sexta-feira, 16 de agosto de 2013

JOGOS INESQUECÍVEIS DO BRASILEIRÃO - VASCO X GRÊMIO - 1984

Vasco 3 x 0 Grêmio

Campeonato Brasileiro de 1984 – Segundo jogo da semifinal

Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

12 de maio de 1984

Público: 110.877 pagantes

Vasco: Roberto Costa; Edevaldo, Ivan, Daniel González (Nenê) e Aírton; Pires, Arturzinho e Mário (Geovani); Mauricinho, Roberto Dinamite e Marquinho. Técnico: Edu Antunes.

Grêmio: João Marcos; Raul, Baidek, De León, Paulo César; China, Bonamigo (César), Luís Carlos e Osvaldo; Renato e Caio. Técnico: Carlos Froner.

Gols: Marquinho (Vasco), aos 10’ do 1º tempo; Roberto Dinamite (Vasco), aos 19’ e 38’ do 2º tempo.

Marquinho, Mauricinho e Arturzinho. Todos pequeninos no nome. E também no tamanho, assim como Mário. Mas que foram gigantes no Brasileirão de 1984. Assim como Roberto Dinamite. Todos os cinco responsáveis pelo avassalador ataque vascaíno que marcou 51 gols numa competição onde nenhum outro time passou dos 40. Nos dois jogos contra a Portuguesa na fase quartas de final, por exemplo, foram nada menos do que nove gols – cinco de Dinamite e três de Arturzinho, que terminariam a competição como os dois artilheiros, com, respectivamente, 16 e 14 gols. Era esta a força cruz-maltina para reverter a derrota por um a zero no jogo de ida da semifinal para o Grêmio, no Olímpico. Grêmio de De León e Renato Gaúcho, que era, então, simplesmente, o Campeão do Mundo. E no ritmo de mais de cem mil vascaínos em um pulsante Maracanã, os gols de Marquinho e Dinamite deram uma vitória maiúscula ao Gigante da Colina e garantiram a vaga na final do Brasileiro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário