sexta-feira, 24 de maio de 2013

UM BRASILEIRÃO METEOROLÓGICO


Vai começar o Brasileirão, única competição nacional no mundo que consegue mesclar futebol de bom nível com no mínimo cinco candidatos ao título. Os que acompanham o FUTEBOLA há algum tempo já sabem que considero o Brasileiro o melhor de todos os campeonatos nacionais, tanto pela proximidade com a história dos nossos clubes quanto por não concordar que nos grandes centros da Europa se jogue um futebol superior ao daqui. Não falo de organização, estrutura ou finanças – nisto estamos absurdamente distante deles –, mas do que ocorre dentro de campo. Com a pelota rolando, podemos contar nos dedos os times europeus superiores a nossa tropa de elite.

Como ocorre em toda véspera de campeonato, é hora de apontar os favoritos. Escolher um único seria possível apenas na base do chute, e, para ficar o mínimo possível em cima do muro, apostaria meu tostão furado em Atlético Mineiro, Corinthians ou Fluminense. No entanto, já sou sabedor de que Botafogo, Grêmio, Internacional e São Paulo não estão para brincadeiras.

Para complicar ainda mais qualquer tentativa de previsão – exercício que no futebol possui índice de erros superior até ao meteorológico – teremos pelo caminho a Copa das Confederações, as possíveis classificações de Flu e Galo para a semifinal da Libertadores,  uma janela de transferências que equilibra, ano após ano, o número de entradas e saídas de nomes de destaque, e as fases decisivas da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana.

Mas mesmo com toda a imprevisibilidade que estes fatores proporcionam, além da já subjetividade do futebol, não existe a possibilidade de se considerar Flamengo e Vasco como favoritos. Não tem essa de “são clubes grandes que sempre entram para brigar por título”. Tanto o Rubro-Negro quanto o Cruz-Maltino, por motivos diferentes, começam o torneio com elencos que não correspondem à tradição de clubes que, juntos, possuem 10 canecos do Campeonato Brasileiro. No Rio de Janeiro, as maiores expectativas se concentram mesmo em General Severiano e nas Laranjeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário