segunda-feira, 17 de agosto de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 19ª RODADA - SÉRIE A

SÉRIE A

Avaí 2 x 1 Náutico
Santo André 0 x 2 Internacional
Palmeiras 1 x 1 Botafogo
Corinthianas 2 x 0 Atlético Mineiro
Sport 1 x 2 São Paulo
Grêmio 4 x 1 Flamengo
Fluminense 1 x 3 Coritiba
Goiás 3 x 2 Vitória
Cruzeiro 0 x 0 Santos
Atlético Paranaense 3 x 0 Barueri

Olá amigo do FUTEBOLA!

Chegamos ao fim do 1º turno do Brasileirão sem saber quem foi o Campeão da primeira metade do torneio, já que a tabela está cheia de asteriscos mostrando jogos atrasados. O Internacional ainda conta com 2 jogos para tirar os 4 pontos de vantagem do Palmeiras e levar o simbólico título. Por falar em Palmeiras, o Verdão chegou ao terceiro empate seguido e já começa a se assustar com a galera que vem de baixo. Como surpresa que já não é mais surpresa, o Avaí conseguiu mais uma vitória e se mantém pertinho do G4, enquanto equipes antes consideradas favoritas às vagas na Libertadores, como Flamengo e Cruzeiro, estão mostrando uma grande inconstância. Vamos aos comentários dos jogos que consegui assistir desta 19ª rodada do Brasileirão.

Palmeiras 1 x 1 Botafogo – Parque Antártica, São Paulo (SP)
Grêmio 4 x 1 Flamengo – Olímpico, Porto Alegre (RS)

MANDOU BEM!

- Até quando não joga bem o Cleiton Xavier tem se destacado. Na partida entre Palmeiras e Botafogo, dentre todos os jogadores em campo que possuíam a capacidade de criar boas jogadas ofensivas, como por exemplo Lúcio Flávio, Jônatas e Diego Souza, foi Cleiton o único a mostrar um bom trabalho. Tudo bem que suas melhores aparições foram nas bolas paradas, que por sinal ele vem cobrando com uma qualidade impressionante, mas os poucos bons ataques que o Verdão conseguiu organizar com a pelota rolando passaram por seus pés. Além de deixar Diego Souza e Armero livres para marcar, Cleiton também iniciou contra-ataques e apareceu na área para tentar assistências. Sem dúvida alguma, o atual time do Palmeiras é movido pelo futebol do Cleiton Xavier.

- Bem diferente do que eu imaginava, o Botafogo encarou o líder Palmeiras, em pleno Parque Antártica, de igual para igual. Pelo menos até a segunda metade do 2º tempo, quando a equipe recuou para segurar a pressão verde. Durante a maior parte do jogo, porém, o Fogão incomodou bastante o goleiro Marcos, ora com André Lima, autor de um gol digno de bom centroavante, ora em bolas paradas com Lúcio Flávio. É muito difícil saber se o Botafogo também teria uma atuação dessas, sem medo de enfrentar o 1º colocado do Brasileirão, fora de casa, se o Ney Franco ainda estivesse no comando, porém algo me diz que aí tem o dedo do Estevam Soares.

- A atuação do goleiro gremista Victor, no duelo contra o Flamengo, foi algo sensacional. Não importava quem aparecia em sua frente, livre, leve e solto, que o destino final da jogada era sempre o mesmo: defesaça de Victor. Em uma partida onde a defesa gaúcha esteve irreconhecível, tamanha quantidade de espaços que deu para o Flamengo trabalhar, podem ser atribuídos ao goleiro os três pontos obtidos. O que mais chamou a atenção na apresentação de Victor foi que, além de fechar o gol, o goleiro praticamente não deu rebotes. Em chutes de Adriano e Emerson, de dentro da área, ele conseguiu encaixar a pelota com imensa categoria. Se Victor sonha em ir para a Copa do Mundo de 2010, esta apresentação foi um grande passo para a realização deste sonho.

MANDOU MAL!

- O Palmeiras realmente necessita de um finalizador. Este fato ficou mais claro diante de uma ruim atuação do Diego Souza. O meia palmeirense, que vem sendo constantemente improvisado no ataque, está realizando um Brasileirão espetacular, porém uma equipe considerada favorita ao título precisa de um centroavante que resolva. Obina, que desta vez não esteve em campo, e Ortigoza, podem até realizar algumas boas partidas, entratanto não terão a constância necessária para serem titulares absolutos e intocáveis. Acredito também que o recém-contratado Robert, que esteve nulo em campo, contra o Fogão, também está incluído neste grupo. Os dirigentes do Palmeiras e da Traffic encheram a boca para dizer que o Verdão não vai perder nenhum jogador na janela de transferências para a Europa, pois o que importa este ano é a conquista do Brasileiro. Será mesmo que o Keirrisson não tinha nenhuma importância para a equipe?

- Na partida entre Flamengo e Grêmio, ficou difícil de saber qual dos dois sistemas defensivos esteve mais falho e apresentou o maior número de buracos. Qualquer ataque minimamente organizado resultava em um jogador cara a cara com o goleiro, tamanha a fragilidade dos setores defensivos. O Grêmio ter sofrido apenas um gol no jogo se deve exclusivamente à atuação heróica do seu goleiro Victor, sorte que o Flamengo não teve, já que Bruno esteve um tanto inseguro. Pelo lado carioca, a coisa ainda esteve pior pelas penalidades infântis cometidos por David e Aírton, que culminaram com os gols do Jonas.

- Ultimamente, não é nenhuma novidade uma atuação ruim do sistema defensivo flamenguista, porém a equipe vinha conseguindo alguns bons resultados escorada na sua dupla de ataque. Já no jogo contra o Grêmio, Adriano e Emerson estiveram irreconhecíveis. Sendo bonzinho, colocarei duas chances claras desperdiçadas na conta de cada um deles, sendo que as que foram perdidas quando o placar mostrava 1 a 1 foram determinantes para a derrota do Flamengo. Nem mesmo a ótima atuação do ala-esquerdo Éverton foi suficiente para inspirar a dupla do Mengão, que mostrou que se não estiver afinada, o Flamengo terá problemas.

JOGADA RÁPIDA!

- A situação do Fluminense está complicadíssima no Brasileirão. Dizem os matemáticos, que para não ser rebaixado para a Segundona, o Fluzão precisará realizar, no returno, uma campanha semelhante à do São Paulo no 1º turno. O restante do ano vai ser de muito trabalho para o Tricolor Carioca.

ENQUANTO ISSO NA INGLATERRA…

Blackburn 0 x 2 Manchester City

- No primeiro lance ofensivo do Manchester City na partida, Robinho aplicou um lindo lençol no seu marcador pela ponta-esquerda. Logo depois, com menos de 3 minutos de partida, o atacante Adebayour recebeu uma bola no grande círculo, lançou Wright Phillips na direita que, com um drible desconcertante deixou o defensor adversário no chão e devolveu para Adebayour estofar as redes. O jogo mal havia começado e o Manchester City parecia que iria atropelar o Blackburn. Doce ilusão. Adebayour ainda realizou um 1º tempo razoável, o seu parceiro de ataque Bellamy não mostrou em momento algum que o treinador Mark Hughes tem motivos para deixar Carlos Tévez no banco e Robinho nada fez na partida além de dois chutes longos. Mesmo tendo realizado uma 1ª etapa fraquíssima, o Manchester contou com a qualidade de seu goleiro Given e com os erros de finalização da dupla de ataque do Blackburn, formada por Benny McCarthy e Jason Roberts, para sair com a vitória parcial. Na parte final do 2º tempo, Wright Phillips voltou a aparecer bem e o Manchester conseguiu ampliar o placar e conquistar 3 importantíssimos pontos. Sobre os destaques do City, apesar da atuação apenas comum da equipe, fico com o excelente goleiro Given, o meia Barry, que se esforçou demais para atacar e defender ao mesmo tempo, e Wright Phillips, que deu as duas assistências que decidiram a partida.

2 comentários:

  1. O Botafogo até que conseguiu um bom resultado jogando contra o Palmeiras, no Palestra e com oito desfalques.

    ResponderExcluir
  2. Salut!
    Intra la mine pe blog si voteaza cea mai sexy reportera sport din Moldova!

    ResponderExcluir