sexta-feira, 21 de agosto de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 20ª RODADA - SÉRIE A

SÉRIE A

Santos 1 x 0 Grêmio
Vitória 2 x 1 Atlético Paranaense
Botafogo 1 x 2 Santo André
Barueri 2 x 1 Sport
São Paulo 1 x 0 Fluminense
Coritiba 1 x 0 Palmeiras
Internacional 1 x 2 Corinthians
Flamengo 1 x 2 Cruzeiro
Náutico 2 x 0 Goiás
Atlético Mineiro 2 x 2 Avaí

Olá amigos do FUTEBOLA!

A 1ª rodada do returno foi um verdadeiro pesadelo para a torcida carioca. Todos os três representantes do estado perderam suas partidas. E mais! Além de o Fluminense permanecer na zona da degola, o Botafogo voltou para a dita cuja. Diante de atuações tão péssimas, de onde os torcedores vão tirar esperança para sonhar com algo de positivo no restante do Brasileiro? Vamos aos comentários sobre os jogos que assisti desta rodada do Nacional.

São Paulo 1 x 0 Fluminense – Morumbi, São Paulo (SP)
Flamengo 1 x 2 Cruzeiro – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

MANDOU BEM!

- O 1º tempo jogado pelo São Paulo no Morumbi, contra o Fluminense, foi de altíssimo nível. Novamente a renascida dupla Hernanes/Richarlyson foi essencial para a vitória do Tricolor Paulista. Nesta partida, porém, não foi como dupla de volantes que eles atuaram. Richarlyson substituiu Miranda como terceiro zagueiro e Hernanes jogou mais ofensivamente, caindo bastante pelo lado direito. Queda de rendimento? Que nada. Com sua movimentação e categoria, Hernanes esteve muito participativo e Richarlyson, por mais de uma vez, deu as caras no ataque. Foi após um ótimo passe de Hernanes que Richarlyson fez linda jogada, passando por dois defensores, e assinalou o gol da vitória do Sampa. Gostaria também de destacar a atuação defensiva de Richarlyson nesta partida. Mesmo diante de um Fluminense que nada conseguiu produzir ofensivamente, o volante/zagueiro são-paulino ganhou praticamente todas as jogadas que ocorreram em seu setor. Posso até estar exagerando um pouco, mas acredito que se continuarem neste ritmo ambos podem sonhar com a Copa do Mundo.

- O Cruzeiro não está bem na tabela, com certeza ainda está sentindo a derrota na finalíssima da Libertadores, vai ter um trabalhão para organizar o setor de meio-campo, após as saídas de Wagner e Ramires, porém é um time que sempre joga pro ataque. Durante a 1ª etapa, do jogo contra o Flamengo, o Cruzeiro, a rigor, conseguiu criar apenas uma boa jogada ofensiva, que surgiu após uma saída de bola medíocre do volante rubro-negro Lenon. O ex-lateral da Seleção Brasileira, Gilberto, vestia a camisa 10 e era o encarregado de ser o maestro da equipe, entretanto não teve muito sucesso. Já pela lateral-direita, volantes se revezavam na improvisação. Estes dois fatores fizeram o Cruzeiro ter um ruim desempenho no 1º tempo. Já após o intervalo, a equipe resolveu ser mais agressiva, os laterais (Jancarlos entrou na direita) começaram a aparecer, tanto que o esquerdo Diego Renan marcou o gol de empate, os volantes chegaram no ataque, como Fabrício no gol da virada, e o “Gladiador” Kléber continuou se matando na frente. O Cruzeiro é um caso estranho. É o pior ataque do Brasileirão, porém nunca desiste de atacar. Dando uma opinião pessoal, que até considero um pouco arriscada, pois já passamos do 1º turno, acredito que com a adaptação física de Gilberto e Guerrón, o Cruzeiro vai encostar no G4.

- Nos últimos jogos do Flamengo, a torcida só não tem motivos para reclamar do Emerson. O atacante rubro-negro tem jogado cada partida como se fosse sua última pelo Flamengo, até porque, com as constantes investidas do mundo árabe, cada partida parece mesmo ser sua última. Emerson possui muitas características positivas para um atacante, sendo a velocidade e bom poder de finalização apenas duas delas, porém o que mais impressiona é sua raça em campo. Reparem só no estado em que ele sai do gramado. Nesta partida contra o Cruzeiro, em particular, ao ser substituído, ele parecia estar voltando de um campo de batalha. Emerson tem me lembrado um boxeador dos anos 70 chamado Jerry Quarry. Não importava se ele vencia ou perdia a luta, mas sempre saía do ringue com o aspecto de ter lutado contra um tanque, tamanho era seu desgaste físico.

