quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO 2013 – 12ª RODADA – ATLÉTICO MINEIRO X BOTAFOGO


Atlético Mineiro 2 x 2 Botafogo – Independência, Belo Horizonte (MG)

Novo empate nos acréscimos, desta vez contra o Atlético Mineiro, tira o Botafogo da liderança do Brasileirão.

Sem vencer no Brasileiro desde que se consagrou Campeão da Libertadores, o Atlético Mineiro foi montado pelo Cuca no 4-2-3-1 com: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Richarlyson; Josué e Pierre; Luan, Ronaldinho e Diego Tardelli; Jô. Com a decisão de última hora de poupar o líder técnico, tático e psicológico do time, Seedorf, o Botafogo foi para o jogo organizado pelo Oswaldo de Oliveira no 4-2-3-1 com: Jefferson; Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Gabriel; Vitinho, Rafael Marques e Lodeiro; Elias.

O confronto entre Botafogo e Atlético Mineiro gerava expectativa por ser não só o duelo entre os atuais Campeões Estaduais de Rio e Minas ou entre o time que iniciara a rodada como líder do Nacional e o Campeão Continental, mas, principalmente, por colocar, frente a frente, os dois times que jogam o futebol mais refinado do país neste ano de 2013. O Galo o fez durante boa parte do primeiro semestre. O Fogo o faz neste primeiro terço de Brasileirão. No entanto, apesar da intensidade vista no gramado do Independência, o confronto de alvinegros não foi um colírio para os olhos que apreciam o futebol-arte.

Logo após o apito inicial um contra-ataque bem puxado e mal finalizado por Lodeiro indicou a estratégia botafoguense de apostar na velocidade como forma de suprir a ausência de Seedorf. Estratégia que ficou ainda mais clara depois que Elias, aos 14, abriu o placar de cabeça. A partir daí, porém, pouco a pouco, o Bota atravessou a linha tênue que separa a postura de atrair o adversário para sair rapidamente da de se defender com unhas e dentes. Foi neste cenário que Ronaldinho, que já havia obrigado Jefferson a grande defesa, cobrou falta com maestria e fez um a um.  

Depois de o Galo passar os 15 minutos finais da etapa inicial no campo de ataque, foi o Bota que voltou do intervalo com mais sede de vitória. Vitinho, muito sumido até então, mais ainda para um time que apostava as fichas nos contra-golpes, se fez mais presente, finalizou perigosamente e foi importante para o crescimento botafoguense que culminou com um belo gol de Lodeiro, aos 13. O que se viu, então, foi uma repetição do primeiro tempo.


O Atlético se lançou à frente na base do ímpeto, sem querer saber de trabalhar a bola, criou oportunidades, principalmente com Jô e Leo Silva nas bolas aéreas, e, já nos acréscimos, quando zagueiros atleticanos já tinham virado atacantes e atacantes botafoguenses sido substituídos por zagueiros, Luan aproveitou um balão e decretou o empate. Empate que, assim como ocorrera contra o Flamengo, deixa um gosto amargo para o torcedor da Estrela Solitária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário