terça-feira, 16 de setembro de 2014

JOGOS INESQUECÍVEIS DO BRASILEIRÃO – PALMEIRAS X FLAMENGO –2009


Palmeiras 0 x 2 Flamengo

Campeonato Brasileiro 2009 – 30ª rodada

18 de outubro de 2009

Palestra Itália, São Paulo (SP)

Público: 26.462 pagantes

Palmeiras: Marcos; Wendel, Maurício, Danilo e Armero; Edmílson, Souza (Marquinhos), Cleiton Xavier e Diego Souza; Robert (Ortigoza) e Vágner Love. Técnico: Muricy Ramalho.

Flamengo: Bruno; Léo Moura, Aírton, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Willians, Toró (Fierro) e Petkovic (Welinton); Zé Roberto (Lenon) e Adriano. Técnico: Andrade.

Gols: Petkovic (Flamengo), aos 24 minutos do primeiro tempo e aos 16 minutos do segundo tempo.

Quando o Brasileirão de 2009 chegou a sua 30ª rodada, a recuperação do Flamengo já estava consolidada. Depois de terminar as 19 rodadas do primeiro turno na modesta 10ª colocação, o Rubro-Negro adentrava o Palestra Itália para enfrentar o então líder Palmeiras (de Marcos, Diego Souza, Vágner Love e Muricy Ramalho) ostentando a melhor campanha do returno. Antes do apito inicial, os flamenguistas pensavam em disputar uma vaga para Libertadores do ano seguinte. Após o último trilar, sonhar com o hexa não seria nenhum delírio.

E o grande responsável por fazer nascer este sonho nas mentes rubro-negras foi o sérvio Petkovic, que, aos 37 anos, retornara ao clube poucos meses antes sem gerar um pingo de expectativa sobre seu futebol. Porém, como brilhantemente disse uma vez o mestre Nelson Rodrigues, “o tempo é uma convenção que não existe nem para o craque, nem para mulher bonita”. Inspirado como muito já se vira, Petkovic anotou dois gols da mais pura magia – um após costurar toda a defesa palmeirense e outro olímpico – e encaminhou, ou melhor, decretou a vitória do clube da Gávea.

Algumas rodadas depois, o que parecia impossível se concretizou e o Flamengo de Bruno, Léo Moura, Adriano e Pet levantou a taça depois de ter assumido a liderança apenas na penúltima rodada. É difícil precisar o momento mais crucial da arrancada rubro-negra rumo à zona nobre da tabela, mas o data em que o sonho do hexa ganhou contornos de realidade está marcada na história: 18 de outubro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário