sábado, 25 de maio de 2013

JOGOS INESQUECÍVEIS DO BRASILEIRÃO - FLUMINENSE X ATLÉTICO PARANAENSE 1996


Fluminense 2 x 3 Atlético Paranaense

Campeonato Brasileiro de 1996 – 20ª Rodada da Fase Inicial

10 de novembro de 1996

Estádio das Laranjeiras, Rio de Janeiro (RJ)

FLUMINENSE: Percovich; Charles Guerreiro, Lima, César e Paulo Roberto; Alexandre Seixas, Hugo (Uidemar), Cadu e Rogerinho (Marcelo Sander); Barata e Leonardo (Flavinho). Técnico: Renato Gaúcho.

ATLÉTICO PARANAENSE: Ricardo Pinto; Alberto Neto, Reginaldo, Andrei e Branco; Clébertong, Alex Lopes, Jean Carlo (Jorginho) e Luís Carlos (Roberto Ramos); Paulo Rink e Oséas. Técnico: Evaristo de Macedo.

Gols: Leonardo (Fluminense) aos 3’, Luís Carlos (Atlético Paranaense) aos 21’ e Paulo Rink (Atlético Paranaense) aos 37’ do 1º tempo. Luís Carlos (Atlético Paranaense) aos 9’ e Paulo Roberto (Fluminense) aos 15’ do 2º tempo.

O Brasileiro de 1996 foi marcante para o Fluminense não só por decretar o primeiro de três rebaixamentos seguidos na história do clube, mas também por ser o torneio onde nasceu a rivalidade contra o Atlético Paranaense, uma das maiores fortes entre clubes de estados diferentes do país. O duelo que deu vida a esta rivalidade foi válido pela rodada 20 das 23 da fase inicial, momento em que o Tricolor do técnico Renato Gaúcho brigava contra a degola e o Furacão, da dupla Paulo Rink e Oséas, tentava confirmar a boa fase na parte superior da tabela. O Flu saiu na frente com gol de Leonardo, mas viu Luís Carlos, por duas vezes, e Paulo Rink virarem o placar para o “Furacão”. O lateral do Flu Paulo Roberto ainda diminuiu a desvantagem, mas o apito final decretou a vitória rubro-negra por 3 a 2. Foi aí que o confronto, que já era tenso, com faltas duras, invasão de torcedor e objetos atirados no gramado, se tornou uma verdadeira batalha. Tricolores adentraram furiosamente no gramado e iniciaram um quebra-quebra onde o principal atingido foi o goleiro atleticano Ricardo Pinto, que defendera o Flu por quase uma década. Mais tarde, a CBF anularia a queda tricolor com a justificativa de que alguns resultados da competição estavam sob suspeita, mas os embates entre tricolores cariocas e rubro-negros paranaense nunca mais seriam os mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário