segunda-feira, 10 de agosto de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 18ª RODADA - SÉRIE A

Santos 2 x 2 Avaí
Náutico 2 x 1 Santo André
Botafogo 0 x 1 Atlético Paranaense
Flamengo 1 x 0 Corinthians
Vitória 2 x 2 Fluminense
Coritiba 1 x 3 Cruzeiro
São Paulo 3 x 1 Goiás
Barueri 1 x 0 Grêmio

Olá amigos do FUTEBOLA!

A 18ª rodada do Brasileirão marcou a chegada do São Paulo ao G4 e do “Imperador” Adriano ao topo da artilharia. Se tricolores paulistas e rubro-negros cariocas estão sorridentes, após o bom fim de semana, não se pode dizer o mesmo de botafoguenses e corintianos. O Botafogo, em casa, perdeu para o Atlético Paranaense e esfriou o que parecia ser uma ótima reação. E o Corinthians? Bom, o Timão continua se escorando em desculpas para justificar a queda de rendimento no Brasileiro. Vamos aos comentários dos jogos que assisti desta penúltima rodada do 1º turno do Campeonato Brasileiro.

Flamengo 1 x 0 Corinthians – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
São Paulo 3 x 1 Goiás – Morumbi, São Paulo (SP)

MANDOU BEM!

- Depois de uma 1ª etapa não muito convincente, no duelo contra o Corinthians, o Flamengo voltou com tudo após o intervalo e engoliu a equipe paulista. Muito criticado por mim recentemente, devido à ruins apresentações, Kléberson, desta vez, jogou um bolão. Como segundo volante, sua posição original, o meia da Seleção Brasileira acertou lançamentos belíssimos e organizou o Flamengo muito bem, já que Petkovic estava completamente apagado diante da marcação de Jucilei. No lance do gol rubro-negro, a bola passou por duas vezes pelos pés de Kléberson. Primeiro ele deu um espetacular lançamento para Léo Moura e, na sequência da jogada, chutou de fora da área a bola que Adriano pegou o rebote para marcar. Por falar em Adriano, com o gol marcado o “Imperador” alcançou a artilharia isolada do Brasileirão. Por este feito e por sua habitual garra, vou poupá-lo das críticas pelo grande número de gols perdidos.

- Simplesmente sensacional a atuação do tripé de meio-campo do São Paulo no duelo contra o Goiás. Eu diria que qualquer equipe do mundo teria problemas para marcar os meias tricolores no jogo de domingo. Hernanes, Richarlyson e Jorge Wagner mostraram uma movimentação e um entrosamento de encher os olhos de qualquer apreciador do “Futebol Total”, onde os jogadores não guardam posições. Todos os três apareceram pela direita, pelo meio e pela esquerda e, invariavelmente, organizando jogadas perigosas. Apesar de Hernanes der dado duas assistências e Jorge Wagner ter colaborado com uma assistência e um gol marcado, quem mais me agradou do trio foi o Richarlyson. O jogador mostrou, depois de um bom tempo, aquele futebol dinâmico que o fez ser eleito um dos dois melhores volantes do Brasileirão de 2007 (prêmio Bola de Prata da Revista Placar). Além da constante aparição no ataque, mandou uma bola na trave e teve um chute tirado pelo zagueiro em cima da linha, Richarlyson foi um monstro na marcação, roubando várias bolas. A torcida tricolor tem todo o direito de cantar “ÔÔÔÔ... O Campeão voltou...”, pois agora que entrou no G4, vai ser difícil segurar o Sampa.

MANDOU MAL!

- Já está mais do que na hora de o Corinthians parar de chorar pelo leite derramado. São três as desculpas prontas para a queda de rendimento do Timão: A janela de transferência, que levou Cristian, André Santos e Douglas, os problemas com contusões, especialmente com o Ronaldo, e o fato de já estar classificado para a Libertadores 2010. Os jogadores reservas estão no elenco para serem utilizados quando necessários e o treinador recebe seus salários para poder organizar a equipe e superar os eventuais problemas. O Corinthians, porém, parece já entrar em campo pensando nas explicações para a derrota. Uma equipe que conta com Felipe, Chicão, William, Edu, Elias e Dentinho, só para citar alguns jogadores que iniciaram o jogo contra o Flamengo, tem obrigação de mostrar um futebol muito, mas muito melhor do que o visto no Maracanã. Um time com o alto custo, e uma exigente torcida, como é o Corinthians, não pode se dar ao luxo de encerrar suas atividades no meio do ano, só por ter vencido a Copa do Brasil e conquistado uma vaga na Copa Libertadores.

JOGADA RÁPIDA!

- O retrospecto do Grêmio atuando fora de casa é pavoroso. Longe do Olímpico, o Tricolor Gaúcho disputou 9 partidas, sendo derrotado em 7 jogos e empatando os outros dois. Resumindo: Como a última partida do turno é em casa, o Grêmio passou metade do Campeonato sem vencer um jogo fora de seus domínios.

5 comentários:

  1. O TIMÃO é o Mengão! Cada dia mais eu acho que o Adriano vale cada centavo que o pagam... Com um time com 3 volantes, ainda consegue ser artilheiro do campeonato! Imagina se o meio do Fla tivesse Pet e Claiton Xavier? Até Obina faz gol com passes do CX! Imagina o Imperador?

    []'s!

    ResponderExcluir
  2. Ótimos comentários Diano!
    Concordo plenamente sobre a atuação do Corinthians, o elenco dele é ótimo! O Dentinho, por exemplo, é um ótimo atacante! Já está na hora de o Mano organizar melhor esse timão que tem em mãos e crescer no Brasileirão!

    Além disso, o que você acha sobre o desempenho do Andrade como técnico e qual você acha que será a projeção do Mengão no Brasileirão de agora em diante?

    Abraços, Hugo.

    ResponderExcluir
  3. Salve Salve pessoal da bola!!!
    Ótimos comentários, mas me bateu uma idéia. Posso colaborar escrevendo sobre os jogos que vc não viu. Querendo, é só entrar em contato!
    Acho que assim conseguiremos uma postagem mais completa do futebol do Rio!
    Valeu...Gostei muito do blog

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto e assino embaixo, principalmente no Mandou bem!

    O trio Hernanes, Richarlysson e Jorge Wagner realmente tem voltado a brilhar. Até mesmo Washington e Borges estão marcando gols novamente.

    O São Paulo acordou e é bom abrir o olho!

    Passe lá no Rio Futebol também, se puder!

    Grande abraço,

    Leonardo Resende
    http://riofutebol.blogspot.com
    adm.riofutebol@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Com a chegada do Estevam Soares agora no Botafogo tenho a certeza que vai melhorar esse time.

    saulobotafogo.blogspot.com

    ResponderExcluir