quarta-feira, 29 de maio de 2013

JOGOS INESQUECÍVEIS DO BRASILEIRÃO - PONTE PRETA X FLAMENGO 2003


Ponte Preta 1 x 1 Flamengo

Campeonato Brasileiro de 2003 – 23ª rodada

03 de agosto de 2003

Estádio Moisés Lucarelli, Campinas (SP)

PONTE PRETA: Lauro; Marquinho (Roger), Luís Carlos, Gérson e Alan; Roberto (Vaguinho), Ângelo (Gigena), Adrianinho e Ronildo; Jean e Fabrício Carvalho. Técnico: Abel Braga.

FLAMENGO: Júlio César; Rafael (André Gomes), Fernando, Fabiano Eller (Henrique) e Ânderson; Fabinho, Fábio Baiano, Yan (Jonatas) e Fernando Diniz; Jean e Zé Carlos. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Gols: Fábio Baiano (Flamengo) aos 34’ do 1º tempo e Lauro (Ponte Preta) aos 52’ do 2º tempo

Em 2003, pela primeira vez na história o Brasileirão adotava o formato dos pontos corridos – onde todos os jogos possuem o mesmo valor numérico, não psicológico –, e, ao fim da competição, a Ponte Preta garantia sua permanência na Série A por ter apenas um pontinho a mais que Fortaleza e Bahia. No torneio como um todo, ninguém empatou mais que a Macaca – 18 vezes em 46 jogos. Se um destes empates fosse derrota, o Alvinegro de Campinas teria sido rebaixado para Segundona. Qualquer um dos 18, que fique claro. No entanto, na cabeça de todos os pontepretanos, o empate salvador deste Brasileiro de 2003 ocorreu pela 23ª rodada, contra o Flamengo. Até aquele momento, tanto o Fla de Oswaldo de Oliveira quanto a Ponte de Abel Braga realizavam campanhas apenas medianas. Bola rolando, o Rubro-Negro saiu na frente com um golaço de fora da área de Fábio Baiano e viu o goleiro Júlio César, defesa após defesa, manter a vitória no placar. O jogo esquentou. Ronildo, lateral da Ponte, e Zé Carlos, o “Zé do Gol”, atacante do Mengo, são expulsos. Tudo parecia caminhar para uma importante vitória flamenguista, até que, aos 52 minutos, Vaguinho cobrou córner e o goleiro pontepretano Lauro, como se fosse o Dadá Maravilha, subiu para igualar em perfeita cabeçada. Um pontinho conquistado que nunca será esquecido pelos torcedores da Ponte Preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário