sexta-feira, 26 de setembro de 2014

JOGOS INESQUECÍVEIS DO BRASILEIRÃO – SANTOS 2 X 1 GOIÁS - 2004


Santos 2 x 1 Goiás

Campeonato Brasileiro 2004 – 41ª rodada

Data: 14 de novembro de 2004

Estádio Eduardo José Farah, Presidente Prudente (SP)

Santos: Mauro; Leonardo, Ávalos e André Luís (William); Paulo César, Fabinho, Elano (Marcinho), Flávio (Luís Augusto) e Léo; Basílio e Deivid. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Goiás: Harley; André Dias, Renato e Asprilla; Paulo Baier (Tiago), Danilo Portugal, Josué, Rodrigo Tabata e Jadílson; Alex Dias (Douglas) e Leandro (Cléber). Técnico: Celso Roth.

Gols: Paulo Baier (Goiás), aos 10’ do primeiro tempo; Basílio (Santos), aos 39’, e William (Santos), aos 40’ do segundo tempo.

Faltavam sete minutos para o apito final do embate contra o Goiás e a situação santista era de enorme tensão. O placar apontava vitória de um a zero para os esmeraldinos, gol do infinito Paulo Baier. Os autofalantes anunciavam em sequência os gols do líder do campeonato, o Atlético Parananese, que sapecava meia dúzia no Criciúma. O dia anterior vira um triunfo acachapante do São Caetano sobre o Cruzeiro, que, com os três pontos, ia tomando a segunda posição do Peixe. Para completar o drama, Robinho e Elano, principais figuras da equipe praiana, não estavam em campo: o primeiro liberado por problemas particulares (mais tarde seria revelado o sequestro de sua mãe) e, o segundo, havia sido substituído por contusão ainda no primeiro tempo.

Caso a derrota para o Goiás se concretizasse, as chances santistas de seguir na briga pelo caneco do Brasileirão sofreriam um golpe e tanto. E isso estava bem próximo de acontecer, pois, mesmo com um homem a mais desde a etapa inicial (o zagueiro goiano Renato Silva havia sido expulso), o Santos não conseguia colocar a bola na rede. Parecia bater com água mole em pedra dura. Água mole... Pedra dura... Ué, não diz o ditado que tanto bate até que fura? Pois furou. Em dois minutos que se tornariam históricos na campanha santista, Basílio e Willian marcaram, o Peixe virou o placar e seguiu firme e forte rumo ao título. Título que acabaria por conquistar pouco mais de um mês depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário