domingo, 10 de maio de 2009

CHEGOU O BRASILEIRÃO 2009!!!

Olá amigos do FUTEBOLA!

Chegou o Brasileirão 2009! Para mostrar minha empolgação com o torneio que se inicia, vou expressar uma opinião minha que muitos, muitos, não concordam. Não acho que o futebol brasileiro seja “nivelado por baixo”, como a maioria costuma dizer e acredito que dois motivos me façam ter esta opinião.

O primeiro deles, pode ser explicado pelas belíssimas palavras do poeta Fernando Pessoa, que o jornalista Juca Kfouri foi perfeito em adotá-las para o futebol:

“O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.”

Eu comecei a gostar de futebol por causa dos nossos clubes, nossos jogadores, nossos campeonatos. Da mesma maneira que você já ouviu várias senhoras de idade dizendo “vou assistir MINHA novela”, me sinto no direito de dizer “vai começar o MEU Campeonato”. Atualmente, existem muitas crianças, iniciando a vida de torcedor, que escolhem um time europeu para torcer. Não é de se assustar, tamanha quantidade de jogos internacionais que passam na tv fechada. Porém, este não é o meu caso. O máximo que eu conhecia do futebol europeu, quando criança, era a equipe da Juventus, pois meu pai havia me dado um revista com o pôster de cada jogador da Velha Senhora. Mas assistir jogadores como Ravanelli e Roberto Baggio, os meus pôsteres preferidos, era algo inimaginável para mim.

O segundo motivo, é uma comparação que sempre faço entre nossos clubes e os do “Velho Continente”. Não sou louco de falar que as equipes brasileiras estão no nível de um Barcelona, um Manchester United, um Milan ou um Chelsea. Agora, esqueçam os fatores extra-campo do nosso futebol como a violência nos estádios, a falta de sócios dos clubes ou o desrespeito ao torcedor na hora de comprar o ingresso, que são problemas da nossa sociedade, e não do esporte. Pensemos somente dentro de campo. Você acredita que times como o Sevilla (3º lugar no Campeonato Espanhol), a Fiorentina (4º lugar no Campeonato Italiano), o Hertha Berlim (3º lugar no Campeonato Alemão) ou o Everton (5º lugar no Campeonato Inglês) são superiores aos nossos? Em hipotéticos duelos entre Cruzeiro e Porto (líder do Campeonato Português e um dos 8 classificados para as quartas-de-final da Champions League) ou Grêmio e Olympique de Marseille (1º lugar no Campeonato Francês), só para citar dois exemplos, nossos clubes seriam azarões? Quando o Liverpool perdeu para o São Paulo, no Mundial Interclubes de 2005, Gerrard recebeu o prêmio de segundo melhor jogador do torneio com a cara de pouquíssimos amigos. Quando o Barcelona foi enfrentar o Internacional pelo mesmo torneio, em 2006, Ronaldinho Gaúcho, gremista assumido e de coração, era o craque do time espanhol. Vocês acreditam mesmo, que os europeus realmente não se importam com o Mundial Interclubes? Para todas as interrogações acima, minhas respostas são idênticas: não, não e não!

Portanto, se em todos o Brasileirões que estavam prestes a iniciar, sempre me enchi de boas expectativas, imaginem como me sinto com este que acabou de dar o pontapé inicial? Não tenho palavras para mostrar minha empolgação. Na verdade, tenho sim. São elas: Rogério Ceni, Marcos, Bruno, Léo Moura, Vítor, Sorín, Kléber, Juan, André Santos, Júnior, Miranda, Luiz Alberto, Fabiano Eller, Léo, Índio, Ronaldo Angelim, Juninho, Chicão, Edmílson, Hernanes, Thiago Neves, Ramires, D´Alessandro, Conca, Kleberson, Maiocosuel, Diego Souza, Tcheco, Leandro Guerreiro, Cleiton Xavier, Wagner, Guiñazu, Jorge Wagner, Íbson, Ronaldo, Fred, Keirrison, Felipe Reinaldo, Nilmar, Kléber, Washington, Diego Tardelli, Kléber Pereira, Maxi López, Dagoberto, Marcelinho Paraíba, Neymar, Taison, Ciro, Maicon, Adriano, Carlos Alberto Parreira, Vanderlei Luxemburgo, Paulo Autuori, Muricy Ramalho...

4 comentários:

  1. Concordo com todas as palavras escritas na coluna "Brasileirão 2009" publicada no dia 10 de maio.`Devemos parar com a hipocrisia e o pessimismo com o nosso campeonato nacional. Temos que lembrar que esse campeonato costuma revelar a cada ano, grandes jogares e que mais tarde são eleitos como peças chaves das melhores equipes do mundo. Além disso, me arrisco a falar que nenhuma seleção atualmente ganharia de um time formado por: goleiro Bruno (Flamengo), lateral direito Léo Moura (Flamengo), zagueiro André Dias (São Paulo), Sandro (Internacional), Juan (Flamengo), volante Leandro Guerreiro (Botafogo), meio-campo Madson (Santos), meio-campo Ramirez (Cruzeiro), atacante Neymar (Internacional), atacante Keirrison (Palmeiras), Ronaldo (Corinthians), Técnico Vaderley (Palmeiras). Banco: Adriano, Nilmar, Ibson, Tcheco e taison. Resumindo, nenhum campeonato é tão disputado e revela tanto jogadores que nem o nosso. O berço do futebol mundial é aqui, somos penta por causa do Campeonato Brasileiro, um campeonato que é tão rejeitado e criticado, mas fascina a todos, principalmente estrangeiros. OBS: quero ler também sobre o Vasco, mesmo estando na série B. É importante ouvir a opinião de um flamenguista,IMPARCIAL, sobre o meu time.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o Brasileirão começou bem disputado esse ano, grandes clássicos ja na primeira rodada, tenho certeza que será o campeonato mais equilibrado e emocionante de todos!!

    abrço!!!!

    ResponderExcluir
  3. ue lise de são borja digo que o cara do troca de passes é um idiota o cara que é branco

    ResponderExcluir