terça-feira, 6 de outubro de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 - 27ª RODADA - SÉRIE A

Náutico 1 x 2 São Paulo
Corinthians 1 x 3 Atlético Paranaense
Santo André 1 x 0 Vitória
Atlético Mineiro 2 x 1 Barueri
Santos 1 x 3 Palmeiras
Goiás 1 x 3 Botafogo
Grêmio 3 x 3 Sport
Coritiba 2 x 0 Internacional
Flamengo 2 x 0 Fluminense
Avaí 2 x 2 Cruzeiro

Olá amigos do FUTEBOLA!

A 27ª rodada do Brasileirão foi recheada de resultados improváveis. No Serra Dourada, o Botafogo sapecou 3 a 1 no Goiás, então o vice-líder. Mais surpreendente ainda foi o empate entre Sport e Grêmio, no Olímpico. Para finalizar as surpresas, o Coritiba venceu o Internacional por 2 a 0 e o técnico colorado Tite caiu. Em seu lugar, para tentar levar o Inter pelo menos para a Libertadores 2010, chegou o ídolo Mário Sérgio. Quem fez o seu trabalho com muita eficiência ao vencer um time da parte de baixo da tabela foi o Flamengo, que bateu o Fluminense em um Maracanã digno de final de Copa do Mundo e, agora, de abertura das Olimpíadas. Vamos aos comentários dos jogos desta rodada.

Atlético Mineiro 2 x 1 Barueri – Mineirão, Belo Horizonte (MG)

Com uma apresentação muito convincente durante o 1º tempo e contando com uma excelente atuação do volante Correa, o Atlético bateu o Barueri no Mineirão e manteve-se no G4.

Nos primeiros 45 minutos de jogo, o Galo Mineiro soube explorar muito bem sua superioridade técnica e tática em relação ao Barueri. Mesmo tendo pecado em algumas saídas de bola, o que mostra como o Ricardinho, que entrou apenas no 2º tempo, pode ser útil para a equipe, o Atlético conseguiu criar boas oportunidades de gol e a vantagem de 1 a 0, ao final da etapa, poderia ter sido maior. Com a participação dos laterais Carlos Alberto e Thiago Feltre, que apareceram bem ofensivamente sem deixarem buracos defensivos, e, principalmente, do volante Correa, os atacantes Éder Luís e Diego Tardelli não ficaram isolados no ataque.

A contratação do Correa se mostrou perfeita nesta fase de recuperação do Galo no Brasileirão. Além de dar uma grande sustentação defensiva para a equipe, sempre compondo o sistema de marcação no setor de meio-campo, Correa vem mostrando saber muito bem o que fazer com a pelota nos pés. Foi ele o principal organizador do Atlético em campo, criando excelentes lances ofensivos tanto com a bola parada como com ela rolando. Apesar de ter dado a assistência para o matador Diego Tardelli abrir o placar na 1ª etapa, foi após o intervalo que Correa se destacou mais ainda. Bola parada ensaiada com Tardelli, roubada de bola na meiúca com ótimo passe em sequência para Rentería, lindo lançamento para Diego Tardelli sofrer a falta que gerou a expulsão do zagueiro Xandão e perfeita cobrança de falta para ampliar o marcador, estiveram no repertório do volante na partida.

A apresentação do Atlético só não teve maior destaque por algumas falhas cometidas pelo sistema defensivo, como no lance em que o velho e veloz Basílio sofreu um pênalti e no gol de cobertura marcado pelo Flavinho, e por ter mostrado dificuldade em sair do seu campo de defesa com a bola dominada. São defeitos que podem ser consertados pelo Celso Roth e fazem com que eu, após pesar os prós e contras da atuação atleticana, prefira ficar com os elogios à qualidade nos passes do Correa e à capacidade de finalização do Diego Tardelli, que fizeram o Atlético permanecer no tão desejado G4.

Santos 1 x 3 Palmeiras – Vila Belmiro, Santos (SP)

A vitória sobre o Santos, em plena Vila Belmiro, serviu para colocar o Palmeiras de vez como principal candidato ao título do Brasileirão e provar que o Diego Souza realmente merece sua vaga na Seleção Brasileira.

Em uma partida muito equilibrada, principalmente no 1º tempo, o Palmeiras precisou suar muito para vencer o Peixe. Nesta etapa, as chances de gols até foram criadas, mas não foram bem finalizadas o suficiente para modificar o marcador. O Santos foi comandado por um sempre participativo e perigoso Mádson, que com com dribles muito rápidos deu bastante trabalho ao Palmeiras, que por sua vez assustou em chutes longos do Diego Souza e com tentativas do Vágner Love pelo meio da área.

Após o intervalo, o Santos voltou bem mais aceso e contando, além da citada participação do Mádson, com a aparição do até então disperso Neymar. Em pouco mais de 10 minutos, o Santos conseguiu criar 4 oportunidades de balançar as redes, tendo coseguido sucesso em uma delas com um belo chute do Luisinho, após mais bela ainda jogada do Neymar. Porém, minutos depois, disposto a provar que o craque ainda resolve no futebol, Diego Souza acertou uma cabeçada e empatou a partida para um tímido Palmeiras. O Santos não sentiu o golpe e continuou partindo para cima. Em duas jogadas do incansável Mádson, Kléber Pereira não conseguiu, de dentro da pequena área, acertar as finalizações e então Diego Souza resolveu castigar o Santos novamente. Com uma linda jogada pela esquerda, o meia palmeirense colocou a bola com mel e açucar para Robert virar a partida. 2 a 1 Palmeiras. Desta vez o Santos sentiu. E sentiria mais ainda quando, 4 minutos depois, Diego “sempre ele” Souza, iniciou uma jogada de cinema na meiúca que contou a participação de todo ataque verde e terminou com Love empurrando para o filó. Contando com menos de 15 minutos para tentar se reerguer, o Santos não teve forças para evitar mais uma vitória do Verdão.

Falar que no futebol atual vários são os fatores (organização tática, entrosamento, preparo físico, mentalidade dos jogadores...) que determinam o sucesso de uma equipe, é chover no molhado. Porém, diferente da opinião de muitos, acredito que o craque, seja ele goleiro, zagueiro, meia ou atacante, ainda decide jogos e campeonatos. Diego Souza mostrou neste clássico paulista que, mesmo com uma ruim atuação defensiva da equipe e com um Cleiton Xavier que esteve sumido em campo, bastou mostrar seu potencial para o Palmeiras vencer um difícil duelo.

Flamengo 2 x 0 Fluminense – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Contando com o “Imperador” Adriano em uma noite de gala, o Flamengo venceu o Fluminense e manteve vivo sonho de se classificar para a Libertadores 2010.

O 1º tempo do Fla-Flu foi muito equilibrado, com o Fluminense tendo criado as chances mais claras de abrir o marcador. O destaque tricolor ficou por conta do ponta-esquerda Adeílson que deu muito trabalho ao sistema defensivo do Flamengo e com duas belas jogadas quase fez o Flu sair na frente. Em uma delas, após tabelar com o lateral Dieguinho, deixou Alan livre para marcar, mas o jovem atacante do Flu, de frente para o gol, mandou por cima da baliza. No Flamengo, Zé Roberto se esforçava bastante, Petkovic não brilhava como nos últimos jogos, Denis Marques, completamente perdido, apenas atrapalhava o Fla e Adriano estava controlado pela defesa do Flu.

O intervalo e a entrada de Willians no lugar de Denis Marques fizeram muito bem ao Rubro-Negro. Com uma forte marcação no meio-de-campo, contando principalmente com a já citada vontade de Zé Roberto, o Flamengo dominou a partida e anulou as chances ofensivas do Flu. Foi com essa marcação que, em duas bobeadas do volante Tricolor Fabinho, Zé Roberto roubou duas bolas e Adriano marcou dois gols. Primeiro, o próprio Zé deixou Adriano em condições de preparar sua potente canhota e balançar as redes. Depois foi Léo Moura quem, após a roubada de bola, lançou perfeitamente Adriano que não perdoou. Com dois gols de vantagem no placar, o Flamengo foi bastante inteligente e, ao invés de recuar para segurar o resultado, continuou ameaçando o Flu e esteve mais perto de aumentar a diferença do que de sofrer um gol. Falando em sofrer gols, pela sexta partida consecutiva do Brasileirão, o Flamengo saiu de campo sem ter suas redes balançadas.

Sobre a atuação do Fluminense, podemos fazer o mesmo comentário de sempre. Não faltou vontade, mas sim qualidade técnica. Como citado, Adeílson participou bem no 1º tempo e, fora isso, apenas alguns bons passes do Conca e o zagueiro Digão provando que deve mesmo ser titular desta frágil defesa tricolor, pois enquanto esteve em campo realizou uma boa partida. Quanto às atuações dos volantes Fabinho e Diguinho, que não conseguem organizar uma única saída de jogo com qualidade e não dão o mínimo de segurança para a defesa, acredito que o Cuca precisa realizar alterações urgentes na posição.

Apesar de clássicos raramente serem previsíveis, o Flamengo conseguiu impor sua superioridade e mereceu a vitória. A esperança rubro-negra de alcançar o G4 aumenta a cada rodada, mesmo que nas próximas duas difíceis partidas (Vitória e São Paulo) Adriano não possa jogar por estar servindo a Seleção Brasileira. Já pelo lado do Flu, está praticamente impossível citar a palavra esperança.

Um comentário:

  1. Vitória surpreendente e importantíssima do fogão. Tomara que traga mais ânimo para esses jogadores nas próximas rodadas.

    Força Fogão!!!

    ResponderExcluir