segunda-feira, 27 de maio de 2013

NOMES DOS ESTÁDIOS - GENERAL SEVERIANO


Se ainda estivesse de pé, o Estádio General Severiano, um dos mais importantes palcos do futebol carioca durante quase meio século, comemoraria, neste ano, o centenário de sua partida inaugural: a vitória do anfitrião Botafogo sobre o Flamengo por 1 a 0, gol de Mimi Sodré, em 13 de maio de 1913, que marcou não só a inauguração do estádio como a primeira vez que estes históricos rivais se enfrentaram. Mas para fazer jus ao nome desta seção, falemos um pouco sobre General Severiano, que por ser o nome da rua onde o estádio se localizava, passou também a ser o nome deste.

Os títulos e as condecorações possuídas por João Severiano da Fonseca (1836-1897), o General Severiano, irmão do Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro Presidente da República do Brasil, representam bem a sua importância para as áreas militar e de saúde do país. Primeiro médico general do Exército Brasileiro, Patrono do Serviço de Saúde do Exército, membro da Academia Imperial de Medicina, Comendador da Ordem da Rosa, Cavaleiro da Ordem do Cruzeiro – pela participação na Campanha da Tríplice Aliança –e possuidor da Medalha Oriental, comemorativa da Guerra do Paraguai.

Apesar de não mais existir o saudoso estádio, o “doutor militar” continua homenageado pelo Botafogo, sendo o nome da sede que abriga o elenco profissional do clube. Clube que, convenhamos, será para sempre o Alvinegro de General Severiano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário