sexta-feira, 2 de outubro de 2009

E NO VELHO CONTINENTE...

Barcelona 2 x 0 Dínamo de Kiev - 2ª rodada da Liga dos Campeões da Europa, Grupo F

O Barcelona não precisou se esforçar muito para vencer o Dínamo de Kiev. A equipe catalã se encontra em um estágio onde, sem ser prepotente, parece saber quando vai vencer uma partida. Tanto individualmente quanto coletivamente, o futebol mostrado pelo Barça é de um nível elevadíssimo.

Na partida contra o Kiev, Messi foi o principal destaque em campo. Com sua habilidade, velocidade e impetuosidade, o argentino infernizou a defesa ucraniana. Os brasileiros Leandro Almeida, que não realizou uma má partida, Gérson Magrão e Betão, nem de longe conseguiram parar o “Pulga”. Além do mais, Messi vem evoluindo com relação às finalizações, como podemos ver no lance em que, com muita rapidez, ele cortou o defensor e colocou a bola no fundo da rede.

Porém, o Barcelona está longe de ser só o Messi. E nem digo da organização tática e do entrosamento, mas da qualidade individual dos outros jogadores. Daniel Alves voa pela direita e participa ativamente das ações ofensivas. Xavi é um poço fundo de criatividade e controla o meio-campo como poucos no mundo, sabendo a hora de chutar de longe, de lançar, de tocar curto, de acelerar o ritmo da partida. Iniesta é quase imarcável, tamanha a movimentção em campo. Se a defesa adversária não estiver atenta aos seus passos, ficará de cabelos em pé com sua dinâmica. Por fim, Ibrahimovic, que caiu como uma luva na equipe azul-grená. Concordo que o antigo atacante Eto´o era muito útil para a equipe, mas Ibrahimovic é diferenciado. Se o camaronês tinha como principal arma a velocidade, Ibra tem um imenso arsenal. Cai pelas pontas, funciona como pivô, joga enfiado como referência, finaliza, dá assistências, dribla... O cara tá demais.

Tenho uma opinião em relação à presença de Ibra no Barça. Káká, Cristiano Ronaldo e Messi já foram Campeões da Champions League e, com o prêmio que o Messi deve conquistar no fim do ano, todos terão o título de melhor do mundo. Estes três craques se encontram na Espanha e, sem dúvida alguma, querendo chegar neste nível de Campeão da Champions e de melhor jogador do planeta, Ibrahimovic está jogando com uma vontade de leão.

Voltando ao jogo, o Dínamo de Kiev de Schevchenko, que nem de longe lembra o craque do Milan, fez o que podia para tentar parar o Barcelona, mas não conseguiu. O Barça, por sua vez, venceu com tranquilidade e continua sua caminhada rumo ao Bi-campeonato.

Bayern de Munique 0 x 0 Juventus - 2ª rodada da Liga dos Campeões da Europa, Grupo A

Em Munique, Bayern e Juventus realizaram um bom 1º tempo e um nada empolgante 2º tempo, na partida que terminou 0 a 0. Analisando apenas o placar, o resultado não foi muito bom para a Juve, já que foi o segundo empate da equipe, porém se analisarmos a bola rolando ela escapou de uma baita derrota, pois a 1ª etapa que o Bayern apresentou foi ótima.

Contando com um infernal Ribéry, que só era parado na pancada, e com uma equipe muito ofensiva, o Bayern pressionou muito a Juventus nos primeiros 45 minutos do duelo. Apesar de não conseguir balançar as redes, a equipe alemã mostrou um futebol de boa qualidade e foi bastante superior ao adversário. A presença de dois avantes abertos pelos lados, Ribéry e Robben, de Klose como centroavante referência e de Muller e Schweinsteiger aparecendo ofensivamente, o Bayern atacou durante toda a etapa e merecia ter saído com a vantagem no placar, principalmente pelo espetacular lance de Ribéry aos 20 minutos. Marcado por 2 defensores, o francês não se sentiu acanhado e passou por entre ambos, finalizando na saída de Buffon com um leve toque de cobertura. Por um capricho do destino a pelota saiu por cima da baliza.

Enquanto o Bayern era mais consistente nos seus ataques, a Juve conseguia assustar apenas em chutes longos, com Diego e Camoranesi. A escolha do treinador Ferrara pela dupla de ataque formada por Trezeguet e Iaquinta se mostrou equivocada e ambos foram nulos na 1ª etapa. Acredito que as presenças de Del Piero e Amauri, que entrou tarde na partida, causariam mais problemas para o sistema defensivo alemão. Sobre os brazucas da Juve, Felipe Melo apenas se comportou bem na marcação, enquanto o Diego apareceu reclamando muito da arbitragem e com os citados chutes longos, ou seja, foram discretíssimos.

Após o intervalo, as equipes pareceram ter deixado a vontade de jogar no vestiário. Uma Juventus penando para conseguir organizar uma jogada razoável e um Bayern sofrendo muito pelo sumiço de Ribéry na partida se arrastaram em campo e o placar permaneceu mostrando 0 a 0. Não considero nem Juventus nem Bayern favoritas ao caneco, mas ambas podem chegar longe na competição, desde que não insistam no futebol medíocre apresentado nos últimos 45 minutos desta partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário