segunda-feira, 25 de maio de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 3ª RODADA

SÉRIE A

Corinthians 2 x 1 Barueri
Cruzeiro 2 x 0 Vitória
Goiás 0 x 1 Internacional
Atlético Paranaense 2 x 3 Náutico
Grêmio 2 x 0 Botafogo
Fluminense 1 x 4 Santos
Palmeiras 0 x 0 São Paulo
Santo André 1 x 2 Flamengo
Sport 2 x 3 Atlético Mineiro
Avaí 2 x 2 Coritiba

SÉRIE B

Bragantino 2 x 0 Duque de Caxias
Campinense 1 x 2 Guarani
América 3 x 1 Paraná
Vila Nova 1 x 0 São Caetano
Bahia 1 x 0 Ceará
Vasco 3 x 0 Atlético Goianiense
Figueirense 1 x 2 Portuguesa
Fortaleza 2 x 3 Brasiliense
Ponte Preta 1 x 2 Ipatinga
Juventude 2 x 0 ABC

Olá amigos do FUTEBOLA!

O domingo parecia que seria negro para os torcedores cariocas. O Fluminense levou uma verdadeira sapatada do Santos, em pleno Maracanã, e o Fogão não teve forças para segurar o fortíssimo time do Grêmio. Mas no complemento da rodada, o Flamengo conseguiu salvar a honra carioca com mais uma atuação excelente de Íbson e com Josiel mostrando o faro de gol que o fez ser artilheiro do Brasileirão de 2007. Já na Série B, tudo continua perfeito para o Vasco.Vamos aos comentários dos jogos que consegui assistir:

Grêmio 2 x 0 Botafogo – Olímpico, Porto Alegre (RS)
Santo André 1 x 2 Flamengo – Bruno José Daniel, São Paulo (SP)

MANDOU BEM!

- Realmente foi digna de aplausos a atuação do Grêmio contra o Botafogo, no Olímpico. O volume de jogo da equipe gaúcha foi muito grande e, só no 1º tempo, foram 5 claras oportunidades de abrir o placar. Sabem o que é mais incrível? Em todas elas o meia Souza esteve presente. Pela direita, pela esquerda, pelo meio, cruzando, chutando, dando um lindo passe por cima, que Fábio Santos completou de primeira, ou seja, fez de tudo um pouco o Souza. Além do meia ex-São Paulo, o Tricolor se mostrou muito completo, tanto defensivamente quanto ofensivamente. Tudo bem que o Botafogo pouco agrediu, o que facilitou a vida do bom sistema defensivo gremista, porém o ataque foi uma verdadeira máquina. Com Tcheco muito mais presente nas organizações das jogadas, se comparado ao jogo da 1ª rodada, contra Santos, os alas Ruy e Fábio Santos aparecendo constantemente e a dupla de ataque Máxi López/Jonas, sabendo a hora de finalizar e de trabalhar a pelota, o Botafogo foi literalmente atropelado em campo. E tem mais! Além de eficiente, o futebol apresentado pelo Grêmio foi de uma beleza imensa. O citado lance em que Souza assistiu Fábio Santos e o passe de letra de Máxi López para o gol do mesmo Fábio Santos, são apenas dois exemplos de como o Tricolor jogou bonito. Resumo da ópera: O Grêmio venceu e convenceu.

- Uma frase de um amigo que assistia ao jogo entre Flamengo e Santo André, ao meu lado, resume mais uma atuação do Íbson. Após uma jogada pelo lado direito do campo onde Íbson encontrou um companheiro livre na esquerda, meu amigo indignado disse: “E o Elano é o titular da Seleção.”. E olhem que este amigo torce pelo Fluminense, ou seja, falou sem nenhuma paixão clubística. Realmente o meia rubro-negro tá jogando uma barbaridade. Atualmente é inimaginável pensar no Flamengo jogando bem sem o Íbson, pois tudo que o Flamengo cria, tem sua participação. Nesta partida em especial, o meia foi muito bem ajudado pelos alas flamenguistas. Ah... Léo Moura e Juan voltaram a apresentar um bom futebol, pode estar pensando quem não assistiu a partida. Nada disso. Foi Éverton Silva, pela direita e Éverton, pela esquerda, realizaram excelente partida, principalmente o primeiro. Com um fôlego impressionante Éverton Silva participava das jogadas ofensivas e voltava para fechar o seu lado defensivo. Um leão em campo. Um de seus lances mais belos, foi após receber um passe de Íbson, chegar até o fundo do campo e cruzar a pelota nos pés de Obina, que isolou por cima do gol. Tem tempo que Léo Moura não faz uma jogada assim e que Obina perde gols assim.

