sexta-feira, 7 de agosto de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 17ª RODADA - SÉRIE A

SÉRIE A

Cruzeiro 0 x 2 Atlético Paranaense
São Paulo 3 x 1 Botafogo
Avaí 1 x 0 Santo André
Goiás 3 x 2 Flamengo
Náutico 1 x 0 Corinthians
Coritiba 0 x 1 Santos
Fluminense 5 x 1 Sport
Barueri 4 x 0 Vitória
Palmeiras 1 x 1 Grêmio

Olá amigos do FUTEBOLA!

Estamos chegando próximo do fim do 1º turno do Brasileirão e, como já era esperado, o equilíbrio é gigante. Quem chegou de vez para brigar na parte de cima da tabela é o atual Tri-campeão São Paulo, escorado – quem diria? – em grandes atuações de Dagoberto. Outro grande destaque desta rodada foi o jogaço de bola entre Flamengo e Goiás. Em um Serra Dourada completamente lotado, ambos os times honraram a camisa e realizaram uma das melhores partidas do Brasileirão. E teve mais! No Maracanã, o Fluminense colocou um ponto final no jejum de vitórias e chinelou o Sport. Vamos aos comentários sobre dois jogos desta 17ª rodada.

Goiás 3 x 2 Flamengo – Serra Dourada, Goiânia (GO)
Palmeiras 1 x 1 Grêmio – Palestra Itália, São Paulo (SP)

MANDOU BEM!

- A apresentação do Goiás, na 1ª etapa do duelo contra o Flamengo, foi tão boa e completa que fica difícil citar os destaques individuais da equipe. O trio de zaga e o goleiro Harley estiveram bem seguros, bobendo apenas em um lance, que o atacante do Fla, Denis Marques, perdeu quase na pequena área. O setor de meio-campo então... Engoliu o Flamengo. A minha memória pode até estar me traindo, mas não me recordo de ter visto Léo Lima jogar tão bem em uma partida. O meia teve participação efetiva nos três gols do Goiás, sendo que a jogada que ele arquitetou para o gol da vitória foi sensacional. Desprezando a presença dos zagueiros rubro-negros, Léo Lima tabelou, entrou na área e deu lindo passe para Iarley decidir o jogo. Por falar em Iarley, mais uma vez o atacante provou sua importância para a equipe goiana, agora vice-líder do Brasileiro. Completanto a boa atuação esmeraldina, a dupla de alas Douglas/Júlio César infernizou o sistema defensivo do Flamengo. O jovem ala-direita Douglas esteve imparável e criou boas jogadas com uma frequência muito grande. Assim como o zagueiro Rafael Tolói, é uma grande revelação deste também grande time do Goiás.

- Em todas as partidas do Flamengo sob o comando do técnico Andrade, a equipe saiu perdendo e precisou evoluir durante o jogo. Neste duelo contra o Goiás, após um fraquíssimo 1º tempo, onde apenas Adriano tentou algo, o Flamengo teve que apostar todas suas fichas após o intervalo. Perdendo por 2 a 0, Andrade colocou o veterano Petkovic e o jovem Bruno Paulo em campo e, acreditem, Pet mudou completamente o Flamengo. Com uma atuação de altíssimo nível, o gringo fez o que de Kléberson, que saiu para sua entrada, se espera, ou seja, comandou as ações ofensivas do Mengão. O agora camisa 43, correu, buscou jogo antes do meio-campo, tentou passes decisivos, conversou e incentivou seus companheiros, buscando alternativas, apontava com as mãos, como uma maestro, as melhores jogadas quando estava marcado... Com tanta qualidade e força de vontade, Petkovic foi premiado com um golaço, após limpar os defensores e chutar de fora da área, porém, minutos depois, foi castigado com o gol do Goiás, marcado por Iarley. Apesar da derrota, a boa atuação de Pet deixou os rubro-negros muito felizes e esperançosos de que, se a forma física deixar, o gringo pode dar muitas alegrias.

- Um dos jogadores que mais tem me chamado a atenção neste 1º turno do Brasileirão é o meia palmeirense Cleiton Xavier. Assistí-lo jogar está valendo o ingresso, ou no meu caso o pay-per-view. Sua atuação no 1º tempo do duelo contra o Grêmio foi simplesmente sensacional. Além de muito preciso nas bolas paradas, suas longas arrancadas deixaram a defesa gremista perdida. Para se ter uma idéia de como Cleiton é um jogador objetivo, teve um lance onde após receber a bola das mãos do goleiro Marcos, perto de sua área, o camisa 10 do Verdão arrancou e com um passe milimétrico deixou Diego Souza na cara do gol. Não satisfeito em ser o articulador de todas as jogadas alvi-verdes, foi Cleiton Xavier quem apareceu na área, entre os zagueiros gremistas, para cabecear o cruzamento do lateral Wendell e abrir o placar. Na 2ª etapa, o meia, assim como todo o Palmeiras, caiu de rendimento diante da forte marcação gaúcha, mas mesmo assim apareceu com muito perigo em dois lances que quase deram os três pontos à sua equipe.

- O Grêmio precisou marcar um gol por acaso para poder lembrar que é uma excelente equipe. O Palmeiras mandava no jogo (7 x 0 era o placar das finalizações), quando em uma rápida cobrança de falta de Túlio, Souza cruzou para o argentino Maxi López empatar o jogo. Até o momento o Tricolor somente se defendia, porém com o gol assinalado passou a agredir bastante o Palmeiras. O impetuoso lateral-esquerdo Jadílson infernizava o seu marcador Wendell, o bom posicionamento de Máxi López começou a ser aproveitado, os passes e chutes de Tcheco deram o ar da graça e o Grêmio fez o Marcos justificar a fama de grande goleiro. Mesmo que o Palmeiras ainda assustasse em alguns lances esporádicos, como os dois do Cleiton Xavier que citei anteriormente, o time gaúcho soube se impor, o que é louvável se levarmos em consideração que o adversário jogava em casa e é o líder do Brasileiro.

MANDOU MAL!

- Está se tornando uma constante as críticas ao sistema defensivo rubro-negro e ao meia Kléberson. Novamente o trio de defensores do Flamengo não deu nenhuma segurança para a equipe e, nem quando não foi pego de surpresa, já que estava todo postado no terceiro gol do Goiás, obteve sucesso. O treinador Andrade terá muito trabalho para organizar este sistema defensivo. Já o Kléberson uma vez mais esteve apático em campo. Não acertou nada, não errou nada, não tentou nada... Pode-se falar, sem nenhum medo de errar, que a evolução do Flamengo, no 2º tempo, deveu-se a entrada de Petkovic em seu lugar. A cada dia que passa tenho mais certeza de que sua vaga na Seleção Brasileira era para ser do Íbson.

- Tudo bem que o centroavante Obina está com muitos créditos com a torcida palmeirense, pelos três gols marcados contra o Corinthians, porém uma vez mais ele teve uma péssima atuação no Palestra Itália. Assim como na difícil vitória do Palmeiras sobre o Fluminense, na 15ª rodada, Obina novamente participou muito pouco das jogadas ofensivas criadas pela sua equipe. Não fez o papel de referência para as jogadas de Cleiton Xavier e Diego Souza, apareceu muito pouco como pivô, não buscou aproximação com seu parceiro de ataque Ortigoza (que também não esteve bem)... Com o bom condicionamento físico que parece estar, o que anda faltando ao Obina parece ser mesmo atenção.

JOGADA RÁPIDA!

- Na próxima rodada teremos Atlético Mineiro x Palmeiras e São Paulo x Goiás. E viva o Brasileirão!

Um comentário:

  1. Surpreendente é a campanha do Avaí, Barueri, Atlético-MG e Goiás.

    Quando você pensa que o São Paulo tá morto ele logo reage e luta pelo título.

    Ainda não dá para apontar um campeão verdadeiro e nem os rebaixados porque tem muita coisa ainda pra rolar.

    ResponderExcluir