MANDOU MAL!

- O Fluminense não pode realizar uma partida no nível que mostrou no Morumbi. Tudo bem que o São Paulo tem um time que, no momento, é infinitamente superior técnica e taticamente, fato que pode ser exemplificado pela comparação dos setores de meio-campo. Enquanto o do Tricolor Paulista era dinâmico, buscava espaços e trocava passes, o do Carioca não conseguia passar do grande círculo. Acredito porém, que apesar da fase que está vivendo, o Fluminense não pode passar o 1º tempo inteiro sem conseguir organizar uma única jogada ofensiva. Este não é um papel digno de um time de Série A. Nem mesmo do 19º colocado. Após o intervalo, a equipe carioca ainda melhorou um pouco, mais pelo aspecto da força de vontade do que pela organização ou qualidade. A produção ofensiva do Flu foi tão mínima, que o lance de maior perigo para Rogério Ceni foi uma cabeçada que André Dias mandou contra o próprio patrimônio. Alguns podem dizer que não faltou raça, garra, gana, ao Fluminense. Já eu, acredito que isto é o mínimo que os jogadores tricolores podem oferecer neste momento tão crítico.

- O Flamengo precisa pensar um pouco como time pequeno. Com todo respeito ao trio Aírton/Lenon/Fierro, que começou atuando na meiúca contra o Cruzeiro, ele não tem capacidade alguma de organizar o Rubro-negro ofensivamente. O que então deveria fazer? O mesmo que o lateral-esquerdo Jorbson, ou seja, procurar o Adriano. Na situação em que se encontra, com um número absurdo de desfalques (neste jogo foram sete) a equipe tem que batalhar, batalhar, batalhar e entregar a bola para a dupla de ataque, que é o único setor onde se encontra alguma qualidade técnica. Não pode Adriano ficar a partida inteira correndo atrás de bicuda pra frente. Até uma equipe da 2ª divisão Inglesa conseguiria ultrapassar o meio-campo e cruzar bola na área, ou então entregar a pelota para o Emerson correr sozinho e, no mínimo, sofrer falta. Se vai ser produtivo ficar cruzando chuveirinho na área para o Adriano ou mandar o Emerson se virar sozinho com a bola? Bom, pior do que está não ficará.

- O goleiro rubro-negro Bruno está sofrendo gols em bolas que seriam defensáveis. Não são aqueles frangos monumentais, mas bolas que um goleiro comum defenderia. O estranho é que em uma mesma partida ele leva um gol defensável, como foi o do Fabrício, e salva uma bola dificílima, como no chute do Kléber na pequena área. A torcida, que tem todo o direito de cobrar daqueles de quem mais esperam, já começou a vaiar o goleiro Bruno. Posso estar enganado, mas em minha opinião, a esta altura do ano, o Bruno esperava estar em um clube europeu e no banco do Júlio César, na Seleção Brasileira. Alguém tem que avisar para ele que se não conseguiu seus objetivos, ele mesmo é o culpado.

JOGADA RÁPIDA!

- Fatos que tornam o futebol um esporte mágico: o Corinthians, que vinha de uma sequência de péssimos resultados, venceu, seguidamente, Atlético Mineiro e Internacional. Quem foram os beneficiados? Palmeiras e São Paulo, respectivamente líder e vice-líder do Brasileirão.

3 comentários:

  1. Não sei mais o que dizer do Botafogo. Eu já cansei!!!

    ResponderExcluir
  2. Os cariocas continuam vacilando.

    O Palmeiras e o Galo estão mostrando que não vão aguentar a ponta da tabela muito tempo.

    Já o São Paulo, Barueri e Avaí mostram a constante ascenção das equipes;


    Visite também o Rio Futebol, se puder!
    Grande abraço,

    Leonardo Resende
    Rio Futebol
    http://riofutebol.blogspot.com
    adm.riofutebol@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. o galo só quer saber de empatar ...

    ResponderExcluir