domingo, 12 de maio de 2013

PRÊMIO FUTEBOLA CARIOCÃO 2013


Craque FUTEBOLA Cariocão 2013
Seedorf (Botafogo)

Seleção FUTEBOLA Cariocão 2013
1 – Jefferson (Botafogo)
2 – Lucas (Botafogo)
3 – Bolívar (Botafogo)
4 – Dória (Botafogo)
5 – Gabriel (Botafogo)
6 – Júlio Cesar (Botafogo)
7 – Fellype Gabriel (Botafogo)
8 – Jean (Fluminense)
9 – Hernane (Flamengo)
10 – Seedorf (Botafogo)
11 – Lodeiro (Botafogo)
Técnico: Oswaldo de Oliveira














Goleiro – Jefferson (Botafogo)
A sadia disputa entre Jefferson e Diego Cavalieri pelo posto de melhor goleiro do país teve mais um round no Cariocão. Desta vez, melhor para o felino arqueiro alvinegro. Por atuações enormes, como a contra o Flamengo na semifinal da Taça Guanabara, por defesas decisivas – voou para salvar uma bomba do vascaíno Fellipe Bastos, aos 50 minutos da final da mesma Taça GB – e pela marca de apenas três gols sofridos nos últimos 11 jogos da campanha, Jefferson é o camisa 1 da Seleção do Cariocão.

Lateral-direito – Lucas (Botafogo)
Lucas fez o gol do título da Taça Guanabara, contra o Vasco, e comeu a bola diante do Fluminense na decisão da Taça Rio. Somente estas duas atuações são suficientes para fazer do botafoguense o melhor lateral-direito do Carioca. Hoje, Lucas sabe de suas funções no esquema do Oswaldo de Oliveira e atua como um lateral no sentido exato da posição, defendendo e atacando.

Zagueiro-central – Bolívar (Botafogo)
Visto com desconfiança quando contratado, Bolívar colocou toda sua experiência a serviço do Fogão e terminou o Estadual como o xerifão da zaga alvinegra. E mais: além de segurança e seriedade, ainda mostrou seus dotes ofensivos e marcou quatro gols no torneio.

Quarto-zagueiro – Dória (Botafogo)
Depois de fazer parte da péssima campanha da Seleção Brasileira sub-20 no Campeonato Sul-Americano, Dória tinha tudo para viver um momento de baixa, muito comum nos jogadores jovens. Porém, com tranquilidade e ótimo futebol, encaixou seu jogo com o do experiente Bolívar e, hoje, é titular absoluto, deixando defensores como Antônio Carlos e André Bahia no banco de reservas.

Lateral-Esquerdo – Júlio Cesar (Botafogo)
Júlio César começou a ganhar a vaga na Seleção do Cariocão com um gol antes do primeiro minuto na semifinal da Taça Guanabara, diante do Flamengo. A partir dali, tomou conta da posição e, se ainda não recuperou o futebol de seus melhores dias, virou peça importante na sincronizada engrenagem alvinegra.

Primeiro Volante – Gabriel (Botafogo)
Em um time que mescla experiência e juventude como é o Fogão, o símbolo da raça, determinação e vigor físico tem apenas 20 anos. À frente da zaga alvinegra, Gabriel fez do “lutar pela bola como se fosse um prato de comida” o seu lema, comemorou até lateral e deu força e pegada ao dinâmico meio-campo botafoguense. Grata surpresa lançada por Oswaldo de Oliveira.

Segundo Volante – Jean (Fluminense)
Quando não foi poupado pela estratégia tricolor de priorizar a Libertadores, Jean foi o motor do Fluminense. Mesmo sem o status de estrela que tem alguns de seus companheiros, é inimaginável pensar o Flu atual sem o vigor para defender e atacar de Jean, que ainda incluiu ao seu repertório os arremates com a bola parada para assinalar dois belos gols de falta.

Meia-direita – Fellype Gabriel (Botafogo)
Quem viu o dinâmico e incansável Fellype Gabriel neste Carioca nem acredita que um dia ele foi considerado um jogador frágil. Fosse como volante ou aberto pela direita no tripé de meias, Fellype deu qualidade, organização e movimentação ao meio-campo do Fogão, além de assistências e gols. No 3 a 0 que praticamente eliminou o Vasco, pela fase de grupos da Taça Rio, teve aquela que foi a melhor dentre suas ótimas atuações.

Meia-central – Seedorf (Botafogo) – O craque FUTEBOLA do Cariocão de 2013
Liderança, confiança, categoria, inteligência, experiência, entusiasmo, visão de jogo, seriedade, organização, respeito... Estes são alguns dos benefícios que Seedorf colocou à disposição do Fogão na campanha esmagadora do Carioca de 2013. Campeão das principais competições de clubes do planeta, o craque teve a hombridade para honrar a camisa botafoguense e levar a sério o tradicional Campeonato Carioca. Suas lágrimas após a conquista do título são históricas, um símbolo do seu espírito de vencedor. Por tudo que representa para o Botafogo atual, e pela bola redondíssima que joga, Seedorf é o dono do Prêmio FUTEBOLA Cariocão 2013.

Meia-esquerda – Lodeiro (Botafogo)
Não importa se contra os adversários mais frágeis, diante de surpresas ou nas brigas de cachorro grande, Lodeiro sempre saiu de campo merecedor de aplausos, e fica impossível eleger sua melhor partida na competição. Com garra, velocidade, incessante movimentação, muita qualidade com a pelota nos pés e oito gols, Lodeiro só não termina o Carioca como o grande craque porque Seedorf tem um algo a mais para fornecer que a idade do uruguaio ainda não o permite dispor.  

Centroavante – Hernane (Flamengo)
No pífio Carioca realizado pelo Flamengo, Hernane é o único nome a se salvar. Tanto na boa fase rubro-negra, quando a bola chegava mais redonda, como na ruim, quando viveu de migalhas, o “Brocador” cumpriu sua obrigação de sacudir o barbante. Fez 12 gols, balançou as redes de Bota, Flu e Vasco e terminou no topo da artilharia.

Técnico – Oswaldo de Oliveira (Botafogo)
Seria uma baita incoerência olhar para uma Seleção do Campeonato com nove jogadores alvinegros, ou para a campanha irretocável realizada pelo Fogão, e não dar méritos ao Oswaldo de Oliveira. A escolha dos nomes – como os de Bolívar e Dória para a zaga –, a recuperação de Lucas, Júlio César Marcelo Mattos e Rafael Marques, a movimentação de Seedorf, Lodeiro e Fellype Gabriel, a utilização dos garotos Dória, Gabriel e Vitinho... Oswaldo tem muita importância na montagem deste Botafogo versão 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário