sábado, 31 de agosto de 2013

JOGOS INESQUECÍVEIS DO BRASILEIRÃO - CORINTHIANS X FLAMENGO 1984

Corinthians 4 x 1 Flamengo

Campeonato Brasileiro de 1984 – Jogo de volta da fase quartas de final

Estádio Morumbi, São Paulo (SP)

Público: 115.002

Corinthians: Carlos; Édson, Mauro, Juninho e Wladimir; Paulinho, Sócrates (Wágner) e Zenon; Biro-Biro, Casagrande e Eduardo (Ataliba). Técnico: Jorge Vieira.

Flamengo: Fillol; Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior; Bigu, Élder (João Paulo) e Lico (Nunes); Adílio, Edmar e Bebeto. Técnico: Cláudio Garcia.

Gols: Biro-Biro (Corintians), aos 32’ do 1º tempo; Wladimir (Corintians), aos 38’ do 1º tempo; Édson (Corintians), aos 7’ do 2º tempo; Ataliba (Corintians), aos 14’ do 2º tempo e Paulinho (contra para o Flamengo), aos 21’ do 2º tempo.

Dois dos grandes esquadrões do futebol tupiniquim na primeira metade dos anos 80, Corinthians e Flamengo entraram em campo pelo jogo de volta das quartas de final do Brasileirão em situações distintas. O Rubro-Negro Carioca, já sem poder contar com Zico, vendido a Udinese, mas com Leandro, Júnior, Adílio e o garoto Bebeto, buscava seu terceiro título seguido de Campeonato Brasileiro e chegava ao Morumbi com a vantagem de ter vencido a ida, no Maracanã, por 2 a 0. Pelo lado do Alvinegro Paulista, então Bicampeão Estadual (82/83), o sonho era um inédito caneco nacional. Wladimir, Zenon, Sócrates e Casagrande eram não só os pilares de um timaço, mas também de um movimento que merece um capítulo à parte no livro que conta a luta contra a ditadura no país: a Democracia Corintiana. Com mais de 115 mil presentes no Morumbi – público que não surpreende em um “Clássico do Povo” – o Timão brindou sua fiel torcida com uma das mais sensacionais atuações de sua história e conseguiu mais do que a vitória por dois gols que precisava. Biro-Biro, Wladimir, Édson e Ataliba foram às redes e construíram a goleada por 4 a 1 (Paulinho, contra, fez para o Fla) que garantiu a vaga paulista na semifinal e uma festa daquelas que os corintianos fazem como poucos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário