terça-feira, 9 de julho de 2013

CASAS DE VERANEIO

Discordâncias, maracutaias e preços criminosos de construção à parte, o cenário do futebol brasileiro já passa por consideráveis transformações com a chegada das novas arenas. E neste cenário, o Flamengo se vê diante de uma oportunidade única para se tornar ainda mais brasileiro.

Apenas dois jogos do Rubro-Negro em Brasília levaram mais de cem mil pessoas ao Mané Garrincha. Isso com o nível técnico do time mais pra lá do que pra cá. Além dos benefícios de jogar sempre com casa cheia – psicológico, para o time, financeiro, para o clube, e emotivo, para os torcedores – ainda existe a influência direta sobre o recém-criado programa de sócio-torcedor. Com apaixonados distribuídos por todo este país-continente, o Flamengo poderá crescer ainda mais em cidades como Cuiabá, Manaus, Natal...

Mas o “plano de viagens” deve ser feito com toda atenção. É na frequência com a qual irá visitar os novos palcos Brasil afora que se encontra o ponto onde a diretoria rubro-negra precisará ter a maior sensibilidade. Arena Pantanal, Arena Amazônia, Estádio das Dunas e outros devem ser “casas de veraneio” do Flamengo. Não só pelo fato de que o elenco pode sentir o ritmo forte de viagens – o próprio goleiro Felipe já demonstrou sua insatisfação com os jogos no Mané Garrincha –, mas, antes de tudo, porque o torcedor rubro-negro carioca não pode ser prejudicado.


E neste exato momento, com as obscuras situações de Engenhão e Maracanã, é justamente o que vem ocorrendo. Desde o dia 6 de abril, há mais de três meses, quando empatou com o Duque de Caxias, em Moça Bonita, que o Flamengo não disputa uma partida na cidade do Rio de Janeiro. É compreensível que o clube busque alternativas fora do estado, mas estas não podem o impedir de adotar uma posição ativa e protagonista para resolver, principalmente, a situação com o Maracanã, onde ele se sente, realmente, em casa.

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