terça-feira, 6 de outubro de 2009

E NO VELHO CONTINENTE...

Chelsea 2 x 0 Liverpool – 8ª rodada do Campeonato Inglês

Contando com a qualidade ofensiva de Didier Drogba e com com um sólido sistema defensivo, característico do treinador Carlo Ancelotti, o Chelsea bateu o Liverpool por 2 a 0 e assumiu a ponta da Premier League.

A 1ª etapa do clássico não contou com a superioridade de nenhuma das equipes. Enquanto no Liverpool Gerrard jogava no ataque, dificultando a criação de jogadas da equipe, o Chelsea também não conseguia encontrar uma maneira de tomar as rédeas do jogo. Sobre o fato de escalar o Gerrard como segundo atacante, acredito ser uma invenção digna de Professor Pardal. Reconhecidamente um dos melhores organizadores do futebol mundial, Gerrard precisa ter a liberdade necessária para buscar o jogo no seu próprio campo, cair pelo lado em que achar mais espaços, arrancar com a pelota, aparecer na área para finalizar... Resumindo: Gerrard é um jogador que precisa, ele mesmo, encontrar seu espaço em campo, tamanha sua inteligência. Com sua escalação para jogar ao lado de Fernando Torres, ele não pôde aproveitar todo seu potencial e a organização da equipe ficou sob responsabilidade de Mascherano e Lucas, fato este o principal motivo de o Liverpool não ter criado jogadas ofensivas de qualidade.

Após o intervalo, o Chelsea voltou com mais ímpeto ofensivo. Melhor dizendo, Drogba voltou com tudo. Enquanto Essien, Lampard e Ballack bloqueavam qualquer tentativa do Liverpool de controlar o meio-campo, o atacante marfinense começou a mostrar toda sua qualidade com a pelota nos pés. Em ordem cronológica, ele recebeu a bola na ponta esquerda e deu milimétrico passe para Anelka abrir o placar, cobrou uma falta perigosíssima, que assustou muito o goleiro Reina, e, após receber lançamento de Lampard, mostrou sua genialidade ao dominar a bola com o calcanhar, passar por dois adversários e deixar Malouda livre para fechar o caixão do Liverpool.

Me agradou muito a solidez apresentada pelo Chelsea no setor de meio-campo, com Essien, Lampard e Ballack dando grande sustentação à defesa e, por consequência, à equipe. Pelo lado do Liverpool, além do fato de acreditar que o futebol de Gerrard foi prejudicado pela posição em que atuou, acredito que também faltou ímpeto e ousadia para Kuyt, Fernando Torres e Riera, que apareceram muito pouco e foram controlados pelo sistema defensivo do Chelsea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário