segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

TERCEIRA RODADA DA TAÇA GUANABARA 2009

Vasco 3 x 1 Duque de Caxias - São Januário
Madureira 2 x 1 Cabofriense - Édson Passos
Fluminense 3 x 0 Resende - Maracanã
Americano 0 x 0 Tigres - Campos
Macaé 1 x 0 Bangu - Araruama
Friburguense 1 x 3 Boavista - Friburgo
Volta Redonda 0 x 1 Flamengo - Volta Redonda
Mesquita 0 x 2 Botafogo - Xerém

Realmente a Taça Guanabara é um torneio muito rápido. Em menos de 10 dias cada time já entrou em campo 3 vezes. Nesta terceira rodada tivemos pela primeira vez a vitória dos 4 “grandes”. O Americano daria um passo gigantesco para a classificação se vencesse, em casa, o Tigres. Com o empate, todo o grupo A está embolado. Vamos então ao que de bom e ruim ocorreu nesta rodada.

MANDOU BEM!

- Mesmo que muito pequena, já é possível notar uma evolução no Vasco. Nílton, desde que entrou no 2o tempo contra o Americano, mostrou que deve ser titular neste, ainda em formação, time vascaíno. Seu toque de bola ajuda a diminuir o número de chutões para a frente dados por Fernando, e até agora foi o único que aproveitou os cruzamentos de Paulo Sérgio, marcando dois gols de cabeça no torneio. Algumas jogadas como a bola parada do Paulo Sérgio, os avanços do lateral-esquerdo Ramón e a velocidade de Rodrigo Pimpão começam a aparecer. Carlos Alberto está mostrando que realmente vai ser o dono do time, participando muito da partida e, que a cada 3 jogos, ele terá uma folga, pois continua tomando um cartão amarelo por jogo. Vale ressaltar também que o nível do adversário, o Duque de Caxias, é fraquíssimo e, talvez, por este motivo que foi possível notar algumas qualidades vascaínas.

- Pelo segundo jogo seguido, Maicon e Tartá deram nova cara ao Fluminese após saírem do banco. Se contra o Madureira não conseguiram, apesar da boa atuação, dar a vitória ao tricolor das Laranjeiras, contra o Resende foi diferente. Mesmo com um jogador a mais desde os 27 minutos do 1o tempo ( Fabinho, do Fluminense, foi expulso ) o Resende ameaçava muito pouco, e o Fluminese, apesar de melhor, não fazia por merecer a vitória. Aos 15 e 22 minutos do 2o tempo entraram em campo, respectivamente, Tartá e Maicon e com a expulsão de Bruno Leite, do Resende, o Fluminense foi com tudo em busca da vitória. Os garotos de Xerém deixam o Fluminense com um estilo de jogo mais veloz. Se Wellington Monterio nada faz ofensivamente pelo lado direito, Maicon transforma o lado em um pandemônio para a defesa adversária. Se Leandro Amaral está em má fase e não consegue acertar uma jogada individual, não se pode dizer o mesmo de Tartá, que só é parado com faltas. Desta vez, os meninos decidiram para o Flu.

- Alguns jogadores rubro-negros estão atuando bem neste início de temporada. O zagueiro Ronaldo Angelim mantém o mesmo bom nível faz tempo e é ótima opção ofensiva pela esquerda e nas bolas aéreas. Willians parece não estar em início de temporada e corre como se estivesse com 100% da forma física. O volante além de bom marcador, tem ajudado bastante ofensivamente. O argentino Maxi sempre que entra durante o jogo faz o papel que Léo Moura não tem feito, por falta de condições físicas, de chegar literalmente até a linha de fundo. Tem sido muito útil e é peça importante no elenco. O melhor jogador do time neste início de ano, porém, é Íbson. Com a vontade que a torcida o cobrou durante um tempo em 2008, o meia tem evoluído de forma visível. Contra o Volta Redonda, mostrou como sua lucidez é essencial para a equipe. Com uma determinação impressionante roubava bolas na defesa e as levava ao ataque com qualidade. Jogando com essa raça, não deve, em nada, aos melhores jogadores do Brasil.

- No sábado Duque de Caxias e Resende tiveram fracas atuações contra, respectivamente, Vasco e Fluminense. O Volta Redonda deu algum trabalho para o Flamengo conseguir a vitória, porém ofensivamente teve apenas o atacante Zambi como destaque. Jogando sozinho na frente durante todo o primeiro tempo, o atacante fez o que pode com muita movimentação. Nesta rodada porém, o time “pequeno” a se destacar é o Mesquita. O técnico Rubens Filho merece os parabéns pela armação da equipe. O Mesquita passou toda a primeira etapa sem dar um chutão para frente. Os laterais quando avançavam eram bem protegidos e o time explorava muito bem os chutes de fora da área. O volante Haroldo, ex-Vasco, com sua careca e cavanhaque lembrava o Verón. Brincadeiras a parte, Haroldo esteve presente em praticamente todas as saídas de bola da equipe. Recebia a pelota dos zagueiros e levava ao ataque. Foi uma enormidade o número de passes que ele acertou, e mesmo que não sejam passes longos, são essenciais e deixam o jogo muito mais bonito de se ver. Uma falha bizonha da defesa, no fim do primeiro tempo, deu a vitória parcial ao Botafogo, que soube controlar e concretizar a vitória na segunda etapa.

MANDOU MAL!

- Parece que uma vaguinha na sessão dos destaques negativos ficará ocupada por muito tempo pelo sistema defensivo vascaíno. A furada de Amaral no lance do gol do Duque de Caxias é cômica. O Fernando também deu uma pixotada do mesmo nível, porém, como não terminou em gol, não foi tão marcante. Individualmente o trio Fernando, Titi e Amaral é fraquíssimo e não acredito que coletivamente eles possam passar segurança para laterais avançarem e meias terem mais liberdade.

- Mais desprazeroso do que ler sobre arbitragens ruins é escrever sobre o assunto. Fico muito triste com o nível da arbitragem do Campeonato Carioca 2009. O criticado da vez é Luiz Antônio Silva dos Santos, árbitro de Fluminense x Resende. O juiz, que já possui uma certa experiência, esteve completamente perdido em campo. A expulsão de Fabinho foi seu erro principal, porém seu descontrole deixou uma impressão pior.

- O Flamengo, pela terceira vez seguida, venceu o jogo no sacrifício. Na primeira etapa da partida, o Volta Redonda esteve melhor em campo e o Flamengo criou ofensivamente apenas duas jogadas com o volante Willians. Apesar de estar no início do trabalho, o Cuca tem feito alterações na equipe as quais não concordo. É louvável sua atitude de querer vencer o jogo, mas o Flamengo terminou a partida apenas com Íbson e Marcelinho no meio de campo, já que Willians fazia o papel de terceiro zagueiro. Será que em um futuro duelo contra, por exemplo, São Paulo ou Internacional, o treinador fará estas modificações? Não seria melhor ter um sistema ofensivo mais consistente como opção para vencer o jogo? A formação que o Flamengo terminou o jogo foi treinada durante a semana?

- A postura de Leandro Amaral ao ser substituído foi patética. O experiente jogador, que ainda deve uma atuação digna de sua qualidade, deveria sair de campo dando apoio para a entrada do jovem Tartá. O que fez Leandro? Mesmo sabendo que inúmeras câmeras estavam apontadas para ele, caminha fazendo sinais negativos com a cabeça e cara de poucos amigos. Sua reação é uma falta de respeito com o companheiro que entrou e com o treinador.

ENQUANTO ISSO NA ALEMANHA...

- Iniciou-se sexta-feira passada o 2o turno do Campeonato Alemão. Uma notícia ruim para os amantes do futebol. O Hoffeinheim, campeão do 1o turno, provavelmente só contará com Ibisevic ao final da temporada, por motivo de contusão. O Bósnio foi o melhor jogador e artilheiro da primeira metade do campeonato com incríveis 18 gols e 7 assistências em 17 jogos. Pelas oportunidades que o vi atuar, posso afirmar, sem dúvidas, que ofensivamente ele é o perigo em pessoa. A notícia boa foi o jogão de reestréia do certame entre Hamburgo x Bayern de Munique, em Hamburgo. Tecnicamente o jogo não foi de alto nível, mas a emoção durou do apito inicial ao final. Quem não acompanha o Campeonato Alemão poderá observar na seleção da Alemanha o meia esquerda Trochowski. Tecnicamente muito bom, tem nos chutes longos sua principal qualidade e ajuda muito na marcação. O jogo foi para o intervalo com 1 a 0 para o Hamburgo e o segundo tempo pegou fogo. Com cerca de 15 chances de gols criadas, a partida foi equilibrada até os 15 minutos finais quando o time da casa decidiu recuar. O centroavante italiano do Bayern Luca Toni cria e perde muitas oportunidades ao longo do jogo. Desta vez, criou 5 ou 6 chances de gols, perdeu um gol na linha e infelizmente o árbitro errou ao anular um gol legal seu. Placar final: Hamburgo 1 x 0 Bayern de Munique. Com este revés e a vitória do Hertha Berlim sobre o Frankfurt, o time de Munique caiu para a quarta colocação.

5 comentários:

  1. Eu gostaria de saber do Sr. Diano quem ele indica como próximo campeão carioca?
    Será que o Flamengo ajudado pelos erros constantes de arbitragem?
    Ou o Botafogo que segue invicto?
    Abraços,
    Caio

    ResponderExcluir
  2. DIANO VELHO DE GUERRA!!!!!

    POR "PROBLEMAS TÉCNICOS" TAVA AUSENTE DO BLOG E VOU FALAR SOBRE OS TIMES GRANDES DO FUTEBOL DO RIO:

    FLUMINENSE:

    O RENÊ TÁ TENTANDO ARMAR O TRICOLOR DAS LARANJEIRAS COM 2 VOLANTES E 2 MEIAS. MAS O MEIO CAMPO DO FLUMINENSE TEM UM BARACO ENTRE OS VOLANTES E OS MEIAS, COM ISSO O JAÍLTON E DIGUINHO ESTAVAM FAZENDO MUITAS FALATAS PARA O JOGO. O ATAQUE DO FLUMINENSE TÁ DEIXANDO A DESEJAR O ROGER É UM "TUTA PIORADO" PESADÃO,PECA NAS FINALIZAÇÕES E NÃO SABE SE COLOCAR. JÁ O LEANDRO AMARAL PARECE QUE ESQUECEU SEU FUTEBOL NO VASCO ESTÁ SE ARRASTNADO EM CAMPO, PORÉM ACHO QUE AINDA É O TITULAR ABSOLUTO.

    FLAMENGO:

    SE O CUCA NÃO INVENTAR O TIME DA GÁVEA TEM GRANDES CHANCES DE GANHAR OS 2 TURNOS DO CAMPEONATO CARIOCA. NESSES 3 JOGOS QUE VI DO FLAMENGO O TIME TÁ JOGANDO MAL, POIS O CUCA TÁ TENTANDO VER QUAL A POSIÇÃO IDEAL DO MARCELINHO PARAÍBA QUANDO O ZÉ ROBERTO ESTREAR NO TIME. NA MINHA OPINIÃO COLOCARIA O MARCELINHO NO MEIO JUNTO COM ZÉ ROBERTO E O IBSON JOGANDO RECUADO COM ESSE TAL DE WILIANS QUE ME SURPRENDEU NA CABEÇA DE ÁREA SABE SAIR JOGANDO MUITO BEM. O ATAQUE DO FLAMENGO AINDA É O PROBLEMA O OBINA TEM QUE SER BARRADO PARA ENTRADA DO JOSIEL E O EVERTON TEM QUE SER O SEU PARCEIRO NO ATAQUE.

    VASCO:

    O DORIVAL JÚNIOR ESTÁ ARMANDO BEM O TIME DO VASCO E DEVE INVESTIR NA GAROTADA. A DEFESA DO VASCO AINDA É O PROBLEMA CRÔNICO DO TIME DA COLINA, COM FERNANDO E AMARAL JOGANDO DE 3º ZAGUEIRO NÃO DÁ AMBOS TEM BLOQUEIO MENTAL QUANDO TEM CRUZAMENTOS DENTRO DA ÁREA. O ATAQUE DO VASCO NA MINHA OPINIÃO DEVE SER ALEX TEIXEIRA E ALAN KARDEC(QUANDO VOLTAR DO SUB-20)COM CARLOS ALBERTO NA ARMAÇÃO PIMPÃO É O XODÓ DA TORCIDA MAS PRA MIM É UM EGANADOR. O MEIO CAMPO DEVE SER FORMADO NILSON,JÉFFERSON E MATEUS PARA COBRIREM A SUBIDA DE CARLOS ALBERTO. JÁ IA ESQUECENDO E O LÉO LIMA HEIN? TEM VAGA NO TIME DUVIDO, POIS O VASCO COMEÇOU GANHAR COM A AUSÊNCIA DELE.

    BOTAFOGO:

    O NEY FRANCO ARMOU UM TIME ULTRA OPERÁRIO, JOGANDO NA BASE DA MARCAÇÃO E OCUPAÇÃO DE ESPAÇO. O REINALDO É ESTRELA DO TIME, MAS QUANDO JOGAVA NO FLAMENGO ERA MERO CODJUVANTE. O JOGADOR QUE ME SURPREENDEU FOI O VITOR SIMÔES, DESDE A FINAL DA COPA DO BRASIL QUANDO FEZ AQUELE GOL NO MARACANÃ CONTRA O FLUMINENSE EM 2007 ESTÁ JOGANDO UM BOLÃO NO BOTAFOGO. COM ESSA MARCAÇÃO FORTEO O TIME DE GENERAL SEVERIANO VAI DAR TRABALHO NOS CLÁSSICOS.

    ResponderExcluir
  3. PARA COMPLETAR A 3ª RODADA O BANGU PERDEU DE NOVO NO CARIOCÃO DESSA VEZ FOI PARA O MACAÉ, SENDO O PIOR TIME DO CAMPEONATO COM NENHUM PONTO MARCADO E PELO QUE VI NO BANGU JOGAR CONTRA O FLAMENGO O TIME BEM FRAQUINHO.

    ResponderExcluir
  4. 5a rodada - A divisão das águas

    Companheiros do futebola, acredito eu que a 5a rodada será de fato a rodada decisiva para a definição das equipes nas semifinais, isso porque Flamengo e Botafogo estarão disputando a liderança entre si ou brigando por vaga com o macaé ou boavista, enquanto no grupo A a disputa é muito mais interessante, com Americano, Vasco e Fluminense em combate totalmente indefinido. O Fluminense que abra o olho pois pegará o Vasco nesta 5a rodada e pode ser uma consagração ou um verdadeiro Adeus à Taça Guanabara. Acredito eu que o Americano ainda incomodará um dos grandes do grupo.

    ResponderExcluir
  5. Chororô aqui no futebola não né?!

    Passei o olho aqui nos comentários e reparei um cidadão que se identifica como Caio com um certo ar de ''medo'', ou melhor, ''pavor'', tentando forçar uma barra ao citar a ''ajuda'' constante da arbitragem favorecendo o Flamengo. Caio, vc tem acompanhado o campeonato deste ano como um todo ou só está sofrendo com o Botafogo?! Esse tropeço em suas próprias palavras tem algum motivo especial como o Flamengo também estar invicto, ou é o ''medinho'' de PERDER DE NOVO lá na frente?! Não precisa responder, o freguês tem sempre a razão. Seja um pouco mais feliz nos próximos comentários por favor, caso contrário serei obrigado a me referir a vossa senhoria como ''chupeta'', ''mamadeira'', ''chorão'', ''buá'', etc...

    ResponderExcluir