quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 17ª RODADA - SÉRIE B / COPA SUL-AMERICANA / AMISTOSO INTERNACIONAL

Olá amigos do FUTEBOLA!

Por uma daquelas mágicas que só o futebol brasileiro proporciona, foi possível assistir, neste meado de semana, partidas da Série A do Brasileirão, da Segundona, da Copa Sul-Americana e da Seleção Brasileira. É tanto jogo diferente que dá até para pirar. Nas próximas linhas, estarei comentando os jogos que consegui assistir, espero que não esteja tão confuso quanto nosso calendário.

SÉRIE B

Guarani 2 x 1 Ceará
Juventude 1 x 2 São Caetano
Atlético Goianiense 2 x 2 Ipatinga
Bragantino 1 x 0 Figueirense
Bahia 2 x 2 Ponte Preta
América 2 x 2 Vasco
Fortaleza 2 x 2 Vila Nova
Duque de Caxias 2 x 1 Portuguesa
Campinense 2 x 2 Paraná
Brasiliense 1 x 1 ABC

América 2 x 2 Vasco - Machadão, Natal (RN)

MANDOU BEM!

- O duelo entre Vasco e América foi um dos poucos ocorridos na Série B onde o clube carioca foi constantemente incomodado. O time de Natal merece elogios por, mesmo com uma qualidade técnica inferior ao Vasco, não ter desistido de atacar, nem quando estava em vantagem no placar. Não que o América tenha pressionado o Vasco e controlado o jogo, porém mostrou eficiência nos ataques organizados, principalmente os finalizados pelo atacante Lúcio, que deu muito trabalho ao desorganizado sistema defensivo vascaíno. Para se ter uma idéia da vontade do América de vencer, a última chance de gol criada na partida foi um belo chute do Fábio Neves, que o goleiro Fernando Prass teve que realizar uma boa defesa.

MANDOU MAL!

- Como citei anteriormente, o sistema defensivo do Vasco esteve muito desorganizado durante os 90 minutos da partida em Natal. Desde o goleiro Fernando Prass, que mostrou uma insegurança que não lhe é comum, passando pela dupla de zaga e pelos volantes, o Vasco sofreu muito para conter os avanços do América. Porém, justiça seja feita, toda a equipe vascaína esteve perdida em campo. Alex Teixeira e Souza se revezavam, consciente ou inconscientemente, na lateral-direita. Enrico nem de longe mostrou a participação que teve no duelo contra o Campinense. Buscando o empate, Dorival colocou em campo uma formação que provavelmente nunca havia treinado, com Élton, Aloísio e Adriano no ataque. Apesar de ter conseguido empatar a partida em um lance de bola parada, esta foi uma atuação que os jogadores devem esquecer. Melhor pensando, é uma atuação que eles devem lembrar muito bem, para não repetir.

COPA SUL-AMERICANA

Fluminense 0 x 0 Flamengo - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

MANDOU BEM!

- É de encher os olhos a fibra do atacante rubro-negro Emerson. Sem levar em conta a importância do jogo, o “Sheik” transforma cada partida em uma final de Copa do Mundo. Neste duelo contra o Fluminense, onde muitos jogadores foram poupados, Emerson disputava cada bola como um leão. Existem muitos jogadores que tentam compensar a falta de habilidade com a pelota correndo durante os 90 minutos, porém claramente o Emerson não está incluído neste grupo. Cada dia mais em casa no Flamengo, o atacante tem tentado jogadas individuais com frequência e, para a alegria dos torcedores, está obtendo sucesso. O elástico que ele aplicou no tricolor Maurício, na ponta esquerda da área, foi sensacional e muito produtivo, já que o Denis Marques quase completou a jogada para o fundo da rede. Com toda a raça que vem mostrando e uma ótima qualidade ofensiva, não é de se espantar que a torcida do Flamengo tenha um grande carinho pelo jogador, mesmo ainda sendo uma relação recente.

MANDOU MAL!

- Em minha opinião, o treinador do Flu, Renato Gaúcho, esteve equivocado desde antes do início da partida. Além de poupar todos os titulares, colocando em campo uma equipe completamente desentrosada, ele ainda concedeu a seguinte entrevista, no dia anterior à partida: “Sinceramente, preferia estar disputando somente o Brasileiro. Nada contra a Sul-Americana, mas ela veio em uma situação difícil, não posso me arriscar a perder jogadores importantes.”. Errou em tudo o Renato. Perdeu a oportunidade de dar maior solidez e consistência tática à equipe que considera titular, chamou uma competição que poderia salvar o ano tricolor, já que o Flu não deve conseguir nada no Brasileiro, de irrelevante, disse que os jogadores que são suplentes não são importantes e, por final, escalou uma equipe com quatro volantes (Fabinho, Maurício, Fábio Santos e Diguinho) e apenas um atacante. Totalmente perdido em campo, principalmente no 1º tempo, o Fluminense escapou por pouco da derrota e fica a pergunta que sempre faço quando um time resolve poupar todos seus titulares: de que adiantou para o crescimento do Flu, como equipe, esta partida contra o Flamengo?

AMISTOSO INTERNACIONAL

Estônia 0 x 1 Brasil - A. Le Coq, Tallinn (EST)

- Em uma partida pra lá de sem graça, a Seleção Brasileira venceu a Estônia por 1 a 0. Foi um claro amistoso caça-níquel e quem pagou o pato foi o Flamengo e o Atlético Mineiro. Com a contusão de Kléberson, o Rubro-negro carioca pode perder um jogador importante para a sequência do Campeonato Brasileiro e o Galo Mineiro poderá ter problemas com a janela de transferência, após uma boa atuação de Diego Tardelli. Amigos, quero deixar bem claro que não estou criticando o Dunga pela convocação dos jogadores que atuam aqui. A contusão do Kléberson foi uma fatalidade que poderia ocorrer com qualquer um e a apresentação de Diego Tardelli só veio a justificar a excelente temporada do atacante. Por sinal, as entradas de Nilmar e Tardelli foram os únicos atrativos deste violento amistoso. Claramente mais em forma e com mais vontade que seus companheiros, os atacantes se movimentaram, buscaram jogadas individuais e em conjunto, chutaram ao gol e mostraram para o treinador Dunga que estão sim na briga por uma vaga na Copa do Mundo. Falando em vaga na Copa do Mundo, a lateral-esquerda continua clamando pelo substituto de Roberto Carlos, pois André Santos, em mais uma oportunidade, mostrou um futebol pra lá de burocrático, fazendo com que o Brasil concentrasse todas suas jogadas pelo lado direito. No fim, a vitória serviu para aumentar a sequência invicta da Seleção, que chegou a 17 jogos, e pela atuação de dupla Nilmar/Tardelli.

JOGADA RÁPIDA!

No importantíssimo duelo entre Palmeiras e Atlético Mineiro, pelo Brasileirão, o pênalti defendido pelo Marcos pode fazer uma diferença absurda no fim da competição. É impressionante como o goleirão sempre aparece quando o Palmeiras mais precisa.

Um comentário:

  1. O resultado de 2x2 entre Vasco e América-RN não foi ruim para o Vasco não. O América-RN veio com tudo e dificultou muito o time do Vasco jogar.

    Agora, Fla 0x0 Flu foi horrível o jogo e isso que dá desvalorizar a Sul-Americanca.

    E o amistoso da seleção foi pior que o Fla x Flu. Foi mais que horrível. Deu vontade de vomitar.

    Ha, você quer falar alguma coisa pra mim?

    Pode falar.

    saulobotafogo.blogspot.com

    ResponderExcluir