segunda-feira, 28 de setembro de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 26ª RODADA - SÉRIE A

Palmeiras 2 x 1 Atlético Paranaense
Barueri 0 x 1 Cruzeiro
Fluminense 3 x 2 Avaí
São Paulo 1 x 1 Corinthians
Internacional 0 x 0 Flamengo
Coritiba 2 x 0 Náutico
Goiás 2 x 1 Grêmio
Atlético Mineiro 3 x 1 Santos
Botafogo 1 x 3 Vitória
Sport 2 x 1 Santo André

Olá amigos do FUTEBOLA!

A 26ª rodada do Brasileirão foi de deixar os palmeirenses felizes da vida. Com a vitória sobre o Atlético Paranaense, e os empates de São Paulo e Internacional, o Verdão disparou na liderança do torneio. Estes empates do Tricolor Paulista e do Colorado Gaúcho também foram excelentes para as pretensões de Goiás e Atlético Mineiro, vitoriosos na rodada, de garantirem vaga na Libertadores. Outro destaque da rodada foi a vitória do Fluminense sobre o Avaí,que deixou o trocedor tricolor um pouco mais verde de esperança. Vamos aos destaques dos jogos que assisti da rodada.

Internacional 0 x 0 Flamengo – Beira-Rio, Porto Alegre (RS)

Poderia ter sido um dos melhores jogos do Campeonato Brasileiro, mas a natureza não permitiu. Internacional e Flamengo, dois candidatos às vagas na Libertadores de 2010, sendo o Colorado um dos favoritos ao título, mediram forças em um impraticável Beira-Rio, tamanha a quantidade de água no gramado. Entretanto a bola rolou e, mesmo que pouca coisa tenha ocorrido de destaque, alguns comentários sobre a partida devem ser feitos.

Pela quinta rodada consecutiva, o Flamengo não sofreu um gol. Confesso que não me recordo da última vez que o Rubro-negro Carioca passou tanto tempo intransponível. A entrada de Álvaro na defesa e do chileno Maldonado na cabeça da área são, sem dúvida alguma, os fatores que fizeram o sistema defensivo do Flamengo adquirir uma segurança que até mês passado passava longe da equipe. Nesta partida contra o Inter em especial, as condições do gramado praticamente obrigavam o jogo baseado em bolas alçadas na área e toda a defesa rubro-negra esteve muito bem, tendo perdido apenas uma jogada onde o Alecsandro levou perigo ao gol defendido pelo Diego.

Acredito que para o Flamengo o empate não foi dos piores resultados, mas para o Colorado a situação é diferente. Como citei anteriormente, o Inter está na briga pelo caneco e, após duas derrotas consecutivas (Cruzeiro e Vitória), um empate em casa não foi nada bom. Fica complicado criticar a produção ofensiva vermelha diante do estado do gramado, mas em minha opinião o Tite poderia ter sido mais ousado. O setor ofensivo formado por Andrezinho, Taison e Alecsandro teria produzido muito mais se contasse com a presença de um quarto elemento, no caso o Edu, que abriria mais a sólida defesa do Flamengo. Porém, o Edu só entrou em campo aos 23 minutos da 2ª etapa e no lugar do... Taison. Uma equipe que quer ser campeã precisa de ousadia e faltou isto ao Inter. No fim das contas e apesar do dilúvio, o pontinho conquistado pelo Internacional foi pouco para as suas pretensões.

Deixando de lado os comentários de dentro das quatro-linhas, uma perguntinha ainda encontra-se sem resposta em minha cabeça. Se a partida entre Internacional e Flamengo não fosse a transmitida em rede aberta, ela teria sido adiada?

Botafogo 1 x 3 Vitória – Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

O que faltou ao Botafogo na derrota contra o Vitória? Tudo. Desde criatividade ofensiva até segurança defensiva. Desde organização tática até qualidade técnica. A atuação alvi-negra é daquelas que muitos vão dizer “Este jogo é para esquecer”, porém prefiro acreditar que o Bota deve lembrar muito desta partida para não mais repetí-la.

Começando pela escalação inicial, por qual motivo escalar apenas um atacante em uma partida onde o Fogão precisava da vitória? Quero deixar claro que nada tenho contra a utilização de apenas um homem de frente, desde que a equipe esteja bem treinada para a aproximação dos alas/laterais e dos meias, o que nem de longe é o caso de Botafogo. Lúcio Flávio e Rodrigo Dantas não possuem o mínimo entrosamento necessário para dar ao único atacante alvi-negro, no caso Victor Simões, a companhia ofensiva que o esquema exige. Junte a este problema uma dupla de alas, Eduardo e Thiaguinho, que foram completamente tímidos e improdutivos e teremos os motivos da pífia atuação ofensiva do Botafogo. Com exceção dos primeiros minutos da partida, quando ainda conseguiu criar poucas jogadas ofensivas, o Botafogo nada mostrou para merecer até mesmo o gol de honra que foi marcado já nos acréscimos, quando a vaca havia ido pro brejo havia tempos.

Se na frente estava ruim, atrás estava pior. O gol contra marcado pelo zagueiro Juninho nem era tão trágico, porém a expulsão do zagueiro-direito Emerson acabou com o sistema defensivo alvi-negro. Se já existiam buracos na defesa, estes se transformaram em crateras que foram muito bem exploradas pela velocidade da equipe do Vitória. O meia Leandro Domingues, em particular, aproveitou muito bem a fragilidade defensiva do Fogão e realizou um partidaço, tendo balançado as redes em um lindo gol. Quem também esteve ótimo na partida foi o latertal-esquerdo Leandro, que cruzou a bola que Juninho empurrou para o próprio gol, além de ter participado de outras jogadas. Engraçado que tanto Leandro Domingues quanto Leandro passaram pelo Fluminense no 1º semestre e não realizaram sequer uma partida razoável.

A situação do Botafogo no Brasileirão é péssima, mas ainda não é desesperadora. Porém, se a equipe continuar com atuações como esta, onde apenas a raça do Leandro Guerreiro merece aplausos, e o Estevam Soares não colocar ordem na casa, rapidinho o desespero irá bater em General Severiano.

JOGADA RÁPIDA!

Nas últimas duas semanas muito se falou sobre o bem que a Seleção Brasileira fez ao atacante do Flamengo, Adriano. Sejamos justos. O Diego Tardelli também está cada dia mais merecedor de suas convocações. Contra o Santos foi mais um show, com dois gols marcados.

3 comentários:

  1. Prezado Cabeça de Balão,

    Ontem, no Linha de Passe, os comentaristas da ESPN se recusaram a comentar o jogo do Internacional e Flamengo. Motivo: futebol lá não houve.

    Se a gente marcasse uma pelada e encontrasse o campo naquele estado, a pelada seria desmarcada. Se joradores de fim de semana se recusariam a jogar em um campo daqueles, como jogadores profissionais aceitaram? Ou por que, pelo menos, não demonstraram de forma mais incisiva o descontentamento em jogar?

    Abraço,

    Leandro "Aleminho"

    ResponderExcluir
  2. Resumindo a rodada:

    Mais uma vez o Palmeiras agradece.

    Goiás e Galo mostraram que ainda estão na disputa.

    Flu e Sport deram uma respirada. Será que dá pra acreditar na recuperação?

    Visite também o Rio Futebol, se puder!

    Grande abraço,

    Leonardo Resende
    Rio Futebol
    http://riofutebol.blogspot.com
    adm.riofutebol@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. E o Botafogo não consegue ganhar mais.

    ResponderExcluir