- Enfim Josiel desencantou. Após ser sacado da equipe titular quando estava vivendo ótima fase na Taça Rio, e passar por um período de seca de gols, Josiel finalmente voltou a sacudir o filó. Aproveitando duas assistências de Íbson, o centroavante deu a vitória ao Flamengo com um belo gol de cabeça e uma pintura ao encobrir o goleiro. Será que a má fase do “Homem das Cavernas” passou? Só o tempo dirá. E espero que o Cuca não seja, uma vez mais, incoerente para barrar Josiel quando ele acaba de tirar algumas muitas toneladas de suas próprias costas.

MANDOU MAL!

- O Botafogo até que mostrou vontade para segurar o Grêmio, mas faltou qualidade. As saídas de Thiago Neves do Fluminense e de Íbson do Flamengo serão muito sentidas pelos respectivos times, porém o Botafogo ter perdido o Maicosuel se mostra um problema muito mais difícil de ser solucionado. A criatividade na organização das jogadas ofensivas do Fogão, foi reduzida a quase nada com a saída do “Mago”, já que Túlio Souza e Rodrigo Dantas não possuem a qualidade necessária para fazer a equipe alvi-negra jogar. Quem viu o Botafogo com Maicosuel e assistiu a partidas contra Grêmio, começa a acreditar que uma andorinha só pode sim fazer o verão. Além de não poder mais contar com o melhor jogador do Cariocão 2009, o Botafogo ainda sofre com a contusão de Reinaldo, o agora principal jogador do time. Problema daqui, problema dali e o resultado foi que, exceção uma cabeçada de Victor Simões, o Botafogo só assustou em bolas paradas do Juninho. É claro que de uma hora para outra o Rodrigo Dantas pode estourar e começar a jogar um bolão, porém esta não pode ser a única esperança para o Botafogo fazer uma boa campanha no Brasileirão. A volta de Lúcio Flávio seria uma boa? Parece ser a solução rápida mais plausível para fazer a equipe se organizar. Em todo caso, o Ney Franco terá mais trabalho do que imaginava.

- A situação está cada vez pior para o atacante do Flamengo Obina. Vem jogo, vai jogo e ele não consegue balançar as redes. E pior, nada de útil produz para a equipe. Nas condições físicas e técnicas em que ele se encontra, não está apto a ser titular de um time que, como o Flamengo, espera terminar no topo da tabela. No momento, parece que o melhor para o Flamengo e para o próprio Obina, é que o centroavante busque novos ares.

JOGADA RÁPIDA!

- Sou grande fã dele, e como tal não poderia deixar de elogiá-lo. Com dois gols do “Gladiador” Kléber, o Cruzeiro venceu o Vitória e, mesmo com a cabeça no jogo com o São Paulo, pela Libertadores, se mantém na parte de cima da tabela. Falando em parte de cima, quem vai parar o líder Internacional? Quem vai parar o garoto Taison?


ENQUANTO ISSO NA ALEMANHA…

- O Bayern de Munique, escorado na qualidade de Ribéry, conseguiu uma excelente vitória sobre o Stuttgart. Dois fatos saltaram aos olhos neste duelo. O primeiro, e não é nenhuma novidade, é a dependência do Bayern de uma boa atuação de Ribéry. Quando o francês joga bem, o time anda, caso contrário, nada produz ofensivamente. Desta vez, para a sorte dos bávaros, Ribéry estava em seu dia e sua equipe conquistou a vaga na Champions League. O segundo fato, foi a apatia do Stuttgart em campo. Para um time que realizou um 2º turno excelente, acabou de ter 4 jogadores convocados para a Seleção Alemã (Trasch, Hitzsperger, Cacau e Mário Gómez) e brigava por uma vaga na Champions League, os 15 minutos de bom futebol apresentado pela equipe, após o Bayern abrir o placar, foi muito pouco. Para a sorte do Stuttgart, o time conseguiu pelo menos uma vaga na fase Pré-Champions League, já que o Hertha Berlim levou uma incrível goleada de 5 a 0 do lanterna Karlsruher.

- Realmente estou muito feliz com o novo Campeão Alemão, o Wolfsburg. O time dos “Lobos” terminou o 1º turno na 9ª colocação e, após uma incrível arrancada, conseguiu conquistar o título. Poderia aqui analisar o último duelo da equipe, contra o Werder Bremen, mas convenhamos, não foi um duelo, foi um massacre. Após a goleada que sofreu do Stuttgart, na 31ª rodada, muitos acreditavam que o Wolfsburg não suportaria a pressão de brigar pelo troféu. Que engano! Nos últimos três jogos decisivos, quando era perseguido por 4 rivais, o Wolfsburg venceu todos os três, marcando nada menos que 13 gols. Portanto, vou utilizar minhas palavras para elogiar o que os campeões fizeram ao longo da temporada, não somente nesta chinelada sobre o Werder Bremen.

Toda a equipe está de parabéns pela conquista. O técnico Felix Magath, apesar de ter feito a bobeira de divulgar que está de contrato assinado para treinar o Schalke 04, na próxima temporada, em um momento delicado do torneio, organizou uma equipe que atua numa sincronia perfeita. A defesa, mostrou uma solidez impressionante, a começar pelo goleiro suiço Benaglio, que sempre que era exigido, realizava seu trabalho com maestria. Durante a arrancada do 2º turno, as posições de lateral-direito e quarto-zagueiro, sofreram algumas modificações, porém o lateral-esquerdo Schafer e o zagueiro-central Barzagli estiveram sempre presentes e sempre com atuações impecáveis. Sobre Schafer já havia dito antes que, pelo campeonato realizado, a vaga de titular na Seleção é dele. A cada partida eu ficava mais impressionado com sua capacidade de atacar e defender de maneira homogênea e não tenho nenhum medo de dizer que ele é um jogador completo. Já o Barzagli é um zagueiro italiano, ou seja, meio caminho andado para ser um grande jogador. Campeão do Mundo com a Itália, em 2006, Barzagli mostrou ser um zagueiro que não deve nada aos grandes defensores da atualidade. Sua velocidade e capacidade de antecipação, o fazem ser uma muralha.

O setor de meio-de-campo foi o ponto de equilíbrio da equipe. Os jogadores que formaram o losango neste setor, deram a segurança necessária para a defesa e o apoio para não deixar o ataque isolado. O principal marcador no meio-campo foi o brasileiro e capitão da equipe Josué. Lembram do papel de Josué no São Paulo que foi Campeão do Mundo em 2005? Pois é, ele continua fazendo aquilo tudo. Poucos jogadores são tão voluntariosos quanto Josué, que passa a partida inteira correndo para seus companheiros trabalharem com mais tranquilidade, sejam eles atacantes ou defensores. Se o vértice direito do losango não teve um dono cativo ao longo da campanha, Gentner pela esquerda realizou seu papel de maneira tão espetacular que foi convocado para a Seleção Alemã. Jogador muito dinâmico, Gentner formou uma excelente dupla com Schafer na esquerda, porém volta e meia aparecia em outros pontos do campo. Na ponta ofensiva do losango estava o incrível Misimovic. É realmente de encher os olhos a inteligência ofensiva deste bósnio. Quando a bola está em seus pés, não tem aquele negócio de toque para trás ou passe burocrático, ele sempre busca organizar uma jogada que leve perigo ao adversário. Por este estilo de passes verticais e incisivos que Misimovic terminou a competição como líder de assistências, com 20 passes para gols. Sem ele, a dupla de ataque do Wolfsburg não seria a mesma.

Por falar em dupla de ataque, não tem como não se encantar com o que Grafite e Dzeko mostraram nesta Bundesliga. O entrosamento e a afinidade entre o brasileiro e o bósnio é algo difícil de se ver no futebol. Apesar de algumas raras vezes o instinto de centroavante ter aparecido e uma jogada individual ter sido priorizada, foi muito legal de ver a falta de egoísmo presente entre a dupla. E o mais incrível foi a qualidade mostrada pelos dois jogadores que no início do torneio não figuravam entre os candidatos à artilharia. Grafite mostrou estar no ápice de sua forma física e técnica, e balançou as redes de tudo quanto é maneira. Se você não assistiu ao gol que ele marcou na goleada de 5 a 1 sobre o Bayern, faça isso. É de outro mundo. Reparem nos recordes que os 28 gols marcaods por Grafite e os 26 marcados por Dzeco bateram. Pela primeira vez na história da Bundesliga dois jogadores de uma mesma equipe ultrapassam os 20 gols marcados. Com os 54 gols marcados em conjunto, a dupla ultrapssou os 53 marcados pela lendária dupla Gerd Muller/Uli Hoeness, do Bayern de Munique, na temporada 72/73. Agora Grafite é, ao lado do também brasileiro Aílton, o estrangeiro com mais gols na história da Bundesliga.

Agora está explicado o motivo de minha felicidade.

PARABÉNS, WOLFSBURG!

Um comentário:

  1. Olá, uma visita rápida apenas pra informar que o Amadores FC está com acesso restrito, pois está em reformas. Logo voltaresmo as nossas atividades normais. =)

    Abraços!

    ResponderExcluir