quinta-feira, 18 de julho de 2013

LUZ, CÂMERA. GOL! GOAL 2 - LIVING THE DREAM / GOL 2 - VIVENDO O SONHO














Lembram quando em uma das maiores apresentações da história do futebol o então melhor do mundo e camisa 10 do Barcelona, Ronaldinho Gaúcho, acabou com o Real Madrid e foi aplaudido de pé pelo Santiago Bernabéu? Pois este é o ponto de partida de Goal 2 – Living the Dream (Gol 2 – Vivendo o Sonho). Desesperados com a má fase dos Galáticos de Casillas, Roberto Carlos, Beckham, Zidane, Raúl, Ronaldo e Gavin Harris (Alessandro Nivola), os dirigentes merengues vão em busca do cometa ascendente Santiago Muñez (Kuno Becker), já grande ídolo do Newcastle. Em Madrid, o jovem craque viverá sonhos e pesadelos.

A ideia que sustenta o filme é um ditado mais que conhecido e debatido: “Dinheiro não traz felicidade”. Com a mesma velocidade com que aumenta sua conta bancária, Santiago vê sua vida pessoal ebulir. Carrões conversíveis e mansões dividem espaço com o distanciamento da noiva, Roz Harmison (Anna Friel), e do amigo e “descobridor”, Glen Foy (Stephen Dillane), com contusões, problemas com a mídia e, o principal, o reaparecimento de sua mãe, com quem não tinha contato desde criança.

Depois de um início avassalador com a lendária camisa branca, o treinador Rudi van der Merwe (Rutger Hauer) lhe dá sua primeira oportunidade como titular. E é justamente aí que os problemas fora e dentro dos gramados se misturam. Com a cabeça a mil, Santiago perde o controle e não consegue jogar tudo que dele se espera. Neste ponto, se encontra um assunto de grande relevância no esporte moderno: a influência de uma vida equilibrada e calma no desempenho esportivo. Sempre que está com a cabeça tranquila, Santiago consegue jogar seu mágico futebol. Quando tem problemas, não rende em campo.

Mesmo que de maneira superficial, Goal 2 – Living the Dream levanta questões interessantes sobre os obstáculos que podem surgir na vida dos multimilionários jogadores e o quão importante é o psicológico nos esportes de alto rendimento.

Goal 2 – Living the Dream
Nome no Brasil: Gol 2 – Vivendo o Sonho
Direção: Jaume Collet-Serra                
 Roteiro: Mike Jefferies, Adrian Butchart, Terry Loane, Mike Jefferies e Adrian Butchart

Elenco: Kuno Becker, Stephen Dillane, Leonor Varela, Anna Friel, Rutger Hauer, Alessandro Nivola, Miriam Colon. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário