruno, Digão, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean e Wágner; Wellington Nem, Rhayner e Thiago Neves.

Que final não é lugar de brincadeira e deve ser jogada de maneira dura ninguém contesta, porém o “Clássico Vovô” começou tão viril e discutido que a partida sequer andava. Quando o “pega pra capar” diminuiu, o Fluminense passou a mostrar profundidade nos avanços pela esquerda, com Carlinhos sempre acionado, e o Botafogo a colocar seu tripé de meias para funcionar. As chances claras de gols, contudo, não foram numerosas: Rafael Marques teve gol anulado por um impedimento que nem o tira-teima televisivo conseguiu confirmar, e o tricolor Rhayner obrigou Jefferson a usar de toda sua elasticidade. No fim da etapa inicial, o Bota viveu o melhor momento de um time até então. Encurralou o Fluminense em seu campo, abriu o placar com Rafael Marques – que dominou e bateu no melhor estilo “matador” – e quase ampliou com Fellype Gabriel.

O Tricolor precisava de dois gols para impedir o rival de soltar o grito de campeão, mas foi o Fogão que voltou do intervalo cheio de disposição e força física. Enquanto o Flu errava passes em sequência, Seedorf encontrava toda a liberdade do mundo para levar o Alvinegro ao ataque. Em pouco mais de 20 minutos, Bolívar, Rafael Marques, Lodeiro e o próprio Seedorf bombardearam a meta defendida pelo Cavalieri, mas, apesar de tecnicamente impecáveis, as tramas ofensivas alvinegras não sacudiam o barbante. A melhor chance botafoguense para fechar o caixão tricolor veio aos 33 minutos, quando Digão cometeu pênalti em Bolívar, mas Seedorf fez a bola bater, lentamente, no travessão. E nem assim o Flu ganhou ânimo e pernas para tentar uma pressão na base do bumba-meu-boi e tirar o caneco de General Severiano.

Foram 15 vitórias em 19 jogos, sendo as últimas 11 de maneira consecutiva. Na Taça Rio, quando muitos acreditavam em relaxamento após o título da Taça Guanabara, veio uma campanha com 100% de aproveitamento. O ataque foi o mais positivo. A defesa, a menos vazada. O Cariocão 2013 não poderia terminar em melhores mãos do que as botafoguenses. E para os que desejam o fim dos estaduais em troca de uma maior pré-temporada, como as europeias, o choro do multicampeão Seedorf é a melhor das respostas.

PARABÉNS, FOGÃO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário