segunda-feira, 18 de maio de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 2ª RODADA

SÉRIE A
Coritiba 2x4 Santo André
Atlético Mineiro 2x1 Grêmio
Flamengo 0x0 Avaí
Santos 3x3 Goiás
São Paulo 2x2 Atlético Paranaense
Barueri 0x0 Fluminense
Internacional 2x0 Palmeiras
Botafogo 0 x 0 Corinthians
Vitória 1x0 Sport
Náutico 2x0 Cruzeiro

SÉRIE B

Portuguesa 2x1 Fortaleza
Atlético Goianiense 3x1 Bragantino
Paraná 0x0 Ponte Preta
Duque de Caxias 4x2 Juventude
ABC 0x3 Figueirense
São Caetano 2x1 Bahia
Ceará 0x2 Vasco
Guarani 1x0 América
Ipatinga 4x0 Vila Nova
Brasiliense 2x1 Campinense

Olá amigos do FUTEBOLA!

Enquanto o Vasco segue firme e forte na sua tarefa de retornar à elite do futebol brasileiro e o Duque de Caxias surpreende todos com duas vitórias em dois jogos, os times cariocas que disputam a Série A não deram sequer uma alegria aos seus torcedores no fim de semana. Flamengo, Fluminense e Botafogo não conseguiram balançar as redes e todos empataram seus jogos em 0 x 0. Vamos aos comentários dos jogos que eu consegui assistir:

Ceará 0x2 Vasco – Castelão, Fortaleza (CE)
Flamengo 0x0 Avaí – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Barueri 0x0 Fluminense – Arena Barueri, Barueri (SP)

MANDOU BEM!

- Que o Carlos Alberto faz uma falta impressionante ao time do Vasco, todos nós sabemos, porém que o ataque cruzmaltino perderia muito com a ausência de Rodrigo Pimpão, foi uma novidade. Junte estes problemas com as péssimas atuações ofensivas de Léo Lima e Nílton, com o primeiro perdendo muitas bolas no meio-de-campo e o segundo completamente ausente das organizações das jogadas, que veremos como o lateral-esquerdo Ramón merece aplausos. Além de, como sempre, estar bem na defesa, Ramon colocou debaixo do braço a responsabilidade de decidir o jogo. O Vasco até começou bem na partida, com Paulo Sérgio e Enrico tendo chances de abrir o placar, entretanto o Ceará se arrumou em campo e terminou a 1ª etapa pressionando a equipe carioca. Após o intervalo, esperava-se que o Ceará continuasse empolgado no ataque, mas um golaço de Ramon diminuiu o ímpeto cearense. Com a vantagem no placar, o Vasco decidiu recuar o time e explorar os contra-ataques, porém quando os passes saiam certos, Edgar e Élton não conseguiam manter a posse de bola. O Ceará era só ataque e o empate não seria nenhuma surpresa, quando, uma vez mais, Ramon deu as cartas. O lateral organizou um lindo contra-ataque, como manda o figurino, e deixou Léo Lima livre para fechar o jogo. Após ter feito um Campeonato Carioca excelente, Ramon, cada dia mais, se consolida com um dos jogadores mais importantes do Vasco.

- O goleiro vascaíno Tiago sofreu uma sérissima contusão e eu lhe desejo toda a sorte possível para retornar logo aos gramados. Porém, ao voltar da contusão, é provável que seu lugarzinho debaixo das traves vascaínas tenha um novo e competente dono. O goleiro Fernando Prass, que está substituindo Tiago, começou a mostrar nesta última partida que não será um simples “tapa-buraco”. Nos momentos que o Ceará conseguia criar boas jogadas, principalmente quando seu camisa 10, Geraldo, comandava as ações, Fernando se mostrou uma verdadeira muralha. As defesas do goleirão vascaíno, assim como a qualidade de Ramon, foram os principais contribuidores da vitória do Vasco.

MANDOU MAL!

- Pelo terceiro jogo consecutivo, o Flamengo teve sua atuação comprometida pela falta da qualidade para finalizar as jogadas. Justiça seja feita, o problema da conclusão de jogadas não é exclusividade dos centroavantes rubro-negros, vide a chances que o time perdeu, com Íbson e Juan, em um contra-ataque iniciado por Bruno. Porém, outra justiça sendo feita, Josiel não pode perder 4 oportunidades de balançar as redes em um mesmo jogo. Existe uma teoria que diz que em um time de futebol existem 9 atletas e duas profissões: o goleiro e o centroavante. Assim como Dadá Maravilha dizia que não sabia jogar bola, mas sim como fazer gols. Claro que um jogador completo, como tem se mostrado o Nilmar e “Gladiador” Kléber, é o ideal, mas o mínimo que se pode exigir de um centroavante é saber fazer gols. É isso que está fazendo muita falta ao Flamengo, não é de agora. Para vocês terem uma idéia, o meia Petkovic, no Brasileirão de 2000, foi o último rubro-negro a figurar entre os 5 artilheiros do torneio nacional e o “Capetinha” Edílson foi o último flamenguista a ser goleador do Carioca, 2001. Apesar de achar que no caso do Adriano deve ser dado um passo por vez, para não prejudicar o atleta, entendo aqueles que já querem ver o “Imperador” em campo.

- Sei que não é de uma hora para a outra que um treinador consegue dar sua cara ao time que comanda, porém o Fluminense está muito longe de ter a cara do Parreira. Nesta partida contra o Barueri, o Fluminense passou o jogo inteiro com menor posse de bola do que o adversário, o que mostra total falta de sintonia com a principal característica de seu treinador. Além da falta de valorização da posse de bola, pode-se contar nos dedos as vezes em que o tricolor saiu para o jogo de maneira organizada. Com exceção de uns 15 minutos, a partir da metade da 2ª etapa, quando conseguiu levar perigo ao Barueri com chutes longos e bolas alçadas na área, o Fluminense teve uma atuação muito distante do que se espera de um favorito à, pelo menos, uma vaga na Taça Libertadores. E sabem o que eu realmente não entendo? Como que um time que está em formação e com clara falta de identidade tática se dá ao luxo de poupar 6 titulares.

ENQUANTO ISSO NA ALEMANHA...

Praticamente todos os torneios nacionais europeus conheceram seus campeões, nesta rodada de fim de semana. Manchester United, Inter de Milão, Barcelona e Porto já colocaram mais um troféu na coleção, porém na França e na Alemanha nada está definido. Na Alemanha, desde a queda de rendimento do Hoffenheim, claramente causada pela contusão do atacante Ibisevic, que já era esperado um final de campeonato espetacular. Espetacular também está sendo o líder Wolfsburg. Desta vez a vítima foi o Hannover, disparado pior sistema defensivo da Bundesliga, que foi triturado pela sensacional dupla Dzeko / Grafite (está acabando os adjetivos para elogiar esta dupla). Com 3 gols do bósnio e 2 gols do brasileiro, o Wolfsburg se manteve na liderança e só depende de seus próprios esforços para levantar o inédito caneco.

Nesta rodada, os concorrentes ao título resolveram colaborar com o Wolfsburg. O Bayern de Munique empatou com o combalido Hoffenheim, enquanto o Hertha Berlim, em casa, empatou com o Schalke 04. Somente o Stuttgart, de concorrente ao troféu, venceu seu duelo, contra o desesperado Energie Cottbus.

Porém, se o Wolfsburg tropeçar na última rodada, o Bayern de Munique e o Stuttgart estão logo atrás, com apenas 2 pontinhos a menos, e tudo poderá acontecer. Vocês podem estar pensando que ambos os times estão desanimados, pois o Wolfsburg não perdeu uma partida em casa, onde jogará contra um Werder Bremen concentrado nas decisões da Copa da Uefa e da Copa da Alemanha. Eu concordaria com vocês se o fator sorte não tivesse colaborado com a Bundesliga. Uma incrível coincidência nos brindou com o seguinte duelo na última rodada: Bayern de Munique x Stuttgart. Quem vencer conquista a vaga na próxima Champions League e quem perder terá que torcer contra o Hertha Berlim. Resumindo: Se o Wolfsburg perder, o campeão pode sair deste duelo e, caso o Wolfsburg vença, o que passa a valer é a vaga na Champions League. Imperdível, não?

Resultados

1899 Hoffenheim 2 x 2 Bayern Munique
Hertha Berlim 0 x 0 Schalke 04
Hannover 0 x 5 Wolfsburg
Stuttgart 2 x 0 Energie Cottbus

Classificação

1 – Wolfsburg 66 pontos
2 – Bayern de Munique 64 pontos
3 – Stuttgart 64 pontos
4 – Hertha Berlim 63 pontos

Próximos e últimos duelos

Bayern de Munique x Stuttgart
Wolfsburg x Werder Bremen
Karlsruher x Hertha Berlim

Um comentário:

  1. Grande dianão!!

    estou em falta com seu blog!!

    mas po agora o que está pegando fogo(além do seu alemão) é a copa do brasil!!! flu e coringa e fla e inter!! nossa que jogos!!!

    nem me arrisco a dar palpites!!

    e o alemão!!! terei que ver essa rodada final ai hein!!! vai ser muito manero!!

    poo e essa sua enquete ae ce tah de saca neh?? claro que nao pode barrar do nada esse ataque! luis fabuloso nao abre vaga pra ninguem!! nem mesmo o fenomeno!! que eu sou fan declarado!!

    agora as atenções tambem ficam com a final da uefa! e semana que vem PARA TUDO!!! finalmente o duelo messi e cristiano ronaldo!!! em jogo fica a taça da champions eeeeeee o título de melhor jogador do mundo!!!hehehe!!!

    cristiano ronaldo começou a decidir jogos sérios!! e messi tah em melhor fase! e ae o q vai dar amigão???

    Grande abraço do G!!!

    ResponderExcluir